Reality check


Finalmente aconteceu. Depois de uma exibição a rondar entre o razoável e o bom contra o Leixões (bem fraquinho por sinal), perdemos os primeiros pontos. Perdemos porque o Belenenses, muito bem orientado (Jesus é um excelente treinador para equipas medianas) jogou muito bem e armou um catenattio só furado por um golo em fora-de-jogo. Sempre onze jogadores atrás da linha da bola, muito bem colocados. O FCPorto começou por arranjar alguns furos na rede de Jesus até ao momento que marcou o jogo: a lesão do Lucho. A partir daí fomos manietados e o nosso golo foi tão fortuito como ilegal. O golo do Belenenses adivinhava-se. Mas aqui entrou algo que me despreza num portista: a m#### dos assobios! Não estávamos a jogar bem, mas estávamos a ganhar! O adversário também joga e estava a aproveitar bem a falta de 2 jogadores importantíssimos na nossa manobra ofensiva. Ou esquecem-se que faltavam Zé e Lucho? A insensatez dos nossos adeptos dá força ao adversário. Quando vão perceber isso? Na semana passada tivemos um jogador que antes de entrar já estava a ser assobiado. Ainda por cima falhou os 3 primeiros passes… Coincidências? Não acredito. Até o Quaresma é assobiado! Pasmem-se! O grande responsável, a par de Lucho e Pepe, pelo bicampeonato não pode perder uma bola. Esquecem-se que foram os individualismos dele que nos resolveram jogos sem conta? Querem criticar, façam um blog! Querem descarregar a fúria, batam na mulher (se ela deixar) ou dêem um chuto no cão… Assobiar a equipa, não!
De qualquer forma a equipa reagiu bem e criou muitas oportunidades de golo. Se não concretizou foi por alguma falta de sorte e alguma imperícia de Lisandro e sobretudo de Adriano (percebeu-se porque anda longe dos convocados). Destaques positivos para Raul, Lisandro, para a entrada de Tarik e sobretudo Quaresma que deu tudo na hora do aperto. Sempre a pedir a bola e sempre a desmarcar-se. As coisas não saíram bem… Destaque negativo para Fucile na primeira parte, para Stepanov que pela primeira vez esteve mal e para o indescritível Leandro Lima. Muito fraco… Que lhe sirva de lição este jogo. Bem substituído por Jesualdo que até nem mexeu mal do banco. O problema é que faltava lá outro avançado. Para mim, em casa temos de ter sempre 2 pontas de lança no banco. Pode ser preciso… E foi.
Que sirva para que se ponham os pés bem assentes na terra e para que percebamos que ainda não temos uma equipa de nível europeu. Pode ser que tenhamos no futuro, mas entretanto…
De rir, e para acabar, foi o fait-divert inventado pelos nossos jornalistas. Então cabe na cabeça de alguém meter um recorde de 13 vitórias na cabeça dos adeptos? Faltavam 5! O recorde é daquela altura da tv a preto e branco... O que falta inventar a seguir?

Comentários

Anónimo disse…
O Adriano só não marcou pk os adversários desviaram a bola em cima da baliza!!
Postiga sim que mete nojo, falha 50 golos e marca um num frango!!
tripeiro invicto disse…
O Quaresma precisa de uma bola só para ele! é certo que por vezes têm golpes de génio mas não trabalha para a equipa! É notória a falta de extremos de qualidade neste plantel. Só ter o Tarik e o Quaresma não chega!
Pontas de lança! Tantos e tão maus! Não faz sentido ter tantos pontas de lança e jogar com o lisandro nessa possição! É certo que é um jogador à Porto, mas não serve para uma liga dos campeões, nem para grandes jogos!
lateral esquerdo! Lino, cech e fucile! e só se aproveita o Fucile que é lateral direito! Existe muita confusão neste Porto. A nossa sorte é que os outros estão piores do que nós, e temos uma lucho dependência. O único jogador no plantel que faz mesmo falta! mais que o Quaresma
riskolas disse…
Perdemos os primeiros pontos porque não respeitamos o adversário, porque não respeitamos os adeptos...
O Belenenses fez um bom jogo mas o bom jogo de uma equipa como o belenenses não pode nunca chegar para o futebol do nosso PORTO. NÃO jogou sempre com onze jogadores atrás da linha da bola!!!
Aliás, já com o jogo empatado a 1 golo, há um lance de bola parada a favor do belenenses em que só o tarik e o quaresma estavam fora da nossa área mas... à entrada da mesma!!!
O FCPorto só criou oportunidades entre os 70 e os 80 mas nenhuma foi uma verdadeira oportunidade... o Adriano estava offside e o Licha também estaria...
Quanto à m#### dos assobios, eu prefiro referir-me à MERDA da atitude da equipa! Eu pago 1 salário para ver o FCPorto, eu faço viagens para ver o FCPorto e a equipa caga no jogo!??!?!? Não admito! E até acho que se alguém merecia estar a ganhar até ao golo do empate era o Belém! A insensatez dos nossos adeptos?!?!?!? A insensatez do Jesualdo!!! Ficou preocupado com a meta dos 13 jogos?!??! A meta no FCPorto são 30 (TRINTA) jogos no campeonato!!!! "Na semana passada tivemos um jogador que antes de entrar já estava a ser assobiado??|? Ainda por cima falhou os 3 primeiros passes"?!?!?

