Falta assunto, falemos do que tem sido o FCPorto 2011/2012


Ouvi Vitor Pereira a defender que a paragem era boa para limar algumas arestas. Pois, apesar da boa vontade do mister, acredito que não possa fazer milagres com a meia dúzia de atletas de que dispõe nestes dias. Falta-me também a mim tempo e assunto para ir escrevendo por aqui. 

Lembrei-me, no entanto, de fazer uma curta apreciação ao que tem sido esta época para o nosso FCPorto. Obviamente, abaixo das expectativas. A grande maioria dos portistas sente isto. Falta saber é se as expectativas não estariam inflacionadas. Eu até acho que sim. Ainda assim, julgo que já poderíamos estar melhor. Ainda se notam demasiado as saídas do treinador e do goleador. Quanto à questão do treinador, julgo que está com demasiada dificuldade em descolar do passado. Nota-se que ele não quer fazer tudo diferente, preferindo antes uma revolução gradual e silenciosa. No entanto, não tenho a certeza que as ideias estejam a passar para a equipa. Por um lado, falamos constantemente em posse, no modelo de jogo à Barcelona, mas eu não vejo a equipa a jogar assim. Vejo pouca paciência na construção de jogo, muito passe longo directo dos defesas, muito cruzamento disparatado e extemporâneo, por exemplo, do Álvaro Pereira. Poderá ser intranquilidade da equipa pelo facto de sentirem que ainda não estão no topo da suas capacidades. O que vejo é que, do que nos dizem que é a nossa maneira de jogar, apenas consigo apanhar a pressão alta que vimos pela primeira vez na primeira parte com o Barcelona. Temos visto isso em quase todos os jogos do FCPorto, mas parece que a equipa rebenta fisicamente nas segundas partes e um dos motivos pode ser esse.  Mais um problema, e este não pode ser totalmente imputado a Vítor Pereira. A nossa pre-epoca foi ridícula e muitos dos nossos jogadores nem a fizeram. Mas e os que fizeram a pre-epoca não chegam? Haverá motivos reais para que haja intranquilidade e se perca vantagens como a de Moscovo e a do Dragão frentes às papoilas saltitantes? Isto é trabalho de treinador e temo que, perante uma equipa que ganhou tudo, os jogadores ainda não tenham plena confiança em Vitor Pereira. Pior que isso, o mister não sente que a massa associativa esteja com ele a 100%. É óbvio que as substituições pouco ortodoxas não têm ajudado. Dá a ideia que são alterações programadas e que ele terá sempre planos B, C e D delineados quando, muitas vezes, o que se exige é que se 'toque de ouvido'. Depois, algumas opções deixaram a desejar. Lembro-me que o Ruben foi sempre titular antes de ir embora, quando havia Belluschi disponível. Há ainda a insistência em Cristian Rodriguez e a tentativa de fazer de Souza aquilo que ele não é e dificilmente será. O que temos de perceber é que Vitor Pereira chegou de forma inesperada  a esta posição e está acometer erros que eu até considero normais. Falta saber se está a aprender com eles e se ele próprio os identifica. Se nos diz que há coisas na nossa maneira de jogar que têm de ser corrigidas, isso é para mim um bom sinal. Veremos o nos trazem estes próximos jogos em casa.

Falei também na questão da substituição de Falcao, mas aqui a questão é diferente e nada tem a ver com o treinador. Não acredito que não tenha pedido um terceiro ponta-de-lança e não acredito que não se tenha tentado trazer um jogador para ser imediatamente titular nesta posição. Falhou-se e ficamos com o Kleber que, tal como Vitor Pereira, chegou precocemente à titularidade. Para mim está a evoluir muito bem e tenho grande esperança neste jogador. Mas não significa que a equipa não tenha ficado coxa nessa posição e que isso não esteja a ter influência no nosso jogo.

Comentários

Lamas disse…
Prata, ora aí está um bom resumo do que tens escrito por aqui...

A mim ainda não me convenceu, mas sei que a minha análise peca pela época perfeita que acabamos de fazer e as comparações são inevitáveis... penso apenas que te faltou falar daquilo que é mais díspar (e lá vem as comparações) entre o VP e o AVB... a forma de comunicação com os "media" como factor de motivação dos jogadores e dos próprios adeptos... além de achar que ele, de facto, não tem esse dom, não gostei do bate-boca exagerado com o Jesus... acho que não valia a pena se ter alongado tanto e perdeu por isso... tem de melhor neste aspecto que julgo ser cada vez mais essencial nos dias de hoje...
Artur disse…
O nosso jogo é de posse de bola, por natureza. O que tenho reparado é que as defesas para evitar esse tipo de jogo tem jogado muito subidas, daí estarmos a meter as bolas nas costas, o que faz todo o sentido com jogadores rápidos como o Hulk e James. Isso da relação com a imprensa é muito bonito e funciona muito bem quando se ganha. O Guardiola, por exemplo é sempre perfeito na relação com a imprensa pk nunca perde. O Vilas Boas também era espectacular pois nunca perdeu quase. Já o Mourinho era maravilhoso mas agora já há quem ponha em causa a forma como se relaciona com a imprensa. Pk será?
prata disse…
Não acho James muito rápido. Pelo menos não é a qualidade onde acho que seja um fora-de-serie. Nesse tipo de jogo de bolas longas podemos beneficiar é do facto de ele ser muito bom a finalizar e a assistir. Mas acho que o jogo dele melhora quanto mais vezes ele tocar na bola para construir e não só para finalizar. Já agora o Barça quando confrontado com defesas dessas recua a defesa para ganhar espaço. Nós não o fazemos.

Quanto à relação com imprensa, também acho que não tem estado mal. Vimos de dois treinadores com discursos muito concretos e bem medidos e com bom controlo do que dizem na imprensa. O Vitor ainda não é assim mas, não me parece que seja mau ou que esteja no mau caminho só porque respondeu ao mestre da táctica de uma forma que alguns consideram de agressiva. Mau é não saber falar português. Mau é não conseguir passar a mensagem. Mau é, quando corre bem, falar do seu desempenho pessoal e depois, quando corre mal, falar do mau desempenho da equipa.
Artur disse…
Pois, o Barça recua a defesa. No Porto eu prefiro as bolas nas costas enquanto os centrais não comprarem uns pés novos.
prata disse…
Concordo. Nisso o Otamendi é um perigo...
Penta disse…
@ Prata

« dá a ideia que são alterações programadas e que ele terá sempre planos B, C e D delineados quando, muitas vezes, o que se exige é que se 'toque de ouvido'. »

touché!
precisamente o que penso. e, para mim, é inevitável a comparação com os tempos do Professor Jesualdo Ferreira (em contraponto com a época passada) - o que considero um retrocesso.
faço votos para que o "clima" esteja a mudar (para melhor) - mesmo com a ausência dos internacionais.
penso que os próximos três jogos serão fundamentais. se não inBentar tudo correrá bem, «penso eu de que» ;)


somos Porto!, car@go!

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II