Iker quer?



Finalmente se resolveu a contratação de Casillas. Tratando-se de um facto consumado, fazemos aqui uma mini avaliação da contratação, sob a forma de resposta aos comentários mais vulgares que se têm ouvido nas últimas semanas:

1) «É caro demais!» - É um facto. A partir do momento em que se decide apostar um jogador com este currículo não podemos esperar que ele venha por caridade. Se bem percebo o que tem vindo na imprensa, ele fica caro mas vai ficar o mais barato possível. A título de exemplo, se fosse para os Estados Unidos não seria possível obrigar o Real Madrid a pagar-lhe tudo isto. Imaginem o Lopetegui e o Antero a jurarem que estão muito interessados nele e depois oferecermos-lhe um salário que não fosse o maior do plantel. De certeza que não vinha porque não se sentiria querido e, além disso, seria ainda mais difícil a negociação com o Real Madrid. É caro? É. Fizemos o melhor possível numa negociação deste género? Eu acho que sim.

2) «Está velho!» - Comecemos pela parte com que concordo. De facto é um investimento num activo difícil de rentabilizar em venda. É mais um desvio no nosso modelo de negócio, tal como foi a política de acolher empréstimos seguida na época passada. Mas é apenas um desvio visto que as outras contratações anunciadas, exceptuando a de Bueno, são essencialmente jogadores jovens e com potencial para mais-valias futuras. É velho demais para vender, mas será velho demais para jogar? Aí discordo completamente. Reparem que Helton seria para muitos o titular este ano e é mais velho três anos. O mesmo jogador que, na época passada, ganhou a titularidade a um que é dez anos mais novo. Quem segue o futebol já deveria saber que o critério 'idade' é diferente nos guarda-redes. Se não estão convencidos, consultem a idade de Vítor Baía quando levantou o caneco da Champions...

3) «Jogador mais sobreavaliado de sempre! É um frangueiro!» - Aqui é que não concordo mesmo nada! Para mim é um jogador que tem condições físicas e técnicas para ser titularíssimo e para trazer serenidade à nossa linha defensiva. Tem estado no top 3, top 5 mundial dos últimos dez anos. Já sei que grande parte dos portistas tem um natural desprezo pelo Real Madrid e pelos seus jogadores, mas daí a dizer que ele não serve para o FCPorto...

4) «Vem para gozar o fim de carreira num ambiente menos competitivo.» - Este é o ponto que mais me preocupa. Com que motivação chega Casillas? Se há posição no terreno em que é fundamental a concentração e a motivação é a de guarda-redes. Eu acredito que Casillas tem condições para ser uma mais-valia mas só o concebo se ele cá estiver de 'corpo e alma'. Como não sei se isso vai acontecer estou inquieto. Para mim este é o maior risco que corremos, mas também cabe ao treinador mantê-lo motivado. A ele e aos restantes elementos do plantel que ganham metade ou menos de metade...

Em suma, para mim é uma boa contratação mas com reservas. Será boa se e só se, estiverem acauteladas a capacidade financeira para estes dois anos de salários e a motivação do jogador para juntar mais títulos à sua longa lista.

Comentários

Unknown disse…
Pronto decididamente caro ! Vamos fazer isto de outra maneira : Casillas no FCP por 8M€ !! Grande contratação , fomos ao Real !!!! buscar o GR por 8 Milhões , onde é que se viu um negocio destes? e mais ... ordenados , para quem compra paga . Era caro ? Diriam que não , pois aí é que está , Casillas vem a custo 0 , paguem -se os ditos 3.5 milhões por época vamos aos 7 com ordenados e tudo incluído . É caro ? de forma alguma.
prata disse…
Só é caro quando comparado com o resto da folha salarial.
Anónimo disse…
Estou feliz por termos uma lenda na nossa baliza! Se é caro ou não veremos no fim da época...

Artur
miguel87 disse…
Como adepto incondicional do Barça, e tendo pelo Real idêntico desprezo que nutro pelo clube do regime deste lado da fronteira, houve 2 jogadores blancos que sempre admirei acima da preferência clubistica: Raul e Casillas.
Como GR, está no meu top 3 dos últimos 15 anos, juntamente com Kahn e Buffon.
Começou a baixar de forma desde os problemas com Mourinho e Florentino, mas estou convencido que no Porto, de cabeça limpa, vai voltar à sua forma normal.
Grande contratação.
Lamas disse…
Espero que no FCP ainda consiga superar a fasquia de Lenda e tornar-se ainda algo mais (se é que existe) para a eternidade... ;)
Unknown disse…
Acho que só de má fé ou inveja clubistica se pode questionar a qualidade de Casillas ou a mais valia que é a sua contratação pelo Fc Porto e para o futebol português, a todos os niveis. A única duvida para já e como está bem referido no ponto 4 é qual será a sua motivação e como estará a cabeça dele neste momento. Porque se Casillas aproveitar esta oportunidade, como espero, para mostrar que ainda tem muito pra vencer aí meus amigos não vejo quem o Porto teria hipoteses de contratar com tanta qualidade.