Desilusão


Não é a primeira vez que fico desiludido com o meu Presidente Pinto da Costa. Até passei grande parte de 2004/2005 a fechar os olhos à quantidade infindável de más decisões que foram tomadas, quer na gestão do plantel, quer na gestão da imagem do clube. Apesar de me ter custado a engolir, consegui por causa de uma coisa que cada vez mais percebo que é fundamental na vida: Gratidão! Ainda por cima, a “silly season” acabou logo nessa época tendo o Presidente e o FCPorto retomado aquela que é a nossa imagem de marca: As vitórias. Mas hoje considero que dificilmente me conseguirei ultrapassar a desilusão com a atitude tomada pelo nosso Presidente. Nos últimos meses dificilmente encontrávamos um portista que admitisse o que hoje aconteceu. Como é possível o clube não recorrer de uma pena destas? Como é possível não se esgotar todos os meios de defesa perante uma condenação baseada nestes pressupostos? Temos medo de uma desvantagem de 6 pontos? E mesmo que tivéssemos, não é isso que está em causa. Isto é uma atitude que se coadune com o espírito do nosso FCPorto? Então alguém perdoa a um jogador do FCPorto que não dá tudo em campo? Eu não! E como tal, não perdoo um Presidente que não esgota todos os meios de defesa perante circunstâncias em nos que garante que está inocente.

Perante isto, e já há um mês que andamos nisto, todos os nossos adversários reclamam que a pena é demasiado branda. Concordo plenamente. É inacreditável que uma tentativa de corrupção não dê origem a uma descida de divisão. Aliás, considero que tal pena deveria ser aplicada para tudo o que vicie os resultados, como por exemplo, os salários em atraso ou as dívidas ao fisco. Agora, se é para usar os regulamentos e a aplicação de penas com esta leviandade, calma lá! Aliás no processo em curso nos tribunais tratar-se-á de ridicularizar a, já de si, fraca acusação. Tudo isto gira à volta de um empresário com muita vontade de mostrar serviço perante o nosso Presidente (acredito que não tenha sido solicitado) e uma testemunha cujas intenções de vingança e cujo testemunho (colado às escutas convenientemente publicadas nos jornais), envergonham qualquer equipa de acusação no mundo. Isto por muito que eu considere no mínimo imprudente a actuação de Pinto da Costa.

Já sei que estou a escrever isto um pouco ’a quente’. Mas hoje estou muito triste, porque decidi deixar de apoiar incondicionalmente um dos meus ídolos…

Comentários

riskolas disse…
Prata, concordo contigo...

Até entendo a lógica da atitude tomada mas... é inaceitável. Aliás, é inacreditável!

O nosso clube assumiu, claramente, ter coagido árbitros...

Não podem ser 6 pontos a motivar esta atitude... nem 50 pontos justificariam esta atitude!

Não sei o que vem aí... mas recuperar credibilidade custa mais do que ganhá-la...

É um dia muito triste na história do nosso clube...

Estou eternamente grato ao Pinto da Costa pelo que deu ao clube... mas estou, também, eternamente ferido pela atitude tomada hoje...
prata disse…
Bosingwa por 20 milhões? Muito bom, mas não cheira a presentinho de consolação?
Anónimo disse…
Penso tratar-se de uma análise errada a tua e a "quente" como referes.

Quando ouvi as declarações do grande líder também fiquei profundamente desiludido, mas hoje analisando as palavras proferidas, entendo mas não concordo.

Vamos por partes:

- Pinto da Costa diz que acima dos seus interesses estão os do Porto, concordo plenamente, por isso é que o Porto SAD não recorre da decisão, temos de ter em atenção que esta é uma decisão tomada pelo conselho de administração da SAD, apoiada nas opiniões do conselho superior e accionistas, lembro as palavras de Lobo Xavier atrasado que disse que o Porto não deveria recorrer da possivel pena aplicada! Esta parece ser a opinião de grande parte dos jurídicos e administradores da SAD, como tal o processo não se arrasta para a próxima época, mas para mim a honra não foi defendida.

