7,32 por 2,44 metros


São as dimensões de qualquer baliza num estádio de futebol. Podemos até pensar que estas dimensões se mantém ao longo do jogo. Pura ilusão. No Dragão, à medida que o tempo vai passando a baliza vai encolhendo. Pelo menos é o que parece. Mais uma vez continuamos a lutar contra todo o tipo de aberrações. Fora de casa temos tido golos inacreditáveis dos adversários, em casa temos tido as tácticas do autocarro. Hoje em dia costuma-se dizer que quem joga para empatar normalmente perde. Nesse caso sobra o anormal. Ora uma anormalidade que acontece duas vezes seguidas começa a tomar contornos de normalidade. E isso só vem de encontro ao que venho aqui dizendo: Os nossos índices de finalização são patéticos! Falarão da juventude e da falta maturidade mas não é aceitável o que se passou nos últimos dois jogos em casa. Por muito que se torne difícil criticar uma equipa que dá tudo, não nos podemos queixar da sorte em dois jogos seguidos. Há incompetência! E é isso que tem de ser dito aos jogadores. É isso que tem de ser admitido pelo treinador sob pena de isto continuar. Ou acham que os próximos adversários que recebermos no Dragão vêm jogar o jogo pelo jogo? Vão jogar exactamente da mesma maneira visto que a mensagem já passou: o autocarro funciona no Dragão. Cabe a Jesualdo ultrapassar isto da mesma forma ou melhor do que ultrapassou a crise de Outubro. Ontem passamos a ter o lateral esquerdo que passa o meio-campo. Não chegou. Veremos o que faz Cissokho mas à primeira vista, não parece que possa entrar imediatamente na equipa principal. Onde Jesualdo pode fazer alterações é no ataque. Faltam soluções vindas do banco onde apenas tínhamos 2 opções realmente ofensivas. Parece pouco para um jogo em casa. O problema é que individualmente, e com a excepção da entrada mais que desastrada de Guarín e da habitual inépcia de Farias, não se pode dizer que alguém jogou mal. Mas também não podemos dizer o contrário. O importante é fazer ver aos jogadores no FCPorto empenho só não chega. Tem de haver talento suficiente para marcar golos a equipas fechadas. Dá até a ideia que a única maneira de atacar com perigo sem ser em jogadas de contra-ataque ou de bola parada é dar a bola a Hulk e esperar que ele fure em força por uma ala. É pouco e ainda por cima não tem chegado…


A verdade é que pela segunda vez perdemos a liderança após apenas uma jornada e na próxima semana enfrentamos uma das melhores equipas do campeonato em sua casa. Equipa que ontem foi inacreditavelmente prejudicada em benefício dos que querem que os deixem ganhar dentro das quatro linhas. Como se estes roubos ocorressem em qualquer outro sítio… O que vale ao Braga é que na próxima jornada já deverá ter uma arbitragem mais benevolente, mais ou menos como a que teve o Trofense… Mas esta é apenas uma das coisas que me deixa intranquilo. O Sporting continua a jogar muito pouco e marcar cada vez que surge uma meia oportunidade tendo nos últimos 2 jogos marcado 3 golos de carambola em 4 marcados. Em suma, continuamos a apresentar melhor futebol, melhores jogadores. A diferença é que não estamos em primeiro e isso incomoda qualquer portista.


Equipa para a Taça da Liga na Madeira:


Nuno; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel e Benitez; Pelé, Guarín, Tommy Costa e Mariano; Rabiola e Farias.


Adenda:

Depois de ver aqui o comment do riskas é que fui ver o resumo do jogo visto que não me tinha apercebido que Rodriguez não tinha tocado na bola com a mão no golo anulado ao Lucho. Mais uma razão de queixa. O mais incrível é que o comentador do resumo da RTP sai-se com a seguinte pérola: «Rodriguez não chega a tocar na bola mas percebe-se claramente a intenção.» Mas o que é isto? Agora a intenção conta. Helton quando partiu para empurrar Milton do Ó para fora do campo deve ter pensado em fazê-lo com um pontapé no cú. De facto deveria ter sido expulso! Eu a certa altura estava com vontade de esganar os jogadores do trofense que perderam ao todo 20 minutos de jogo em fitas: invasão de campo com agressão! Interdição do estádio do Dragão! Vejam o ridículo que é o jornalismo desportivo com a vista toldada!

