Finalmente Tarik


Apesar de estarmos em primeiro após dois confrontos com adversários directos na sua casa, é óbvio que ainda não estamos a um nível que nos agrade. De tal forma que eu, por exemplo, não estou completamente seguro do que irá acontecer amanhã. Será que vamos ter o FCPorto da primeira parte do Fenerbahçe ou o da segunda? O de Vila do Conde ou o de Alvalade ou da Luz? Dificilmente voltaremos a ter o FCPorto de Londres… (espero eu…) A verdade é que não sabemos. A introdução de Fernando e sobretudo de Tommy Costa vieram trazer a capacidade de tal como no ano passado, controlar melhor o jogo, nomeadamente, coisa de que Jesualdo fala constantemente, controlar os ritmos do jogo. Mas é óbvio que falta muita coisa. Falta sobretudo magia e capacidade de improvisação. Lucho só, não chega e Lisandro e Rodriguez jogam mais em força e em garra do que em técnica. Tal não é um problema, mas julgo que cada vez mais é importante ter soluções variadas no onze e é isso que Tarik vai trazer. A imprevisibilidade do jogo de Tarik pode ser mesmo o que tem faltado ao nosso futebol ofensivo e ainda bem que ele regressa mesmo a tempo de um dos jogos mais importantes da época.



Amanhã vai decidir-se que FCPorto vamos ter este ano: um FCPorto europeu e recuperado do desastre de Londres ou um FCPorto para consumo interno. O Dinamo de Kiev está para já a ser a surpresa do grupo. Só não ganhou ao Arsenal porque sofreu um golo nos últimos minutos da partida e conseguiu sacar um pontinho na Turquia. Se vencermos ficamos muito bem colocados para a passagem aos oitavos. Se perdermos ou empatarmos acontece exactamente o contrário. Passamos a precisar de ir buscar pontos na Ucrânia e na Turquia o que não é nada aconselhável. E já sabemos que eles vêm jogar como jogaram na Turquia, ou seja, onze atrás da linha da bola e portanto todas as despesas do jogo vão ser nossas. Acredito que Jesualdo, consciente disso, vai voltar ao 4-3-3 mas com Tarik o que é completamente diferente de um 4-3-3 com Mariano. Pelos vistos Lino também vai jogar o que apesar das consequências defensivas perigosas que traz, pode garantir mais jogo canalizado pelas alas e mais qualidade nas bolas paradas. Se jogarmos assim acredito que vencemos, se Jesualdo tiver uma abordagem mais medrosa (que até nem é nada habitual nele…), arriscamos que nos aconteça o mesmo que aconteceu aos Turcos.



Quanto ao jogo da Taça, gostava de o ter visto para poder dizer alguma coisa. Assim fico só pelos relatos dos jornais que ainda por cima são contraditórios. Benitez foi sacrificado por razões tácticas ou simplesmente não estava a jogar nada? Hulk assume o jogo ou é demasiado individualista? Stepanov é um buraco ou cortou tudo que havia para cortar? Pelé jogou alguma coisa? Enfim espero que os próximos jogos dêem na TV… Uma coisa é certa Hulk não me satisfez até agora. Que evoluiu desde que chegou? Parece ter condições físicas e técnicas para ser jogador de topo mas nota-se trabalho de treinador ali? Continua a não passar uma bola e parece demasiado tenrinho para valer os milhões investidos em metade do passe. Tanto dinheiro parecia indicar que vinha aí um jogador feito, mas parece que ainda vai dar muito trabalhinho… Isto aliado à inoperância constante de Farias, à imaturidade de Candeias e às trapalhadas constantes de Mariano configura um problema: o plantel é curto em termos ofensivos. O que vale é que ainda vem aí a surpresa...(Ñão! Ainda não me esqueci!)



Tenho seguido o Inter de Mourinho e tenho assistido à evolução clara da equipa. Nota-se já o dedo dele e mais uma vez está a construir a equipa de trás para a frente. Começa a notar-se uma segurança extrema no meio-campo e uma eficiência letal lá na frente. Continua igualmente a estudar minuciosamente o adversário e basta ver a forma como ontem De Rossi e Aquilani foram completamente anulados. Itália está em pulgas para vê-lo falhar perante os supostos monstros da táctica que eles ainda acreditam ter e vai dar gosto vê-los mais uma vez engolir o orgulho e perceber que vai ser Mourinho que vai devolver o futebol italiano ao grupo das melhores ligas europeias.



Equipa para amanhã:



Nuno, Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel(insisto), Lino(Fucile está mais uma vez magoado); Fernando, Raul e Lucho; Rodriguez, Lisandro e Tarik.


Comentários

Lamas disse…
Notas Soltas:

- Concordo contigo, o jogo de amanhã é decisivo! A vitória quase que nos coloca na 2a fase e a derrota ou empate quase nos põe fora... claro que estou a colocar as coisas no limite, mas a vitória é imperiosa para a estabilidade do grupo... é necessária a máxima concentração...

- Taça: resumo pouco ou nada se viu... do relato fala-se da ineficiência ofensiva de Hulk... ganhamos sem sobressaltos e à que destacar esse mérito...

- Mourinho... ontem estive a passar para DVD mais gravações BETA e VHS e encontrei outra pérola deste senhor ou melhor, sobre este senhor... quanto ao Inter, também vi, e nos primeiros 15 minutos já podia estar resolvido... matou no início da segunda e o que aconteceu depois foi natural...