Tem a palavra o Presidente
Continuamos a jogar à FCPorto. Pelo menos temos jogado com o equipamento principal... Tudo o resto é exactamente o oposto do que é jogar à FCPorto. Que mais há a dizer? Presidente, resta a conversa de fim de relação: Vitor... Desculpa lá. Esta conversa é desconfortável. Eu sei que és portista e tal... Que andas a trabalhar duro e como nunca trabalhaste na vida. Não és tu que estás mal, é o FCPorto... Sabes que nos últimos tempos desenvolvemos um certo estado de exigência à qual tu nunca poderás chegar por muito que tentes. Mais uma vez, não és tu... Vamos ser apenas bons amigos...
Falemos do jogo. Mau. Péssimo. Pouquíssimas oportunidades de golo, muito pouco futebol, jogadores que oscilam boas exibições, com más, depois razoáveis e depois péssimas. Só Fernando parece estar em forma. Hulk não está mas tenta como ninguém e até começa a parecer injusta aquela substituição no Dragão. É dos menos culpados. Desta vez Mangala não agradou. Moutinho é uma sombra do que pode ser e, pela flash interview, até parece que desaprendeu o que é futebol. E o Vitor continua a destruir a partir do banco. A opção por Maicon é risível dado que todos sabemos que Otamendi tem rotinas na posição. Enfim, nem fizemos por merecer os muitos erros de arbitragem que nos prejudicaram. Conto uma expulsão perdoada e dois penaltis não marcados.
Espero que o facto de nos mantermos à frente não tolde o julgamento dos dirigentes quanto ao futuro da equipa. Todos sabemos que estamos em primeiro e que até na Champions temos hipóteses de passar se ganharmos os próximos 2 jogos. O problema é que não jogamos nada. E isso é preocupante quando olhamos para o plantel e, tirando Falcao, estamos muito melhor servidos que no ano passado. Não se admite chegarmos a esta altura e não conseguirmos distinguir uma ideia de jogo. Ou percebemos que isto não funciona e corrigimos a tempo, ou adiamos a decisão e vamos passar esta época a sofrer lentamente até ao adeus final aos títulos mais importantes. Haja coragem!
Comentários
Mas aí vai a minha:
JORGE COSTA.
Tou contigo!
Apenas não falaste com um maior pormenor das substituições inacreditáveis que são efectuadas pelo pseudo-treinador.
foi outro jogo em que tivemos tudo para ter um jogo tranquilo e recuperar confiança que tem faltado com o penalty a abrir o jogo... mas a bola não entrou...
De todo o modo, reitero o que já venho dizendo e escrevendo. O treinador actual não é solução nem faz parte da mesma.
Relembro que fui a favor desta opção que, no entanto, se revelou péssima!
Sejamos realistas, já muitos jogos ganhamos (incluindo na época de sonho passada) com exibições tão fracas ou piores do que esta.
Como não entrou nenhuma bola e perdemos 2 pontos, dá para tudo:
"Hulk não está mas tenta como ninguém e até começa a parecer injusta aquela substituição no Dragão."
A equipa não jogou muito melhor e até marcou 2 golos depois desta substituição no Dragão??
" A opção por Maicon é risível dado que todos sabemos que Otamendi tem rotinas na posição."
o Maicon esteve mal? comprometeu? foi por ele estar em campo que não marcamos nenhum golo??
Vamos com calma que a coisa ainda se vai endireitar.
Tivemos a pre-epoca "mais atribulada de sempre" (cito palavras escritas neste blogue)sabemos que no futebol a lei de Murphy é uma realidade e as coisas não têm saído bem, da mesma maneira que as coisas na época passada foram correndo bem até a equipa estabilizar, ganhar confiança e jogar o bom futebol que tambem então não se viu no inicio da época.
Além disso olho para o lado (para baixo) e não vejo melhor que nós: da mesma maneira que muitas bolas não têm entrado para nós vejo o benfica marcar em Braga sem saber como num jogo que o próprio Quim disse que nunca teve tão pouco trabalho; o sporting viu-se á rasca para ganhar ao Leiria (a quem nós marcamos 5) a ser pressionado bem junto da sua area, em sua casa, até aos descontos quando beneficiaram dum penalty menos flagrante do que aquele não marcado ao Mexer.
Por isso repito, vamos com mais calma até porque já li por ai que nos mandatos de Pinto da Costa, as chicotadas nunca resultaram...
Mais do que chicotada é preciso uma injecção psicológica no balneario do Porto, mas isso tem que partir não só do treinador, mas tambem da direcção e dos próprios jogadores. É o famigerado grito de revolta que está a faltar...
Que pode o treinador fazer?
Por outro lado, se bem se lembram, Falcao falhou penalties no Porto, este ano na liga espanhola tem 7 golos, 3 dos quais de penalty (quase metade portanto) e não consta que tenha falhado algum...
Coisas do futebol que nem sempre passam pelos treinadores.