- Outra coisa é honra de Pinto da Costa e essa ele vai defende-la e assim defender aquilo que ele mais ama, o F.C.P., porque eu tenho a certeza que se fosse ele o único a decidir, ele iria até às últimas consequências, só que não é, como sei também que a justiça desportiva em Portugal vai manter esta decisão e a iria tomar, porque aos olhos da opinião pública e dos pseudo intelectuais de lisboa é a única decisão credível!

Portanto para mim a grande Desilusão que eu tenho é para com alguns administradores da SAD e conselheiros, que se calhar nem Portistas são.

Quanto ao que os outros pensam ou dizem estou me perfeitamente a borrifar, o que interessa é o que os Portistas pensam.

Só lamento que o futebol esteja a caminhar num sentido muito racional e orientado para objectivos, porque é tudo menos racional.

Para mim PORTO é PINTO DA COSTA e PINTO DA COSTA é PORTO, é assim desde que nasci e não quero viver o que muitos Portistas viveram antes desta era, só sei ganhar.

Desculpem o testamento, mas tinha de ser.
Fernando Tavares disse…
Caro Prata
Eu concordo com a posição da SAD/FCP pelo seguinte:
O recurso sobre a penalização de 6 pontos seria adiado até a altura que mais geito desse aos vermelhos.Ou seja, sentimo-nos naturalmente molestados com esta sentença, no entanto se a acatarmos ela será executado este ano desportivo. Para o FCP tanto faz qacabar a época com 24 pontos ou 14!
O Benfica não tenha dúvida amigo Prata estava a esfregar as mãos convencido que o Porto contestaria.....e aí adiaria a execução da pena para 2009 2010 ou2011, melhor adiaria para e quando a eles vermelhos mais conveniente fosse!
Assim a honra do FCPorto e seu Presidente serão legitimamente defendidas pois Pinto da Costa avançará com recurso e a "pena" ao FCP tão bem preparada em camarins de Hoteis Lisboetas......será acatada e jamais poderá ser utilizada contra o FCP Instituição!
Temos no meu ponto de vista que olhar para estes casos melindrosos a frio e verificar que a tomada do nosso Presidente só pode ter sido tomada após várias condicionantes!
Para isso e por isso é que ha assessores!
Um abraço Prata Parabéns pelo seu Blog
Só quem não conhece o F.C.Porto ou J.N.Pinto da Costa é que pode pensar que o Presidente foi obrigado a recorrer sózinho.
O clube e o seu Presidente ainda eram apenas arguidos, já estavam julgados e condenados na praça pública, com fugas de informação selectivas para determinados jornais. Agora sabendo tudo isto o F.C.Porto ia recorrer para começar o campeonato da próxima época com 6pontos de atraso. Isso é o que eles queriam.
Eu no meu blog abordei este assunto e o principal alvo foi obviamente R.Costa aqui o alvo das criticas é o Presidente. Formas diferentes, certamente, de ser portista.
Cumprimentos
Anónimo disse…
Que a desilusão tb se abateu ontem sobre mim é a pura verdade, poís tb sou dos que sempre esperava que o Porto fosse até ás ultimas consequências e com esta decisão de não recorrer leva-me a pensar que alguém já informou o PC que o Conselho de Disciplina da Federação vai ratificar esta decisão, se assim não for, o que terá levado a uma tomada de decisão contra o grosso dos adeptos portistas?..... Temos um grande presidente, mas não deixa de ser algumas vezes "inocente" de mais, foi a Carolina e agora com a sua confirmação vai aceitar que um arbitro desiganado para um jogo do Porto entre em sua casa 2 dias antes, com a mesma pessoa que tb lhe liga sobre as meninas para o Jacinto, são burrices a mais para um Grande Presidente de um Grande Clube e que sabe que 80% dos Portugueses o espreitam para saber o que faz, que raios de beneficios teve o Porto com estas visitas? Nenhumas pq o Porto NUNCA precisou de favores nem NUNCA precisará para continuar a ganhar campeonatos, e mais digo, quanto mais transparente for o nosso futebol mais coça daremos nos mouros e nos seus vizinhos
Anónimo disse…
LER,DIVULGAR E MEDITAR:


A dois dias de terminar o campeonato de 2007/08, os argumentistas do Apito Final conseguiram o impensável. Agradar a Gregos e a Troianos. Nem em novelas se idealizam finais tão perfeitos. Senão vejamos.

