Treinador de transição engolido por treinador de transições
E não foi a primeira vez. Estou farto de pôr paninhos quentes neste FCPorto de Vítor Pereira. É triste constatar isto mas não temos outra hipótese. Não jogamos nada e fizemos 3 bons jogos esta época. Mesmo quando ganhamos, há sempre algum senão, alguma trapalhada. Pior que isto tudo é o facto de a equipa não ter confiança nela própria. O FCPorto de hoje em dia é de uma banalidade que se resume numa multiplicação lenta e pachorrenta de passes laterais até que se solte Hulk ou Alvaro Pereira, para que estes tirem algo da cartola. Nada mais. E este Apoel é uma equipa fraquíssima e de um nível médio/baixo no nosso campeonato nacional. E só não nos ganhou duas vezes seguidas, porque não calhou. Sei que dificilmente este treinador não terminará a época. Não é muito habitual despedirmos treinadores e acredito que com estes jogadores é difícil fazer muito pior. Por isso, devemos continuar a ganhar no campeonato e devemos manter uma distância relativamente curta para os da frente e até é provável que lutemos pelo título nacional. Também, mau era... É até possível que a equipa se empolgue com os resultados na Liga Europa, se é que ainda vamos lá parar. Uma coisa ficou hoje clara para mim: esta é uma época de fim de ciclo e este é um treinador de transição. Como tal, convém começarmos a preparar a próxima época.
Quanto ao jogo, nem me quero alongar. Do pior que tenho visto contra uma das equipas mais limitadas que defrontamos na Champions nestes últimos anos. Pequeno problema: os gajos correm muito mais. Querem ganhar. Nós... Bem. Nós, nem por isso... Só Fernando escapa à razia.
Comentários
É óbvio que, tecnicamente, não existe comparação mas o VP é que é o profissional!! Todavia, consigo VER situações de jogo que ele ou não vê ou não quer ver!!!!!!!! E como eu há milhares!!!!!!!!!!
Para mim, acabou! Tirando o pénalti não tivemos uma única oportunidade de golo!!!! Não marcamos um "golai" sequer!!!!!!
Não me apetece esmiuçar o jogo... Foi mau de mais... Mas,... Mas,... Mas o pior foi a flash interview!!!!!!! que foi aquilo?!?!?! Cheguei à conclusão que não estive a ver o APOEL vs FCP!!! Ainda bem!!! Por momentos pensei que tínhamos perdido contra uma equipa com Manducas, Nunos Morais, Helios Pintos e que o melhor jogador em campo para a UEFA tinha sido um tal de Paulo Jorge que já jogou no Braga.... Ufa!, assustei-me mesmo!!!
Desilusão completa.
Avançado vem em Janeiro e treinador espero que antes do Natal.
Os bravos campeões invictos de tudo o que havia para ganhar no ano passado não mereciam isto, só falta Falcão e houve alguns reforços, não há desculpa para estas exibições, o xor vítor se tiver vergonha na cara não fica à espera do chuto na bunda e vai já andando...
Agora comentando o post e comentários de pessoas sensatas, devo dizer que comungo integralmente das lúcidas opiniões aqui expandidas! Realmente este VP não tem categoria para ser treinador principal do FCP: Falta-lhe a capacidade de liderança e o conhecimento técnico-táctico para estudar os adversários e manietá-los, em vez do contrário.
Duvido únicamente se estará a prazo no Porto, dada a actual teimosia senil do nosso presidente, que não dará o "braço a torcer", assumindo o erro. Infelizmente!
Portanto, vou deixar de ter "prémios de assiduidade" nos jogos do Dragão, porque a manter-se este estado das coisas, não quero assistir a humilhações como a de hoje que, se bem nos lembrarmos, é sequencial á do Zenit.
Em conclusão: Nem nos tempos do Couceiro estava tão decepcionado com a equipa, treinador e dirigentes. Lamentávelmente nesta altura não temos um Clube de futebol mas sim uma empreza cujo único objectivo, parece ser, negociatas, comissões e encher os bolsos do seu presidente com prémios absurdos!
Até á proxima época, amigos se ainda mantiver o meu lugar e respectivo cartão de sócio .
Jose Sampaio
Sócio (não cego) 3624 do FC Porto
este FCP não é equipa de champions!
Dp vem a desilusão da exibição, vem a desilusão das alterações tão tardias e para cúmulo as declarações na flash interview... inacreditáveis.
Eu nem acho q os jogadores tenham um problema de atitude, eu até acho q eles mostram algum querer e isso é q me incomoda mais, é q eles nem sequer estão a tentar fazer a cama ao Vitó... é mais uma razão para ele ter q ir embora: se nem c os jogadores do lado dele a ekipa joga alguma coisinha há q assumir de vez a incapacidade de liderança.
Por fim, o Mangala faz um penalty estúpido mas o gajo foi um autêntico bombeiro, cortou (quase) tudo o que havia para cortar...
Ah, e quem tinha q sair primeiro era o Belluschi e não o Fernando...
PS: convém pagá-lo...
Queres comparar o tamanho das pilas?!?!? O que é que pagar quotas tem a ver com o assunto???? É que percebi que a boca foi para mim mas tu deves saber bem quão porco foste ao escrever isso.
