Crónica requentada


Escrevi isto na noite do jogo. Entretanto, não voltei a ter acesso ao texto que escrevi e, sinceramente não me apeteceu escrever outro. Na altura chamei-lhe «O primeiro jogo de pré-época de Hulk». 

Hulk é o único jogador que jogou em Barcelos que não fez pré-época. Será o único que tem desculpa para jogar no ritmo que se jogou. Há ainda Alex Sandro mas esse já entrou na fase da desgovernação. Aquela primeira parte é daquelas que bem se definem em conversas ao intervalo com um «isto vai dar merda...». Todos os condimentos estavam lá. Ritmo lentíssimo, sobranceria, adversário inóquo e em busca do pontinho e aquela estúpida e perigosa noção de que o jogo se vai resolver a qualquer altura. Pois claro que o que se previa se cumpriu. Trouxemos um pontinho de onde no ano passado não trouxemos nenhum. Poderia até ser um mal menor. Mas não me sai da cabeça que entre o que aconteceu nesta época e a anterior, apenas muda a eficácia do Gil nas bolas paradas e uma arbitragem que este ano foi pouco menos escandalosa. E isso dá-me a ideia que de um ano para o outro não se aprendeu com os erros, o que considero grave. O forcing final não chegou e perdemos uma boa oportunidade de ganhar vantagem.

Individualmente o destaque vai para Hulk. É o incrível e é sempre ele a mexer com a equipa mesmo quando não faz uma exibição portentosa, como foi o caso. Gostei da entrada de Alex Sandro. Seria previsível e não se percebe como é que se queimou uma substituição quando ele podia perfeitamente ter jogado de início. Tirando isso, gostei das mexidas do banco. Os dois avançados poderão resultar bem contra estes autocarros e notou-se que as oportunidades de golo e de perigo aumentaram com esta mexida. Gostei mais de Jackson do que em ocasiões anteriores. Nota-se bem a sua presença, sobretudo no contronto físico e no jogo aéreo, sendo que, depois troca a bola fácil e sem invenções. Não gostei James e do Moutinho. Já sabemos que o Moutinho não sabe jogar mal mas espero muito mais deles. Atsu também entrou bem. Os restantes estiveram a um nivel apenas regular.

Mas esperemos que esta exibição cinzenta se trate apenas uma ligeira prolongação da pré-época e que a competição a sério chegue já no meu regresso ao Dragão. Que saudades!

Comentários

Lamas disse…
Que chegue rápido sábado...

Apesar da previsível (ou não) saída de HULK, tenho a destacar a sua entrega... deu o que tinha, mostrou atitude... o que nem sempre acontece em situações similares...