1. A nação benfiquista regozija

E consegue finalmente alguma alegria numa época tão cinzenta. Afinal Portugal é um país justo. O Pinto da Costa é corrupto.

Não interessa que os tribunais civis decidam o contrário. Não interessa que mesmo a própria justiça desportiva o venha a ilibar no futuro. O que interessa é agora e o agora está muito necessitado de boas novidades, mesmo que estas nada tenham a ver com o Benfica.

2. O FC Porto aceita sereno a retirada de 6 pontos

Numa época em que a retirada de pontos é indiferente seria contraproducente recorrer dentro dos controlados orgãos desportivos que temos. O verdadeiro recurso teria de ser levado para tribunais civis irritando a UEFA e colocando o futebol português em risco de retaliações. E aqui sim o FC Porto seria o clube mais prejudicado. Nem clube nem adeptos conseguem já imaginar o que é não participar na competição que junta anualmente os 32 clubes mais fortes da Europa.

Não recorrer é a decisão mais inteligente para o clube.
Não recorrer é a decisão que não compromete nem o presente nem o futuro.

3. SAD portista mantém a confiança no Pinto da Costa

Outra coisa não seria de esperar. As SAD visam a maximização do lucro e esta decisão é soberba. Não só não se feriram os interesses da SAD como se eliminou a incerteza que pairava sobre as acções.

O pior que existe para as acções de uma empresa cotada em bolsa é a incerteza. Como dizia um meu professor, "para o papel cotado, mais vale um adversidade consumada hoje do que um potencial mal menor amanhã". Neste caso, nem adversidade hoje nem incerteza amanhã. É mesmo expectável que se venha a assistir a uma valorização das acções no curto prazo.

4. E finalmente, Pinto da Costa livre para defender o seu nome

Como dirigente desportivo, nada mudou. Se alguém tinha dúvidas, o seu "não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada" dá uma pista sobre quem continuará a gerir o clube.

Mas com muito mais alcance e deveras muito mais importante, como cidadão, Pinto da Costa pode levar o recurso a qualquer tribunal sem colocar em risco o clube.

Aqui reside a força do FC Porto. O seu presidente chamou a si a defesa do nome do FC Porto com total liberdade para a defender fora do eixo viciado da LPFP e com o clube a salvo de qualquer retaliação.

Não é fácil ser o personagem principal de todos os Apitos à excepção do encarnado - principal não porque seja o mais visado nos processos, não porque tenha efectivamente corrompido o sistema, mas porque matou "o sistema" e instituiu um novo status quo com o "Glorioso" o "Grande", etc. arredado da ribalta. Mas mais uma vez Pinto da Costa provou ser um exímio estrategista.

Nem mesmo os intelectuais da bola viram esta a chegar!
Este desfecho só pode ter sido combinado.

IN FUTEBOLAR

Offline
Anónimo disse…
Uma farsa inconveniente

A frase de Pinto da Costa ilustrou, na perfeição, o que foi esta época desportiva. "Ainda estamos a quatorze e quinze pontos dos nossos adversários", arrotou o caudilho. Claro que sim. Não me vou dar ao trabalho de explicar porquê, não só porque já o fiz várias vezes esta época, mas também porque o Blog da Bola já me deu aquilo que me faltava: o motivo.

