Génios à solta a uma semana do TRI



Hoje de manhã na TSF ouvi os títulos de jornal, nomeadamente os desportivos: «Génios à solta» na Bola e «É só rir» no Record. Os menos atentos ao fenómeno jornalístico português, por exemplo um jornalista a sério estrangeiro, sem olhar para as capas, julgaria que estavam a falar da equipa com os melhores jogadores, da equipa que com a difícil vitória de ontem está apenas a 3 pontos do título a 6 jornadas do final, da equipa que ontem ganhou num estádio onde os seu adversários directos(?!) não só perderam, como o foram derrotados de uma forma inequívoca, da equipa com mais golos marcados, da equipa com menos golos sofridos, da equipa com o melhor assistente da prova, da equipa com o melhor marcador da prova, da equipa que venceu o seu grupo na Champions League, etc. Pois estamos a falar a imprensa desportiva portuguesa e não há milagres. Os génios com vontade de rir são o Liedson na sua pior época de sempre em Portugal e Rui Costa que é jogador / treinador-adjunto / treinador / secretário-técnico / director desportivo / futuro presidente da instituição (Eu se fosse aquele senhor que passeia o milhafre Vitória temia pelo meu posto de trabalho). Pequenas vitórias para animar adeptos de equipas medíocres. Razão tem Jesualdo. FCPorto campeão não vende jornais. Para além do habitual critério jornalístico reinante, temos de reconhecer que é já banal a forma como passeamos a nossa superioridade. É assim o nosso FCPorto. O mais difícil para um jogador ou treinador do FCPorto é conseguir não vencer títulos. Foram poucos os que conseguiram a ‘proeza’, de há trinta anos para cá.

A verdade é que ontem fizemos a segunda ‘virada’ seguida. Foi um jogo, tal como se adivinhava, difícil. Ainda por cima começamos a segunda parte a perder. Dominamos o jogo mas não com a segurança habitual. Foram várias as vezes em que os avançados e médios do Belenenses apareceram embalados no ataque à nossa área. E aqui queria destacar duas excelentes exibições de Pedro Emanuel, que parece eterno e de Helton, que tirando a habitual saída em falso controlou muito bem a sua área de baliza e os seus habituais ímpetos heroico-suicídas. Gostava também de referir que a certa altura da segunda parte passou uma estatística sobre o nº de faltas que é no mínimo sintomática e ajuda a explicar porque é que tivemos que virar resultados em dois jogos consecutivos. Aos sessenta e tal minutos belenenses tinha, se não me engano, 16 faltas e o FCPorto tinha 4… O que me faz lembrar que se calhar aquelas correrias que resultaram no remate de Ze Pedro e no Golo do Weldon poderiam ter sido paradas no meio campo com faltas. Sim, também fazem parte do jogo…Parece que só Assunção, Pedro Emanuel e Bruno Alves têm carta branca para impedir os adversários de qualquer forma. De resto gostei da segunda parte de Quaresma que parece estar a regressar ao seu melhor. Já sei que perdeu muitas bolas mas foi fundamental naquele pressing no início da segunda parte e no assalto final. Não gostei mais uma vez de Farias que esteve demasiado trapalhão e não gostei do Paulo Assunção que, apesar de ter jogado bem durante quase todo o tempo, estava a dormir no lance do golo e deu a bola ao adversário no lance em que o Pedro Emanuel viu o amarelo.

A equipa para o jogo do título terá de ter aqueles que foram os nossos melhores jogadores ao longo da temporada:

Helton; Ze, Pedro Emanuel, Bruno, Fucile; Paulo, Raul e Lucho; Quaresma, Lisandro e Tarik.

Ps: O fantasma Mourinho não nos afecta só a nós, basta ver os resultados recentes de Inter, Milão, Barcelona e Real Madrid.

Ps2: Pergunta-se muito hoje em dia: Ainda há palavras para Ronaldo? A minha resposta: Há. Respeito! A nossa selecção nacional merece mais respeito! Viu-se como o coitadinho jogou lesionado neste fim-de-semana… Critica extensível aos responsáveis da Selecção nacional.

Ps3: Meio-campo cómico de Scolari: Meira, Veloso e Carlos Martins. Resultado: optei por nem ver o jogo. Já sei que foi penoso para quem assistiu, mas uma coisa é certa: não foi surpresa para ninguém…

Comentários

Lamas disse…
Bom post Prata...

Apenas algumas ressalvas... primeiro fala-se no FCP (grande atitude, aquele medo de que com tudo resolvido os jogadores iam apenas passear e preocuparem-se apenas com o Euro não sucedeu... tal como já tinha sucedido em Matosinhos, lutaram até à última e foram premiados) e depois rasga-se nesses pseudo-jornalistas (nada que já não achemos normal e muito bem argumentado por ti)...

Paulo Assunção esteve, como tu escreveste, em dois lances capitais... como tal é justo a nota negativa... acontece aos melhores...

Depois da palhaçada de Figo (que, como sabem, eu muito admiro), aconteceu agoram com Ronaldo... mas, é esta selecção de Scolari, jogadores de primeira e jogadores de segunda... Contudo deixa realçar o Ronaldo... além do golo, teve nas outras 3 assistências, duas delas que ficaram na retina... a do calcanhar e a cueca... simplesmente fantástico...

Por falar em gajos que só jogam nas selecções e "cag..." na selecção... há outros que só jogam na selecção... :-) Então não é que o nosso amigo Ricardo não jogou pelo Bétis? Resultado... Barça perdeu... :-)

Esta semana vou tentar colocar no blog o vídeo de há 20 anos... o jogo em que o FCP se sagrou campeão, muito antes do fim co campeonato, campeonato esse em que o Benfica ficou a 15 e a vitória só valia 2 pontos...
Os jornais que continuem a narrar os contos de fadas dos grémios lisboetas. Eles vencem na venda de jornais, nós vencemos no sítio do costume: em campo.