"Até o Quaresma é assobiado!"
Se o Tarik ou o Mariano tivessem a oportunidade de fazer as exibições que o Quaresma fez este ano excepto em Braga já os tinhamos comido vivos! Vamos deixar-nos de hipocrisias!! O Quaresma faz o que quer que nunca será castigado!! E não está a jogar nada! VIVA o YOUTUBE!!! Eu não me realizo com uma trivela de 10 em 10 jogos!!!!!

"Assobiar a equipa, não!"??!?!?!?
Porque não!?!?!? Então eles não superaram com mestria o ambiente em Besiktas!?!?!? São alguns meninos do coro!?!?!? A partir do momento que eu pago exijo atitude e respeito! So eu que lhes pago as mordomias todas que têm!!! Sou eu que amo o Porto!!! Se se esforçarem obviamente não assobio! Se for como na 6ª sou o primeiro a mandá-los para a grande %"$@ que os %@!§"!!!!
"Destaque negativo para Fucile na primeira parte, para Stepanov que pela primeira vez esteve mal e para o indescritível Leandro Lima. Muito fraco… Que lhe sirva de lição este jogo"!??!??!?!? Foda-se! E o "teu" Quaresma!?!?!?! Esse já está ambientado!!! E pode tentar durante jogos consecutivos sem ninguém o castigar!!! Queimou o LL, foi o que ele fez! O Paulo Assunção a partir dos 50' arrastava-se em campo!!!!
O Tarik entrou para o meio!!! O que fez o Postiga mais do que o Edgar para jogar!?!?!!?
Há merdas que metem nojo!

Bibó Puorto!
prata disse…
Tanta coisa com que não concordo que nem sei por onde começar... Pode ser pelo Quaresma. Vens com trivialidades tipo «Eu pago os salários, portanto exijo que os tipos se esforcem». Poucos se esforçaram tanto como o Quaresma na sexta. Sempre a pedir a bola, sempre a ir para cima do adversário e sempre nas ocasiões mais perigosas da equipa. Não marcou. Não teve nenhuma assistência para golo. É raro, mas de vez em quando acontece. O futebol do Quaresma é assim... É o risco! É a audácia por vezes irritante! Queremos esforço de todos os outros jogadores mas ao Quaresma pedimos mais. E ele não tem medo de o procurar incessantemente. Poderás dizer que é individualista, mas quem é que a equipa procura quando as coisas correm mal? O individualista... É assim... É difícil ser o mágico no FCPorto... O Deco que o diga... Às vezes apanho-me a pensar que certos portistas (e aqui não me refiro a ti, sérgio)precisavam de um jogo só com Andrés, Paulinhos e Jorge Costas no onze. Daria bom resultado? Só os denominados jogadores à Porto... Se calhar passavam a valorizar mais os artistas.

Quanto aos assobios não há nada a discutir. Discordamos completamente.

Quanto ao Jesualdo, tens toda a razão. É ridículo aquele 4-2-3-1. não valoriza nenhum dos nossos jogadores e teve grande influencia na má exibição do leandrinho e mesmo do tarik que entrou bem, mas que depois se perdeu. A escolha de Postiga não está completamente explicada e acho estranha e aleatória esta rotatividade de pontas de lança na convocatória. Uma coisa é certa, um dos pontas convocados fica sempre na bancada.
Só espero que o Lucho recupere...
riskolas disse…
O «Eu pago os salários, portanto exijo que os tipos se esforcem» é tudo menos uma trivialidade! É uma questão de profissionalismo! Os jogadores têm de perceber que são membros de um espectáculo, são artistas! Têm de corresponder! Obviamente que eu não faço contas ao que gasto! A paixão pelo clube é muito superior a isso! Porém, é preciso fazer os jogadores entenderem que atitude é o minimo que se exige! Eu, pessoalmente, e tu sabes disso, não gosto que o Porto ganhe de qualquer maneira. Às vezes tem de ser... mas não pode ser regra!
O Quaresma não assume o jogo! O Quaresma é um individualista! O Quaresma quer ver o estádio a venerá-lo! Isso não é assumir o jogo ou o risco pela equipa!
O Quaresma não pode bater tantos cantos mal! O Quaresma não pode bater tantos livres mal! O Quaresma não pode vaguear pelo campo como e quando lhe apetece porque desequilibra a equipa!
O treinador é o principal responsável! Tem de perceber que o rapaz está num dia mau e protegê-lo! Se ele não bater as bolas paradas quem bate!?!??! O Meireles que não consegue levantar a bola meio metro do chão em dois cantos consecutivos!?!?!??!