"Só Fernando parece estar em forma."
isto tem explicação simples, ele mantem sempre a bitola, mas é tão fraquinho que quando a equipa está mal ele até parece em forma! :)
Quanto à obsessão por Maicon estamos conversados. Já parece teimosia.
Quanto ao mais importante da questão, não está em causa se a culpa é toda do treinador. O que está em causa é se, dadas as condicionantes e eu sei que não foram poucas, ele tem condições para fazer melhor. Está claro que tem condições para fazer muito melhor! Como não está a fazer, temos de agir enquanto é possível salvar os objectivos desta época.
Quanto ao resto, olhar para o lado e para baixo é fácil quando as ambições são meramente para consumo interno...
Concordo plenamente que este treinador não terá o perfil pessoal para exercer a sua actividade no FC Porto. Talvez num clube de menor dimensão, sem tanta exposição mediática. Entendo que, a par do seu adjunto, não consegue discernir nem o momento nem qual o atleta a ser alvo de substituição. Muito menos o que o deve substituir....
A sensação com que se fica é a de as substituições já estarem pré-estabelecidas e serem executadas só porque sim!
Onde estou em desacordo com a sua opinião é na análise ao jogo de sábado.
Acho que face a este "annus horribilis" nós, os adeptos, já não conseguimos vislumbrar o que quer que seja de, direi até mediano, na nossa equipa.
Este sábado, contráriamente às últimas exibições e em particular à de Chipre, vi um maior "empenho" chamemos-lhe assim, por parte dos atletas. Pareceu-me que jogamos melhor do que contra o Paços mas que fomos infelizes. Tudo corria bem ao adversário e mal a nós e já nem responsabilizo o árbitro, que com algumas decisões infelizes, também contribui para essa situação! Pareceu-me verificar mais afinco na disputa de bola, uma maior pressão sobre o adversário logo no seu campo enfim, vislumbrei alguns laivos da equipa da época passada. Não contava era que a equipa técnica fosse estragar tudo.....com aquelas substituições estapafúrdias!!!
Parece-me que grandes soluções para o actual desempenho da equipa não haverá. Este já não é o FCP pelo qual me apaixonei em catraio, em oposição a toda família. Não, este não é esse Clube! É uma sociedade anónima que visa essencialmente o lucro nos seus negócios (vulgo compra e venda de passes dos jogadores), mesmo que para isso cometa as "argoladas" como as do início desta época! Como tal, reverter esta situação, implicaria que os seus administradores - Pinto da Costa, incluído - reconhecessem o erro e "partissem para outra"! Ora, sabida a teimosia de PC e o seu poder dentro da SAD - composta em grande parte por bajuladores da "eminência parda"- concomitantemente com a actual situação económica mundial, não me parece que esta situação seja resolúvel de forma benévola para o Clube. Daí que, julgo, irá ser mantido este estado de coisas, até haver um "clique" que faça com que a equipa entre nos eixos. A não ser que a situação se degrade exponencialmente....
De qualquer modo, há também muita "crise" no F.C. do Porto, "fabricada" pela "imprensa" mourisca que, tal como qualquer pasquim que se preze, mais não faz que,difamatóriamente, relevar os nossos defeitos tecendo loas às meias virtudes dos adversários que, quer eles - escrivas - queiram quer não, não estão melhores do que nós! Mas o treinador não tem que dizer isso em conferência de imprensa!!!! Tem, isso sim, que o usar como motivação no balneário. E se tivesse capacidade de assimilação de conhecimentos, com as experiências vividas num passado recente, não precisavamos de lho dizer.
Espero que até ao final do mês, a situação se altere, obrigando-nos para felicidade nossa, a alterar as nossas opiniões! Oxalá!!!
O treinador deles inventou uma nova tática, segundo ele 4-6-0, não era um mas sim dois autocarros!
Para completar o Porto não joga, não cria, não faz.
Do Fernando para a frente as estrelas estavam cansadas e não lhes apeteceu fazer mais, precisam de apanhar um susto...
Jogar Maicon ou Otamendi a merda era a mesma e até acho que esteve razoável. Jogue quem jogar, faça as substituições que se fizerem, se as estrelas não quiserem...
VP vir no fim dizer que o Presidente o defende não o beneficia em nada.
O Presidente tem a palavra, não sai...
Prata, só peguei no exemplo do Maicon para demonstrar como me parece que chegamos a uma altura que se começa a criticar sem critério.
Não tem a ver com nenhuma preferencia ou obsessão, apenas acho que objectivamente não há nenhuma razão de critica para a escolha do lateral direito neste jogo.
Neste momento, mais do que exigente estou realista e quanto ao consumo externo estou á vontade para falar porque desde a primeira hora do sorteio sempre afirmei que nos tocou um grupo muito dificil.
É certo que depois dos 4 primeiros jogos a classificação está pela ordem exatamente inversa ao que esperava (Shaktar, Porto, Zenit, Apoel), mas por todas as incidencias não deixa de ser um grupo dificil numa prova com nivel de exigência muito superior à liga europa - vejam como está o Villareal por ex.