Os jogadores foram bravos. A primeira parte foi pouco conseguida, na minha óptica, por mérito táctico do Belenenses. A segunda foi toda nossa. Sábado todos ao Dragão.

A selecção é cada vez mais a de Scolari e cada vez menos a de Portugal.

Cumprimentos.
prata disse…
Ricardo perdeu a titularidade no Bétis?! Vergonha... Mas vamos ter que o aturar enquanto o chimarrão Scolari continuar... Pessoalmente gostei da forma como ele aconpanhou com os olhos os 2 remates do karagounis. Que estilo!
Lamas disse…
o gajo deve ter sido castigado por estar lesionado para o clube e jogar na selecção... ele foi convocado e esteve no banco...
prata disse…
Já agora, esqueci-me de falar do lance do penalty no último minuto. Parece-me um lance claro, mas o Lucílio? No último minuto? Estranho...
Lamas disse…
muito estranho mm...
Anónimo disse…
Quanto à imprensa desportiva e generalista lisboeta, o melhor é ignorar porque os critérios editoriais e os seus pseudo jornalistas são de fraca qualidade e tendenciosos ( basta ver o j. querido manha e o rui santos, eu olho para eles e vejo logo que são doentes...), trabalham em prol do que o povão quer ouvir, enaltecendo as vitoriazinhas dos clubes da 2ª circular e falando no apito dourado e sistema, a única coisa que lhes dá alegrias e que permite os números da violência doméstica não serem maiores!

«Se calhar, foi mau para o Benfica ter sido campeão bem recentemente. Não devia ter sido, se calhar, porque aí toda a gente tinha os pés mais bem assentes no chão e não sonhávamos tão alto.»
Quem proferiu esta brilhante afirmação foi um dos 100 homens mais ricos de Portugal... Que devia andar sempre com uma gramática no bolso. Se este senhor fosse Presidente do Porto não durava 1 mês, nem para motorista do autocarro serve, porque iria logo tentar meter pneus recauchutados.

Ronaldo não jogou na selecção e bem, porque quem lhe paga o ordenado é o M.U. e este era um jogo amigável e para perder, vai ser muito mais necessário no Euro para evitar o descalabro, nem com rezinhas e roberto leal vamos lá! Não vejo altura do SEF entar a meio da noite na casa do charlatão, repatriá-lo e ficar-lhe com o passaporte! Vá jogar pingolim para outro lado.

Em relação ao PORTO, a superioridade é por demais evidente, levem-nos para Espanha!
prata disse…
«nem com rezinhas e roberto leal vamos lá!» Muito bom...
Quanto ao SEF, a nossa sorte é que não podem repatriar o Deco e o Pepe...
riskolas disse…
"Ronaldo não jogou na selecção e bem, porque quem lhe paga o ordenado é o M.U. e este era um jogo amigável e para perder, vai ser muito mais necessário no Euro para evitar o descalabro..."

Concordo plenamente!

Mais, o Ronaldo até podia ter algum impedimento na 4ª e estar apto no sábado. Relembro que o Deco no ano da CL, não poucas vezes, estava em dúvida para o jogo do fds! Acho muito bem que não tenha jogado...

Quanto ao Scolari, o jogo era amigável mas... seria assim tão dificil motivar os que foram para ganhar à Grécia!?!?!? 4 jogos, 1 empate e 3 derrotas... inquestionáveis!

150 000,00 €/mês, 5 anos e ainda não tem "fio de jogo". Vai ter quando????

O Lucílio estava com azia! Marcou o penalti (Já o vi deixar passar em claro 4 mais evidentes num jogo na 2ª circular), não expulsou o Quaresma (Pode subir de forma até ao céu mas vou odiar sempre estas atitudes dele) e nem o amarelo mostrou ao PAssunção numa entrada durissima fora de horas... Será que ele não reparou que os azuis não era o FCP???
Já sabem as últimas notícias?
Agora querem tirar-nos 6 pontos e impedir-nos de fazer a festa contra o Estrela. Eu que já fiz um poste sobre o assunto, não aceito.
Façamos a festa contra tudo e contra todos.
Um abraço
prata disse…
A festa é na próxima semana. Nós ainda não nos defendemos. É só a acusação...

Mas achei piada aos titulos dos jornais de hoje. Todos são prudentes exceptuando o correio da manhã que diz que o "apito dourado tira 6 pontos ao dragão". Claramente um facto consumado... Depois há um panfleto que se distribui nos semáforos, o Destak, que diz que podemos descer de divisão, coisa impossivel de acontecer dada esta acusação...

Eles que se vão divertindo enquanto podem, ou seja, até sábado...
Pispis disse…
Totalmente de acordo com Daniel e Riskas, CR fez mt bem em n jogar pela Selecção. Ainda por cima ele q é indiscutível em qq ekipa ou selecção, jogar sp por quem lhe paga e dp por quem quiser!

Lamas, a assistência de calcanhar fica na retina pk ele queria passar ao Evra mas cm qd um gajo está bem até com o cu marca, ele isolou o Rooney :-)

Qt aos jornalistas eu acho q o Rui Santos é o único q tem especial prazer em rasgar as ekipas de Lisboa, n por amor ao Porto, mas pk n gosta das pessoas q estão à frente dos clubes.

O penalti n é claramente indiscutível pk o Alcântara chega a tocar na bola, mas para mim o contacto existe antes. Ainda mais duvidoso se torna pk o Quaresma levantou-se de imediato para continuar a disputar o lance :-)