Comentários

Anónimo disse…
"Inépcia de Farias", tens razão. Com a sua qualidade não se admite que não marque nos 8 minutos que lhe dão para jogar.
riskolas disse…
Ora bem...

Eu ainda estou atónito...

Desde miúdo que sou portista e bracarense. Os objectivos dos dois clubes nunca coincidiram e, por isso, pude manter uma saudável paixão pelos dois clubes, mantendo sempre uma clara preferência pelo FCPorto. Além do mais, era giro ser portista em Braga, terra de muitas lamparinas... embora cada vez menos...

Adiante, vivi intensamente o jogo das 18h30. E, depois de tudo o que vi, entrei num estado algo "catatónico"... De facto, nem consegui prestar atenção ao jogo do FCP. Fiquei chocado com a arbitragem e, também, com os já habituais comentários televisivos.

Pensava que em pleno séc. XXI era impossível ver o que vi em directo!!! Eu e milhões de pessoas!!! Perdoem-me a inocência...

Quanto ao jogo do FCP, vi um resumo. Falhamos muitos golos feitos. Vi um golo anulado porque o Rodriguez tentou jogar a bola com a mão! Isto é falta?!?!?!? Vi um penalti mais penalti que o do Di Maria e vi um penalti escabroso sobre o Licha. Vi também o cúmulo dos cúmulos quando o CR10 acertou no Guarin, quando a baliza estava completamente a mercê...

Acho que é mais do que tempo de o Jesualdo deixar de se desgastar a falar das arbitragens e afins e alguém da SAD desempenhar essa função que não pode caber ao treinador. O treinador tem de treinar!

Estou muito preocupado... então, depois do que vi ontem...

P.S. Será que o Paulo Baptista e o Luís Reforço são produtos da formação do Benfica?!?!? É que se forem, tenho de dar razão ao Babalu...
Anónimo disse…
Há jogos assim... Preocupante sao as coincidencias das duas arbitragens. Acho que o jesualdo fez bem em falar, porque o nosso presidente nao pode falar. alguem tem de falar e dizer publicamente o escandolo que foi ontem..

ate breve
Anónimo disse…
Tinha deixado aqui um comentário a semana passada a avisar que o campeonato estava hipotecado! A culpa é de quem?! temos que admitir que é nossa (adeptos).

No inicio do ano não soubemos ser pacientes quando o nosso treinador nos dizia que a equipa estava em construçao, e agora, depois do jesualdo já ter avisado que não era agora que estavamos tão fortes, já andavamos a cantar campeoes ainda antes de estarmos em primeiro!
Andamos a ficar uns adeptos muito mal habituados..

Sempre fomos caracterizados pela nossa cultura de exigencia e competitiva e a única coisa que se vê é uma total falta de humildade e uma arrogancia tipica de lampioes que me deixa envergonhado!
E o pior é que quando corre mal começam a assobiar a equipa e a queixarem-se do treinador..

Eu só digo isto porque não há desculpas para uma equipa que teve 9! vitorias consecutivas e deu um banho de bola ao Arsenal. Não se ganha ao trofense?!! não me interessa se foi uma arbitragem de merda ou azar, o porto tem! q ganhar ao trofense e ponto final!!

A única razão para isto é a falta de atitude e interesse que nós transmitimos à equipa.

O que me deixa descansado (mais ou menos) é ainda termos um senhor chamado pinto da costa que eu espero estar a fazer o nosso papel e esteja para fazer uma visita ao balneario e começar a tirar o cinto.. Eu enquanto adepto não admito ver isto no meu estádio, na minha casa, quando não há desculpa. Vestir a camisola do FCP não é um frete, e temos de ser nós a transmiti-lo
à equipa.