Para finalizar, deixo uma pergunta ao Vitor Pereira, enquanto adepto:
- Sr. Adepto Vitor Pereira, quer que o FCPorto mantenha o seu treinador ou que este vá pró...?
Agora falar é facil, mas esta à mostra que manter o plantel foi a decisão errada... depois da fuga do £ibras, era despachar os putos amuados todos.
A partir do próximo jogo era meter os reforços todos a titulares e mandar uns quantos ressabiados na bancada.
A excepção é o Hulk, mais uma vez foi gigante fora do campo!
Vejam o segundo golo do APOEL e digam-me qualquer coisa.
Parece-me que o Guarin é um dos que devia ficar uns jogos na bancada, no segundo golo fiquei com ideia de que devia ter feito algo mais, fosse o Fernando e se calhar o jogador do Apoel não teria realizado o centro, pelo menos sem qualquer oposição...
Rolando está uma nódoa e já deveria ter ido para o banco, tal como outros...
O problema é que colocar alguém no banco depois de uma derrota como esta e tendo em conta a fase que atravessamos pode ainda piorar as coisas... Não parece nada fácil o VP dar a volta a isto...
O que enerva mais é ele estar sempre a dizer, na parte X ou Y fomos Porto...
Não tem carisma de líder, parece-me bem pior que Jesualdo...
Como o Pis, o que me custa é a falta de querer e de atitude dos jogadores... conclui-se que o líder não é líder... pelo menos não os conseguiu motivar num jogo vital... é preciso algo novo para que quem estiver dentro de campo dê tudo... mesmo que percamos... o Mangala foi um bom exemplo disso... por vezes até deu demais... :)
Não resisto.. Como é que aos 80m se faz uma substiuição médio ofensivo por médio "menos" ofensivo (Samurai pelo Defour) e o único avançado disponível (Djalma) pois era a altura (já peca por atraso) para apostar tudo, fica no banco?
Quanto ao portismo provávelmente terá o seu que, de certeza absoluta, poderá ser igual mas nunca maior que o meu, se é que tal é mensurável. O grau de amor ao Clube no entanto, não obsta a que sejamos críticos, comentando aquilo que não achamos correcto! Acríticos são aqueles que compoem a carneirada, manada ou os seguidores do "grande líder"!!! Esses encontram-se em abundância na Coreia do Norte.... Por cá, esses "seres" proliferaram no tempo da "outra senhora" e dessa gesta, eu já tive a minha dose, que provávelmente, será maior que a sua idade.
Claro que não sou treinador de futebol mas isso não me impede de fazer a minha análise porque, ao contrário de muita gente, o meu cérebro funciona excelentemente. Ademais, por muito engulho que tal lhe cause, há pessoas que, embora não sendo treinadores nem "professores", têm o saber de experiência feito e como tal, merecem que a sua opinião seja respeitada, independente de ter as cotas em dia ou não!!!
Parece que na sua "douta" opinião quem não é sócio (com cotas em dia...), não pode emitir juizos sobre futebol em geral e o FCP em particular....mas, por muito que lhe custe, esse pormenor, entre gente civilizada e com "dois dedos de testa" não impede o debate que, podendo ser acalorado, será sempre promovido com elevação, o que não foi o seu caso. Lamentávelmente!
Adeptos que como eu, passaram pelos anos "calabotianos", que tiveram uma alegria imensa no 1º título (e seguintes) após esse período, tem algum traquejo para analisar o futebol praticado actualmente e que resulta do treino ministrado pelo "senhor professor" que, na minha opinião, não tem capacidade nem para liderar os juniores quanto mais um grupo de prima-donas que se passeiam no campo a seu bel-prazer!
Então essa do frio e da chuva, só me dá vontade de rir...
Demonstra que é muito limitado ao nível do raciocínio e todas essas façanhas que se auto atribui são uma forma infeliz de o comprovar.Bastaria reparar no meu numero de sócio.
Andaria o caro Artur de cueiros ja os adeptos da minha geração (com cotas pagas ou não), arrostavam com o frio e chuva, vitórias e derrotas do nosso Clube, tanto no estádio das Antas como no campo da Constituição, mas isso que nos dá o direito de insultar quem pensa de maneira diferente da nossa, como o Artur fez!
Portanto caro Artur, meta lá os seus dislates onde lhe aprouver e aceite que há pessoas que, embora não sendo treinadores nem "professores", merecem que a sua opinião, do seu agrado ou não, seja respeitada.
Mas infelizmente, pelo seu tipo de linguagem, verifico que deve ser mais um daqueles para quem tudo está bem quando de acordo com as suas opiniões e vocifera impropérios quando se passa o contrário.Com esse tipo de gente não me apraz debater seja o que for, dai que os seus comentários futuros terão o destino que merecem: caixote do lixo.
Passe bem!
