Mete Besta Negra Nisso...


Não, não é o Prata que está a escrever, por isso é natural que os habituais leitores do nosso blogue estranhem o tipo de crónica desta semana... Eu sou um bocado diferente... Não consigo ter tanta clarividência e distanciamento para uma análise objectiva e crítica ao encontro do nosso clube... Vivo e sofro cada instante, mas quando as coisas terminam como ontem, desligo a televisão e vou aziar para o meu canto...

Por isso, a minha análise vai assentar no que vi e pouco no rescaldo da mesma... entramos bem nos primeiros 30 minutos, mas o golo não surgiu e o ritmo abrandou no último quarto de hora da primeira parte... do Nacional nem vê-los... no segundo tempo voltamos a entrar bem, com intensidade, e o golo surge num raro cruzamento com conta peso e medida para o nosso ponta de lança que, se fosse servido mais vezes assim, poderia estar a faturar um bocadinho mais esta época... depois, até não acho que tenhamos abrandado tanto como noutros jogos, mas o golo não surgiu e desta vez o deslize do Otamendi, que normalmente não tem resultados práticos, desta vez teve, apesar dele, numa primeira instância o ter ainda evitado... Depois disto pouco tempo restava, mas ainda tivemos uma oportunidade brutal de Jackson fantasticamente lançado por Lucho, o qual até finalizou bem (digamos "normal") e a bola, mesmo defendida, podia ter resultado em golo, mas caprichosamente saiu pela linha lateral, facto este que podia ter alterado a minha, e tantas outras crónicas...

Em síntese, o costume, devíamos ter "matado" e não o fizemos... e o Nacional, que praticamente nem ameaçou, chegou lá e fez... e os resultados pela margem mínima estão sempre sujeitos a isto... foi o que aconteceu... a melhor forma de garantir a vitória é chegar ao segundo e não simplesmente deixar que o jogo termine... ou seja, mais do mesmo...

Nota negativa claramente para Otamendi por razões evidentes, mas, apesar de muito criticado neste blogue pelas suas "nabices", que eu próprio reconheço, é um jogador que eu gosto particularmente porque considero ter o "selo" de jogador à Porto pela raça empregue em tantos lances disputados, alguns deles que resultam na referida "nabice" quando o timming de entrada é mal empregue...

Nota positiva... para Danilo, pelo cruzamento para o golo e porque de facto, penso que será um lateral direito de eleição no futuro, e que terá de ser cada vez mais bem aproveitado na lacuna que apresentamos, que é a ausência de alas que desequilibrem... 

Que terça chegue rápido... porque quando as coisas corram mal, só quero que o próximo chegue rapidamente...

P.S. Faltou falar do Herrera... mas fico-me com um, ainda não foi desta...

Comentários

Taqui disse…
Jogo para correr mal e perder pontos! (o meu comentário, ao meu colega de cadeira).
Dito e feito.
Frio, pouco publico, uma equipa contra um autocarro. Mas: Otamendi está a fazer um jogão, Jackson volta aos golos e dos bons, entra Quintero como toda a gente gosta/quer, até que para-lhe o cérebro outra vez e pumba 1-1!
Tudo contra o treinador.
Mas ele tem culpa de todos aqueles falhanços? Será que lhe estao a fazer a cama, como já li?
Helton sobe num canto?!Com o jogo 1-1? para o campeonato?! Depois é o primeiro a sair e a correr?!
Tantas questoes, tantas suposiçoes, que só no fim é que vams ver... Agora que o PF nao deve tar a motivar o ppl, ai nao deve nao!
Assim, vai ser mt dificil até me faz querer o Quaresma, que deve fazer melhor que qq um que lá temos!
Abraço
riskolas disse…
Eu estou cansado de ver o Porto.
Há 3 anos que salvo raras excepções ver o Porto é um castigo. Jogamos sem alma, sem atitude, sem nervo.