É certo que só se foi o Falcao, mas parece que os outros 4 ou 5 que ficaram ainda andam com a cabeça nas nuvens.
E com jogadores sem cabeça, nenhum treinador pode fazer milagres.
Se pode fazer melhor? pode e deve, mas ainda não vi aqui ninguem desmentir a evidência que em relação a muitos jogos mediocres da epoca passada a única diferença para esta época é a bola não estar a entrar.
Querem exemplos? Cá vai disto:
"Escapamos ilesos
Mas a jogar assim é normal que aconteça algo de desagradável. Como ainda não aconteceu, vamos andando... Mas convém que Villas-Boas vá dando umas broncas perante a falta de chama destas duas últimas actuações. Ontem foi preciso meter a carne toda no assador e, convenhamos, que fosse mal anulado um golo do adversário. Não que eles merecessem estar a ganhar mas é algo que pode acontecer a quem não põe tudo em campo. Fomos lentos, pouco imaginativos, precipitados e pouco rematadores."
"E se a estrelinha apaga?
Sei que continuamos a ganhar, que a vantagem é boa e todas as mil e uma razões que temos para que a segunda parte de ontem não chegue para nos inquietar demasiado. Mas aquilo foi péssimo! Terá sido por causa do jogo de Viena? Espero bem que sim, mas não acredito que seja só isso. Acreditaria mais facilmente se não tivessem existido os jogos com o Portimonense, com o Moreirense e a primeira parte com o Sporting... Pois ontem foi ao contrário. Jogámos bem na primeira parte e pessimamente na segunda. Na primeira parte tivemos 6 ou 7 oportunidades de golo e consentimos zero remates. Na segunda parte foi praticamente ao contrário. Quem rematou foi o Setúbal e quem criou mais perigo foi o Setúbal perante uma tremideira que chega a ser caricata numa equipa com a vantagem pontual do FCPorto."
"O nosso problema nos últimos 3 jogos é a sobranceria com que os abordámos e nem tanto os problemas que nos causam os adversários. Villas-Boas tem de trabalhar o empenho com que a equipa se apresenta de início. Não basta trabalhar só a reacção à adversidade."
São excertos de crónicas deste mesmo blogue com cerca de 1 ano!
Se na altura era preciso salientar que o treinador tinha que melhorar a atitude de uma equipa que já mostrava sobranceria apenas por ter ganho uma supertaça e vencido o rival por 5-0, imaginem agora a dificuldade da tarefa do VP para por a cabeça a funcionar duma cambada que já ganhou o campeonato, taça, liga europa, outra supertaça e muitos deles ainda viram o contrato renovado...
E a comparação entre a Liga Europa e a Champions é óbvia. O grau de exigência é muito superior. Mas se me lês tão atentamente e até vais ler segunda vez para reforçares argumentos, saberás que não estou a pôr em causa o valor dos adversários. Nem me interessa se os mouros vermelhos e verdinhos jogam igual ou pior. O que está em causa é o nosso valor e as nossas exibições. A jogar assim, teríamos problemas até na Liga Europa. Bastava apanharmos equipas que defendam com 10 em cima da área... Espero estar enganado, mas se calhar ainda vou poder provar esta minha teoria este ano...
E quanto ao Maicon, tal como o resto da defesa esteve mal. Pelo menos 3 cantos estapafúridos e uma dificuldade evidente em atacar. Não que o culpe, mas a opção mais segura não era esta. Pôr o central mais alto e mais pesado tapar o lado direito, onde está o melhor jogador da equipa adversária não me parece uma decisão equilibrada. Nem que tivesse jogado bem, coisa que eu não acho, teria referido esse facto na mesma.
Já o arranque de campeonato brilhante do ano passado foi o 0-1 na Naval com uma exibição muito idêntica à deste sábado mas com uma diferença fundamental: o redes da naval não defendeu o penalty do Hulk.
Na maioria dos casos costumo concordar com as opiniões deste blogue, até por isso estranhei já estarem tão cedo a ir pelo caminho da critica facil e de por o treinador em causa ao fim de tão pouco tempo de época e com todas as ocorrencias que têm acontecido.
Por isso dei a minha opinião e apontei aquela que eu acho que tem sido o factor que tem feito maior diferença...
Agora já se fala por ai em ordenados em atraso. Face ao que veio a publico sobre o caso Mangala/Defour não é um cenário que possa ser considerado irrealista. E é mais um factor que pesa e mais uma vez foge ao controlo/competencia do treinador...
O que eu sei é que em mais de 180 minutos contra o poderosíssimo Athlitikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias marcamos 2 golos em dois lances de bola parada: um frango e um penalti.
Mais, no segundo jogo criamos ZERO oportunidades de golo!! ZERO!! Num jogo em que tínhamos de ganhar!!! O meu problema não é se ganhamos ou perdemos mas sim se jogamos para ganhar!!! E o VP até pode ser o menos culpado mas é ele o condutor deste Boing!, e custa menos trocar de condutor do que de avião!!!!!
Mas sinceramente não estou confiante...