Maicon continua a desgraçar o futebol


Eis que o nosso novo esteio da defesa continua a surpreender. O homem consegue jogar a defesa direito, joga no centro do lado esquerdo ou direito, marca golos que se farta na área adversária e agora marca livres em jeito e em força. Há um ano tinha esperança de vir a escrever isto. Mas era uma esperança claramente infundada. Coisas de portista 'ceguinho'. Muitos lembravam o Pepe que fez muita asneirada antes de se tornar no portento que é hoje. Parece que poderemos ter aqui um novo caso de sucesso. Veremos. Para já é o melhor jogador da pré-época.

Vi o jogo no Sábado. Foi o primeiro que vi completo mas não cheguei a conclusões muito diferentes das que tinha do pouco que vi dos outros dois jogos. Os destaques mantém-se. Os titulares Maicon, Fernando, Lucho e James vão segurando a equipa e permitem que apareçam os miúdos Atsu e Iturbe e mesmo Kelvin. Sendo que os dois primeiros apresentam mais argumentos e um futebol entusiasmante. Não é certo que expludam já este ano, mas não há dúvida que são valores seguros e a tratar com bastante cuidado. Pela negativa, Mangala ainda revela naturais dificuldades à esquerda e Defour continua a não me entusiasmar. Não joga mal, corre muito mas tem pouca influência no jogo. Basta ver e comparar com a acção de Moutinho. Faz sentido a comparação visto que é o seu substituto natural. Gostaria de ver Castro nesta posição. Só para ver como o que é ele evoluiu em Espanha. Para terminar, o ponta de lança. Kleber tem mostrado o que mostrou na época passada. Incapacidade de controlar o jogo de costas para a baliza e ausência da zona de finalização. Martinez não mostrou muito. Mas sempre que tocou a bola conseguiu trocar com os colegas e a sua presença faz-se notar. Tem bons pés e parece aliá-los a uma força física impressionante. Sendo assim, parece que este Kleber perderá facilmente o lugar. Veremos se a concorrência o vai espicaçar.

Siga a pré-época.

Comentários

Lamas disse…
Pelos vistos o golo do Maicon contra o Valadares também foi de livre... 3 livres em 4 jogos é obra... aquela braçadeira deve ter poderes mágicos...

Quanto a Jackson... gostei bastante do pouco que deu para ver... espero que não me tenha enganado...

E claro... finalmente o que todos queriam ver de Iturbe... uma jogada à Messi...
Tony Silva disse…
Não gostei particularmente do Porto, vi o Celta com demasiada posse de bola e a jogar muito tempo no nosso meio campo, mas também só vi com alguma atenção a primeira parte...

O golo do Iturbe é muito bom, mas verdade seja dita, não houve ninguém que verdadeiramente se fizesse ao seu caminho. Quer dizer os defesas andavam ali, ele tem mérito por se desviar deles mas a verdade é que nenhum deles se fez ao lance com aquela intensidade de um jogo a sério.
Seja como for, muito bom miudo! :)

Pegando num comentário que alguém (talvez o Prata) fez no post anterior ou até no próprio post, não fica muito bem o tipo de declarações do VP quanto aos livres do Maicon. Dizer que o "Futebol está desgraçado" é algo que os adeptos dirão na brincadeira, ou até entre o Vitor e os jogadores mas no treino, entre eles, não cá para fora para toda a gente ouvir.
Desta vez disse algo como "é uma descoberta interessante" ou pelo menos foi o que eu li que ele disse.
Quer dizer, uma descoberta como?!?!? É um acaso? Nunca se tinha descortinado isto nos treinos?!?! Afinal qual é o papel de um treinador?
Pô-lo a defesa direito no ano passado também foi um acaso? Foi o que saiu na rifa? Não foi algo que se ensaiou nos treinos?!?
Enfim, pequenos pormenores (lapsos, whatever...) que não estamos habituados a ver no discurso dos nossos lideres.
Artur disse…
Pequenos lapsos mas futebol de alta qualidade. Ali há uma ideia de jogo quaisquer que sejam os intervenientes.
Pispis disse…
Constato é a influência do Lucho no plantel, mm nestes jogadores mais novos, um verdadeiro comandante q merece ser o capitão!

Estes jogos n servem para grande coisa, ainda por cima vão para estágio metade duma equipa q vai ser dispensada ou emprestada, q sirva ao menos para o mini-messi ganhar moral e para o VP ao menos não o meter dp do Kelvin :-)