Morno


Também aqui, no nosso tasquinho cibernético, se tem sentido o defeso. Curtos pedaços de férias, trabalho extra causado pelos curtos pedaços de férias e falta de assunto, têm contribuído para a irregularidade nas nossas publicações. E também não é só isso... Este não é o meu treinador, ainda não sei o que vai ser este plantel (alguém sabe?), e com estes jogos de preparação, com tantos remendos, nem me dá vontade de assistir. 

Ainda assim fiz um esforço. Vi partes do primeiro jogo e a segunda parte do segundo. As conclusões são poucas mas dá para perceber que, da equipa que eu tenho como titular, temos neste momento em estágio meia equipa. Helton, Maicon, Fernando, Lucho e James. Por muito que não goste do Vitor, o que é que o homem pode fazer perante a inevitabilidade de só ter o plantel definido a 31 de Agosto e quando tem os jogadores a chegar 'às pinguinhas'? Mas dava por exemplo para treinar a dupla Mangala-Maicon. Dava para olear a incorporação James e Lucho como dupla de organização de jogo. Não me parece que isso esteja a ser feito. Mas também compreendo que seja complicado treinar estas coisas quando à volta da experiência joga uma equipa que está longe de ser a titular. Esperemos. O que posso dizer é que me agradou a estreia de Fabiano com duas defesas muito boas, uma delas excepcional. Agradou-me a velocidade de Iturbe e a irreverência de Atsu no primeiro jogo. Tudo o resto é mediano, como é normal nesta altura. Talvez estivesse à espera de um Defour mais de acordo com o que mostrou em Braga na decisão do título. Não lhe voltei a ver nada que se compare, o que me assusta perante a possibilidade de perder Moutinho. De resto não consigo fazer avaliações negativas, nem muito positivas.

Continuemos pelas contratações e indefinições do plantel. Comecemos pelos proscritos. Ukra é um jogador muito interessante e que eu aprecio desde que o segui numa das últimas equipas campeãs de juniores do FCPorto. Foi figura de proa, tal como Atsu há dois anos. Mas já tinha a noção de que o clube iria desistir dele como irá desistir de Castro, de Sérgio Oliveira, e de Tiago Ferreira, por exemplo. O plantel principal tem qualidade e é difícil de entrar, muito menos se não se for sul-americano. Não concordo mas não posso dizer que não tem sido uma fórmula de sucesso. Preocupa-me é o destino. Irá para o Braga? Irá grátis como Beto? Não percebo este constante reforço do Braga. Lembrar-se-ão que foi uma equipa que só ultrapassámos a poucas jornadas do fim? Lembrar-se-ão que estão a reforçar um potencial concorrente directo na luta pelo título? Já Sapunaru acabou a época como titular. Pelos visto não conta. Se não conta, nada melhor que pô-lo a treinar à parte para subir a sua cotação de mercado... Belluschi, idem. Porque é que não treina com a equipa principal enquanto se encontra colocação. Não tem qualidade para integrar este estágio de pre-temporada? Um estágio onde têm lugar Sereno, Addy, Pedro Moreira, etc. e onde temos apenas Lucho como médio de características ofensivas? Quanto a contratações, Jackson Martinez encabeça as expectativas. Obviamente é caro. Mas Hulk também era. A verdade é que este jogador é mais velho e vem preencher um lugar onde Falcao deixou um vazio imenso. Para já assusta, mas temos de ver. De resto, temos Fabiano. Preferia Beto e até daria jeito na inscrição do plantel da UEFA, mas parece uma opção bem melhor que Bracalli que nunca me agradou.

Esperemos. Para já é tempo de renovar o lugar anual. E vejo que este ano andam a poupar nas cartas. O limite é na segunda e eu ainda não recebi nada em casa...

Para terminar, apesar de se ter tratado de uma 'graçola', não apreciei as declarações de Vitor Pereira sobre o golo de Maicon de livre directo. O futebol está desgraçado? Que terá pensado muita gente quando percebeu que Vitor Pereira ia ser campeão na época passada... Falar em público não é o seu forte...

Comentários

Lamas disse…
E vá lá que isto está morno... porque se tivesse um bocadinho mais quente rasgavas ainda mais... :)

Gosto do Belluschi... acho que era bem tê-lo no plantel...

Não gostava de ficar sem o Castro...

De resto não tenho desgostado dos jogos de preparação... mas, como tu dizes, vamos aguardar até ao fecho de mercado... e aí sim, começara a época verdadeiramente... até lá convém limpar tudo o que houver para limpar em Agosto... esteja quem estiver...
Taqui disse…
Mt morno na verdade. Esperemos pra ver o jackson Martinez 25 anos, a ver se é boa pinga... o Bracali n tinha nenhum titulo na carreira, dá a impressao que veio para cá para ser campeao. ja pode ir embora que temos o Fabiano, dass o homem defende de carago! Qt ao resto, é a estoria das comissoes; secalhar o Sapunaru é mais portista e mais util que o miguel lopes; do castro n morro de amores sinceramente e não se esqueçam que ainda falta contratar um defesa esquerdo, é o nosso fetiche todos os anos!
Recebi hoje a carta pra renovaçao, mas a vontade é pouca, apesar de ir renovar.
é pena n haver um gajo de nome para dar pica ir ver os jogos!

Abraço
PeLiFe disse…
Caro Prata,

Excelente análise.

Também não percebo o porquê do tratamento diferente para o Sapunaru e Belluschi quando comprados com o Álvaro. Chegou mais tarde e juntou-se aos outros.

E refira-se que nunca vi aqueles dois fazerem declarações como as que ouvimos ao AP.

Gosto do Castro e espero que fique.
O Ukra é, para mim, melhor do que o Djalma. Sendo da casa, era óbvia a escolha.

Cumprimentos,
PeLiFe
BASEL84