Pepe


Não. Não vou falar da falta que o Pepe faz à equipa... Vou sim falar das semelhanças que vejo no Stepanov... Reparem bem: É igualzinho. Stepanov tem grandes condições físicas e técnicas para ser um grande defesa central. Pepe também as tinha e provavelmente ainda maiores. O problema é que ambos os jogadores nas suas primeiras exibições pelo FCPorto nos deixaram apreensivos. Do género:«Este míudo passa o jogo a fazer coisas interessantes e deita tudo a perder numa desconcentração infantil.» É isso que eu penso do Stepanov. Grandes condições para se tornar um indiscutível, mas antes disso, vai ter de perceber, como percebeu o Pepe e até o Zé Bosingwa, que um jogador para se adaptar ao nível competitivo exigido a uma equipa como a nossa, tem de ter índices de concentração elevados e constantes durante os 90 minutos. Não há tempo para relaxar.

Quanto ao resto do jogo, não há equipa equipa que resista a dois erros individuais tão grandes. Foi um jogo razoável na primeira parte, e bom na segunda até à saída do Lucho. E aqui temos um problema. Lucho tinha de sair mais cedo, para não forçar a sua condição física. O substituto tem de garantir, pelo menos, controlo do meio-campo... Não se pede que tenha o desempenho ofensivo do Lucho, mas acho incrível como como perdemos o controlo do jogo. Mas apesar disto, foram os erros individuais que ditaram o resultado.

Notas:

Péssima para Helton. Riskas já tinha aqui avisado e com razão... Era uma questão de tempo, tal a displicência que tem demonstrado.

Ainda pior nota para Stepanov que decidiu o jogo.

Tarik e os laterais estiveram fraquinhos.

Quaresma jogou bem novamente o que é um óptimo sinal porque precisamos dele para recuperar a vantagem na luz.

Para o Lisandro já não há palavras e o Adriano ajuda a demonstrar isso. Incrível aquele lance em que está cara a cara com o guarda-redes e se esquece da bola... Estaremos amaldiçoados em termos de pontas-de-lança? Dadas as suas exibições recentes e as do Postiga, não fará sentido dar oportunidade a Edgar? Ou mesmo a Farias? Qual o critério?

O Lucho nota-se sobretudo quando não está lá. É esse o maior elogio que lhe podemos fazer.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Prata,

O jogo foi decidido por 2 erros individuais, é um facto, mas pergunto, até aos 80 minutos, a bola chegava à nossa área, não!! E porquê?

Tinhamos meio-campo!! Quem retirou Lucho (até entendo) e R.Meireles (morte do artista), não fui eu!!

O nosso treinador mexer acertadamente, é uma vez na vida (já aconteceu ... Marselha com o Bolatti)

Vamos andando e vendo...
Lamas disse…
O jogo parecia demasiado fácil e mesmo quando o Jesualdo fez as substituições pensei que iamos baixar o ritmo do jogo, mas nunca perder... o Estrela não ameaçava...

Daí nem culpar muito o Jesualdo... nada fazia prever o que sucedeu... embora o que o toni silva diz é verdade... mas sinceramente estava tão fácil, tão fácil que mesmo a rodar o meio campo da forma que o fez, penso que só perdemos por causa do Helton e do Stepa... então o Stepa...

P.S.1. Os juizes de linha que apitam na Reboleira têm uma capacidade de visão de longo alcance...

P.S.2. Faltou referir que a bola do Meireles só entrou porque bateu num gajo... (em homenagem ao levezinho)
Pispis disse…
Agora o que me está a intrigar é o rumo editorial d' O Jogo... 1º a dizer q o Benfica ganhou 8 pontos; 2º a mencionar o silêncio tumultuoso entre Bosingwa e Jesualdo....

Eu sou bastante crítico do Jesualdo, mas neste jogo ele não tem culpa nem os jogadores demonstraram falta de atitude, há é q chamar os BOIS pelos nomes e neste caso foram 2 BOIS: o BOI do Helton e o BOI do Stepa :-)

Que lhes sirva de lição... é o mínimo que posso pedir...
Anónimo disse…
Começo por dizer que concordo plenamente com o Prata na sua cronica. A carreira de Pepe no FCP começou até de pior forma. Muitos deslizes, muitas culpas em golos sofridos.
Stepanov é bom jogador. Tem garra, atitude e isso é de louvar. Na amadora percebi que a sintonia entre Stepa e o publico do porto é grande. Os adeptos gostam de jogadores com atitude e que dao tudo em campo pelo clube. Agora isto não é tudo. A Stepanov falta-lhe concentração. Falta-lhe "aquele bocadinho assim" para ser um central de eleição. Mas isso aprende-se. E por isso ele veio para um grande clube. Um clube que tem um passado rico em "fazer" centrais de eleição. Desde aos Limas Pereiras, Celsos, Gerladão, Aloisio, Couto, Jorge Costa, Andrade, Carvalho,Pepe, penso que Stepanov irá constar desta lista. Há potencial, há capacidade, há agora que tirar o máximo rendimento destas habilidades e evoluir outras, que na minha opiniao, são grande parte delas...mentais!!

Um Abraço
prata disse…
Faltou-te na tua lista de centrais de eleição o Bruno Alves...