Não vi este jogo mas pelo que li e pelo resumo que vi, desta vez houve algumas oportunidades para chegar ao 2-0 mas, lá está, este era o jogo que podia correr mal. O problema é que temos tido muitos assim... e alguns até ganhamos!

Noto que o plantel é muito curto no ataque e ainda não percebi se o treinador quer impor um sistema independentemente do plantel que tem (detesto isso nos treinadores) ou se ele acha que este é o caminho e a equipa vai carburar "someday".

Amanhã temos o Austria de Viena em casa e a confiança está a zerossssssss... noutros tempos, um jogo destes era para desfrutar!
Anónimo disse…
só por total ignorância ou má intenção é que se pode comparar o futebol que as equipas do Vitor Pereira jogaram com a desarticulação que é este conjunto do PF
miguel87 disse…
Riskolas, tenho muita pena por ti, mas este é o Porto que todos aqueles que criticavam o VP estão a merecer...

E o anónimo tem razão.

Em 30 remates só 3 vão à baliza!?
Ele que ponha a equipa a treinar em vez de dar palestras da treta...
riskolas disse…
Espectáculo! Agora temos portistas de classes diferentes.
Os que elogiavam o VP são uns coitados. Os que criticavam o VP só têm o que merecem. No meio disto tudo, fico sem perceber o que é que querer desfrutar com o futebol da equipa significa...

Há muita gente que adora ver o tiki taka. Há outros que preferem futebol directo.

Eu só quero divertir-me a ver o Porto, desfrutar, gozar, sentir a força do clube! Há 3 anos que não sinto nada disto.

O que eu acho triste é os adeptos servirem-se da fragilidade do Porto actual para elogiar o VP! É preciso ter memória muito curta!

O que eu sei é que o VP teve 2 anos e a coisa não evoluiu muito! E num deles teve Hulk! E em dois deles teve Moutinho! Já nem falo do James. Este tem 1/4 de época... que, pelo menos em resultados, é em tudo igual ao primeiro 1/4 de época do VP.

Resumindo, quem se fode é quem gostava e tem saudades de ver um Porto dominador, forte, coeso e vencedor... merecendo isso ou não!
Anónimo disse…
ó riskolas, se não te divertiste e sentiste a força do clube o ano passado quando fomos campeões no jogo decisivo contra um rival que quando veio ao nosso estádio tinha zero derrotas no campeonato e ia a frente o problema é inteiramente teu. quem tem a memória curta aqui?!
riskolas disse…
É óbvio que me diverti no momento K mas não foi um jogo em que fomos claramente superiores. Aliás, esse bendito golo caiu do céu! Antes só tinhamos criado perigo num lance do James que partiu em fora-de-jogo. Mas foi sem dúvida um jogo que lamento não ter podido assistir ao vivo. Se em casa, com os meus pequenos até chorei, no Dragão teria sido épico.
Agradeço, no entanto, o argumento apresentado que sustenta e reforça a minha opinião. Falei em 3 anos e só conseguem ir buscar 1 jogo, quiçá apenas 1 momento!!

Quanto à questão da memória curta sinto-me incapaz de competir com quem se esquece do próprio nome ou alcunha.
prata disse…
Da-lhes riskolas! Eu q gosto de seguir a tua opinião, sem q concorde sempre com ela, nunca te colocaria num grupo dos q tem um portismo so sabor do vento.

Nao vi. Estou de ferias e fui bem substituído pelo lamas na crónica. Ainda assim arrisco ima opinião. Preocupa-me a opção herrera. Preocupa-me a dificuldade na concretização. Mas penso q estamos a produzir o suficiente para marcar mais. Preocupa-me os erros defensivos próprios de equipa em espiral dr persa de confiança. PF quis fazer um upgrade de objectividade ao futebol de VP. Nao esta a conseguir. Mas eu teoricamente aprecio a ideia. Nso aprecio o tempo q esta a demorar para implementar a ideia...