Agora, no que concerne a comentários de pessoas civilizadas:
Não acho que assobiar seja o mais adequado á situação. Ao assobiarmos - especialmente durante o jogo - contribuimos para aumentar a instabilidade emocional do atleta o que será, portanto, contraproducente. Nunca assobiei os jogadores e não será agora que o vou fazer. Para mim é mais apropriado este tipo de debates e expressão de opiniões que mais tarde ou mais cedo chegarão aos destinatários que, julgo, saberão tirar as devidas ilações.
Quanto ao golo fora de jogo, nem me apercebi! Mas não altera em nada a justiça do resultado que é fruto mais de demérito nosso do que de mérito do adversário.
Resta-me felicitar o autor do blogue pela maneira lúcida como expressa as suas opiniões, com as quais nem sempre estou de acordo.
Apesar deste treinador não ter demonstrado ainda (irá mostrar?) possuir estofo pra liderar uma equipe como a do FC do Porto - eu acredito num Presidente que já provou ao longo destas décadas, que não anda a dormir.
Aguardemos, e enquanto isso, não demos pérolas aos porcos (pasquins das queimadas, recos recos, delgados, jooes manhas e restantes abutres do pseudo jornalismo portugues) com #nossas# histerias.
Abraços Portistas do Brasil!
Paulo Monteiro
Estao fartos de elogiar o Alvaro Pereira!!?? Meu deus, o homem já nao desce, nao ajuda nada, vem sempre a passo! Isto só se resolve com a entrada do Danilo e do Alex Sandro, gente que nao ganhou nada, que de certeza que vai dar tudo.. como esta a dar o Mangala!
O que fez o bellu ontem? pq é que ele nao saiu em vez do fernando?! Pq é que o James nao entra para 10 como o ano passado? O que fez o Kléber? Tabelinhas?! que bom, até eu fazia melhor! Nao ganha uma bola de cabeça, nao faz 1 remate em 90m?!
Foi pena nao saber que eles chegavam as 6 da manha...
Na altura do Pena e do Adrianse houve chapada e very ligths! Espero que alguns levem um aperto, n aguento esta escumalha de peseteiros!
Manducas?helios pintos e Paulos Jorges? Nem no Salgueiros tinham lugar c******
Claro que o VP é o líder da equipa e ele é que tem motivar os jogadores e conseguir resultados, na Liga dos Campeões não consegue, como tal não vou falar das dificuldades que teve nesta transição para treinador principal, porque ele tem mais é de inverter a situação, nem que seja ao pontapé aos jogadores e alguns bem que o merecem.
Espero não estar a dizer algo errado, mas penso que quem faz um passe fantástico para o 2º golo é o Alvaro Pereira, agora penso que quem queria ter saído devia ter ido embora.
O contigente sul americano está a fazer a cama ao VP, como solução proponho correr com os uruguaios já no Natal, atenção que isto não tem nada de xenófobo, todos nos lembramos do grego!
É errado dizer que o Apoel é fraquíssimo, é a melhor equipa do grupo, custa mas é verdade.
Falar em "teimosia senil do nosso presidente" é desrespeituoso, talvez invejoso...
Aliás temos a mais deles actualmente no Dragão o que torna o ambiente insuportavel quando as coisas estão dificeis.
Quanto ao Professor Jesualdo:
Só digo, que Bom que era para o FCP que o nivel dos nossos tecnicos principais fosse pelo menos o do Professor.
Eramos uns privilegiados, sortudos.
Será que se na época passada tivessemos ficado em 3º lugar no campeonato e não ter passado dos oitavos ou quartos de final na europa, haveriam nesta altura tantas criticas sobre o momento actual da equipa?
Este Porto joga pior do que o Porto do Juju que tu tanto "gostavas"!!!!
Totalmente de acordo, estes são mesmo os factos. Mas o problema é que desde há muitos anos a esta parte a politica do clube, apesar de cada vez mais dispendiosa, é apostar em jogadores e treinadores de futuro ao invés de procurar consolidar a posição de sucesso internacional que vai tendo e que exigia por exemplo que se gastasse 12 milhoes num jogador feito como Bendtner (só por ex. e para citar um nome que até foi falado) em vez de gastar essa quantia num lateral prometedor mas que não tem capacidade para entrar de imediato na equipa, além de haver mais 5 jogadores para essa posição ao mesmo tempo que no centro do ataque estamos em défice!
O mesmo se aplica ao lugar de treinador - qual foi o treinador consagrado que veio para o Porto pela mão de Pinto da Costa? Houve um único e foi uma excepção em condições muito especificas: Bobby Robson.
Não estou a criticar uma politica que tem dado resultados, mas temos que reconhecer que sendo certo que é valida para ir mantendo a hegemonia interna, não é suficiente para ir além de uns brilharetes esporádicos na europa.
Por isso estou longe de pensar que o treinador seja o único e principal culpado da situação.
Riskolas, não penso que este Porto jogue pior que o de Jesualdo.
A intenção e principios de jogo actuais - posse de bola e pressão alta - nada têm a ver com o futebol de defesa baixa, linhas afastadas e contra-ataque das equipas de 2006-10.
O resto - dinamica e intensidade - é certo que têm faltado amiude (como faltaram a maior parte do tempo nos anos de Jesualdo), mas de certeza que não foi o treinador a dizer aos jogadores para correrem menos que no ano passado.