Não se trabalha muita coisa que se devia trabalhar!

P.S. O quaresma quando tira 2 gajos do caminho e pode criar perigo porque vai finta-los outra vez!?!??!!? Porque é audaz!?!??!?!
Sabes que mais? Não me lixem!
Anónimo disse…
Caros Amigos,

Tudo se resume a isto...

O nosso FCP apenas tem 11 jogadores de nível bom, pelo que este plantel deve ser o mais fraco dos últimos anos!!! Culpa da SAD? Nããã, são todos bons rapazes!

Outro reparo que confirma o que escrevi anteriormente, é que faltando 1 ou 2 dos tais "11", a equipa fica logo desiquilibrada.

Apenas faço uma apreciação individual... Não me falem no medíocre do Postiga, p.f.

Esperemos que a sorte nos acompanhe amanhã.

Força FCP!!!!
Pispis disse…
Prata, por acaso ia fazer um reparo qd dizes q por faltar 2 jogadores (Zé e Lucho), o Porto pode jogar mal e deixar adivinhar o golo do Belém. Mas se calhar o mal passa pelo q o Toni referiu, n temos soluções à altura, aliás já comprovado no jogo contra o Fátima...

Braga, ainda n tamos na altura de vir c estes discursos... Calma, vamos esperar pelo Estrela e pelo Setúbal :-)
prata disse…
Mariano gonzalez no onze? Medo...

Pis não fiques sentido comigo. Só pq disse q o Leixões esteve fraquinho. É porque esperava mais da equipa para este ano. Era uma das minhas apostas para surpresa da liga. Pode ser que ainda vá a tempo...

Não digo q por faltar o Lucho e o Ze se tenha de passar dificuldades com o Belenenses. Mas fica mais difícil. Ainda por cima eles jogaram muito bem. Aconteceu...

Baterias apontadas para logo.

O meu onze para atacar os oitavos da champions em 4-3-3(nada daquele 4-2-3-1 q o jesualdo inventou na sexta..):

Helton; Ze, Stepa, Bruno e Fucile; Paulo, Raul e Leandrinho; Lisandro, Postiga e Quaresma.

Acho q o Marselha dá muito espaço no meio e por isso é preciso um jogador de rasgos como o Leandrinho. Ainda por cima se olharmos para as alternativas... Quanto ao ponta de lança, tenho imensas dúvidas. Mas como Postiga marcou no fim-de-semana...

Vou fazer 100 Km para ver o FCPorto e só me contento com a vitória...
Anónimo disse…
Caro Prata,

O Postiga no onze??? Esse individuo marcou um golo? É um facto, mas fora de jogo e capoeira do Costinha. Porque não o Edgar?? O último jogo dele em Paços não foi mau, e de repente desapareceu da equipa.

Neste momento a p.lança deve jogar o Licha, melhor marcador da equipa e do campeonato, não vamos inventar!!

Penso que no meio campo, irá jogar o Cech, vamos ver o que dá.

Apesar de tudo vamos bater o Marselha, força FCP!!
Lamas disse…
Não vi o jogo na sexta... Daí não estar devidamente irado...

Sem Lucho não é difícil... é muito mais difícil... e logo agora que ele aparecia outra vez no seu melhor... aquele jogo em Marselha é prova disso mesmo...

Mas acredito num FCP forte hoje... tem de o ser obrigatoriamente... ninguém poderá substituir o Lucho na sua plenitude, porque é único, é o jogador de classe no FCP... mas quem entrar tem de o fazer com atitude... o jogo de hoje vai ser isso mesmo... uma questão de atitude...
prata disse…
Pensei no edgar, mas o jogo é demasiado importante para experiências e acho que sem lucho é ainda mais importante jogar o Lisandro a partir da ala sob pena de ficar um jogador sozinho no meio dos centrais. Seja Postiga seja Adriano, Lisandro tem de jogar a partir da ala...