P.S. ainda acho que vamos a tempo de ganhar o campeonato mas só se mudarmos de atitude permanentemente para nao andarmos no sobe e desce, já desperdiçamos oportunidades demais.. mas se calhar há muita gente que merecia perder, e aprender uma lição...
Anónimo disse…
esquecime de assinar o coment..lol
Um abraço
Nuno Nogueira
Anónimo disse…
Prata lamento desiludir te, mas intenção conta!!Mesmo que não tenha dado com a mão simulou claramente que ia dar logo tem de ser falta.
prata disse…
Artur peço-te que cites o artigo das leis do jogo em que te baseias.
Anónimo disse…
Não sei o artigo e posso procurar quando tiver tempo mas recordo-me k tal já me aconteceu num jogo e ao Lamas também nos nossos gloriosos tempos do Lapa.
Anónimo disse…
Isto agora é por parecer que vai.... O golo do SL Merda também foi nessa base ... o defesa que não me lembra o nome, tinha a intenção de estar atrás do último defesa do Braga, logo o arbitro e bem, validou o golo.
prata disse…
Fogo... Não preciso de procurar. Não faz sentido nenhum... O sr. do Lapa estava a tentar educar-vos e como sabem mente-se muito às criancinhas: «Porta-te bem senão não recebes prendinhas do pai natal...»;«Não tentes dar mão porque basta tentar para o árbitro marcar falta...»;«SE jogares bem levo-te a casa no meu carro com uma pequena passagem pelo farol»;etc.
riskolas disse…
LOL

O Babalu ainda não veio comentar nada...

Estranho...
Anónimo disse…
LoL claro k faz sentido. Ao simulares que vais dar mão tás a influenciar o comportamento de quem está a defender.
Anónimo disse…
Já agora depois da entrevista de hoje acho que o Domingos deveria ser recordado aki no basculaçao.
riskolas disse…
Ó Artur, e dizer "BU!" no ouvido do guarda-redes adversário é permitido!?!??

Se o assustares, estás a influenciar o comportamento dele!!!

LOL
Pispis disse…
Eu tb acho q e' falta... Induzir o arbitro ou o adversario em erro e' falta, bem como dizer "BU!" ao redes... ou dizer 'DEIXA' ou dizer ao adversario q ta de costas para nos passar a bola...

Meus amigos, e' falta!

Lamento mais uma vez a atitude do Bruno Alves, ja o ano passado teve uma atitude semelhante c o Jorge Gonçalves... Nao compreendo cm um jogador e' capaz de tentar calcar a cara dum gajo... inconcebivel...
riskolas disse…
Pis acho que estás a misturar coisas.

Uma coisa, é enganar o adversário com o típico "DEIXA!".

Outra coisa, é saltar com os braços abertos! Ele não está a tentar enganar ninguém! Quando muito está a atrapalhar e isso ele pode fazer!

Aliás, se ele acertasse na bola com o braço teria de ser punido disciplinarmente. Na minha óptica, se se marca falta por levantar os braços também devia ter sido admoestado.

Concluindo, o Trofense foi roubado!
riskolas disse…
Quanto ao Bruno Alves, devo ser o único mas, desta vez, acho que foi mesmo sem intenção!!
prata disse…
Estou com o riskas nesta. O facto de ele levantar o braço em direcção à bola só nos prejudica a nós. Tal provou-se dado que nos anularam o golo.Imaginemos esta situação: um jogador que entre de carrinho na área e falha o adversário mas este atrapalha-se e perde a bola. É penalti? Não faz sentido nenhum e não tem nada a ver com os casos que o Artur e o Pis dizem.
Lamas disse…
Dizer "Minha", "Deixa", "Bu" e essas coisas todas com o intuito de enganar o adversário é falta...

Relativamente o simular ir jogar com a mão já não tenho certeza... concordo com o raciocínio do Prata...

Também sei que se alguém se isolar, fintar o redes, chegar à linha de golo e depois marcar o golo de calcanhar tem de levar amarelo pelo desprezo com que está a tratar o adversário... sim, isto também sei por experiência própria...

O lance do Bruno Alves ainda não vi na TV... apenas posso dizer que no Estádio insultei o Reguila a torto e direito por estar a queimar tempo...

Quanto ao jogo, faltou o que todos sabem que faltou... o golo... não achei que houve falta de atitude...

Não achei foi boa ideia dar a bola constantemente ao Benitez para ele iniciar as transições para o ataque... aquilo queima-lhe muito...

Ainda não acredito na perdida de Rodrigues...

Artur, recordar o Domingos pq?

P.S.1. Alguém já pensou como é que foi possível o Paulo Lopes sair do Dragão sem amarelo???

P.S.2. O penalty cometido pelo Luisão é inacreditável...
Anónimo disse…
Domingos pela entrevista que está no maisfutebol e em k declara o seu amor ao Porto. E já agora ao Jorge Costa que dá esta resposta ao jornalista:
Benfica e Olhanense são as melhores equipas dos respectivos campeonatos? «O Olhanense, sim», concluiu o técnico.