Arranque


Depois da entediante exibição da primeira jornada em Barcelos, esperávamos uma resposta  à altura. Terá sido este o verdadeiro arranque do campeonato. E viram-se coisas interessantes. Desde logo, 'espetámos' quatro golos a essa agremiação pela qual eu tenho tão pouca simpatia, que é o Vitória. Depois houve ali bons momentos e bons golos. Não mais que isso. Óbvio que o ritmo não aumentou assim tanto e também não me parece que a equipa esteja sequer perto do potencial que tem. Ainda assim, deu para animar as bancadas cheias daqueles adeptos que só têm a possibilidade de ver o FCPorto ao vivo uma vez por ano.

Quanto ao jogo, tivemos as alterações óbvias nas laterais, com a entrada daqueles que, à partida, serão os titulares. Digo 'à partida' porque não sabemos o que irá acontecer até ao final da semana. Por exemplo, se sair Moutinho, julgo que uma das opções mais credíveis para o lugar é o Danilo, sendo que até o Alex Sandro fez recentemente esse lugar na selecção olímpica brasileira. Nesse caso, Miguel Lopes agarrará a titularidade com facilidade. Outra alteração que vimos foi a entrada de Atsu para o lugar de James. Quanto a isto julgo que Vitor Pereira esteve bem e jogou com a iminente saída de Hulk. Por um lado, ficou claro mais uma vez que Atsu já tem pedalada para estas andanças. E ainda há Varela que entrou bem e é um suplente de luxo. Depois temos a transição de James para o meio, onde ele ambiciona jogar e onde muitos julgam ser o seu lugar natural. Eu sou um deles. Ou seja, se Hulk sair, haverá três soluções muito boas para as alas com James, Atsu e Varela. Se Hulk não sair, haverá a possibilidade de ir passando o testemunho de organização de jogo entre Lucho e James. É difícil de jogar com tantas incertezas mas não me parece de o Vitor faça mal em abrir o seu leque de opções. Isto apesar de ser um crime ter James no banco. Por falar em Lucho, continua a demonstrar que o factor idade ainda não pesa assim tanto, muito menos em jogadores que, como ele, imaginam facilmente as jogadas antes de todos os que os rodeiam em campo. Quando se é inteligente a jogar não é preciso correr mais que os outros... Moutinho e Fernando elevaram um pouco o nivel do seu jogo e facilmente se foi conseguindo criar lances de perigo, quer pelo bom apoio dos laterais ao ataque, quer pelas jogadas individuais de Atsu e Hulk, quer pelas combinações a meio, orquestradas por Lucho e Moutinho. O primeiro golo surgiu numa delas. Vários toques de primeira e a bola entra facilmente em Lucho que não falhou perante uma tentativa falhada de 'passe de morte'. Depois, perante a fraquíssima réplica do adversário, foi só gerir até que os golos aparecessem naturalmente. E podiam ter sido mais.

Individualmente o destaque de MVP vai para Lucho. No entanto, não houve nenhuma exibição que me desagradasse. Também não houve nenhuma super-exibição. Hulk e Atsu estiveram bem, o meio-campo dominou o jogo facilmente e a defesa não teve trabalho. Até os suplentes James e Varela entraram bem.

Mas tudo isto é demasiado incerto. Continuaremos à espera dos desenvolvimentos desta semana. Pelo que vejo, a nossa intransigência negocial tem arrastado os processos de venda e mesmo de compra para a deadline do mercado. Isto torna muito difícil a vida do treinador e deixa os adeptos nervosos e colados às notícias de desportos destes últimos dias. Segue a inquietude...

Comentários

Tony Silva disse…
Foi um jogo q.b. não o "jogão" que um resultado de 4-0 possa indiciar.
Hulk e Moutinho, sem estarem mal, estiveram distantes do que podem fazer. Ainda assim golaço de Hulk e a passe de Moutinho.

Melhor em campo acaba por ser Lucho, pela preponderancia no resultado mas o que mais gostei foi o Atsu, muito bom!

Alex Sandro é craque! Não vamos sentir a falta do Alvaro, felizmente.
Tony Silva disse…
Outra coisa, Vitória muito fraquinho!

O que isso diz do Sporting... não sei bem... :)
Lamas disse…
Grande Resultado... bom para moral... bom para os adeptos... e esperemos pelo fim da semana para o verdadeiro arranque...

Só faltou falar do penalty do Jackson... primeiro jogo em casa... a não poder falhar não por questões de resultado, mas mais por questões motivacionais individuais, o gajo espeta-me com um "Panenka" daqueles mesmo bem executados... até aí correu bem...

foi um excelente arranque no Dragão 2012/13...
Mirone disse…
Este terá sido o primeiro jogo onde vimos os laterais brasileiros a mostrar o seu valor. Excelente primeira parte do Alex Sandro e uma boa segunda parte do Danilo.

Bons pormenores do Jackson, tem pezinhos, só falta o entrosamento com os colegas e começar a jogar um bocado mais próximo da área, não se pode esquecer que é ponta de lança.