Ultrapassando aquela parte do "o FC Porto tem a melhor equipa", soube hoje que o FC Porto e o Boavista já sabiam, desde Outubro do ano passado (pouco depois do início do campeonato), quais os castigos que lhe iriam ser aplicados. Restava assim assegurar que esses castigos não comprometeriam, de forma alguma, a restante época. O que explica tantas e tão "boas" decisões de árbitros no decorrer da temporada. Voltando ao início: o FC Porto foi a melhor equipa? Claro. Mas desenganem-se os que acham que foi assim tão boa.

Sobre a Liga, não há muito a dizer. Até porque o artigo de João Marcelino no DN diz o que interessa. João Marcelino terá visto mais, conhecerá mais e lembrar-se-á melhor de tudo o que se passou nos últimos "25 anos", no futebol português, o que lhe permite expressar uma opinião mais fundamentada. E podem crer - os que não lerem - que a fundamentação tem muito que se lhe diga. Parece-me, ainda assim, curioso que uma tentativa de corrupção, que, pela Europa fora, foi já sancionada com a expulsão de competições europeias, por exemplo, dê, em Portugal, uma perda de seis pontos. Igualzinha à do tal erro administrativo. Culpa dos regulamentos. Pergunta: quem é que fez os regulamentos?

Daí a falsidade destas sanções. O FC Porto continua a poder passear-se, livre e impunemente, pelos campos da Primeira Divisão, mas o Boavista, que coagiu árbitros - a meu ver, crime tão grave como tentar corrompê-los - já vai, se superar a crise financeira, bater com os costados à Segunda. Onde é que está a justiça? Em lado nenhum. E é agora, passado todo este tempo, que vão ser finalmente alterados os regulamentos, para que, numa próxima vez, FC Porto e Leiria já possam fazer companhia ao Boavista.

E a nós, que sofremos constantemente com esta selvajaria desportiva, que nos resta? A satisfação moral de poder chamar os bois pelos nomes, sem que, por isso, possamos ser processados? Também. Mas a moralidade foi coisa que nunca me bastou. Seria, por isso, fundamental que as penas aplicadas reflectissem a gravidade dos comportamentos. Porque, podem ter a certeza, para o ano a farsa continua. E o FC Porto fará tudo o que estiver ao seu alcance para desmentir, em campo, algo que ficou provado em tribunal desportivo (e, aguarda-se, civil). E vai ser esse o novo grande estandarte da trupe azul-e-branca: a tentativa de provar que as vitórias do FC Porto apagam, por completo, o rasto de lama que vão deixando. É mentira, claro, mas nenhum adepto do FC Porto que eu conheça será capaz de admiti-lo. A calimeragem do "todos contra nós" passou agora a fazer um novo sentido. Porque, agora, é verdade. Estamos todos contra o FC Porto. E contra o Leiria. E contra o Boavista. E com "todos" não me refiro apenas aos benfiquistas, mas aos que adorariam poder assistir a um desporto isento, tanto na televisão como nos estádios.

Não aconteceu agora. E, podem apostar, não vai acontecer, de certeza, na próxima época. O rei é corrupto (na forma tentada). Long live the king.

por JAS in iliada benfiquista.com

VOCÊS SÂO UMA VERGONHA!!!

VERMELHÃO ATENTO
Anónimo disse…
O inteligente do artigo vermelhão e que fala de um tal João Marcelino, versus Leonor Pinhão, qual foi o campeonato ou campeonatos em que o FCPorto ganhou e que chegou "agora" à conclusão que o mesmo foi viciado.

Deixe aqui as datas e vamos comparar esses(s) campeonatos, recordando os jogos do PORTO e o slb pode ter a certeza, se não meter a cabeça na areia, não é?... que mesmo nos anos em que o PORTO foi campeão o slb foi SEMPRE mais favorecido que o PORTO, contudo não foi suficiente para ser 1º
Quanto mais transparente for os campeonatos mais cilindrados serão

tenho dito
prata disse…
Dani não acredito nessa de que a SAD delibera e Pinto da Costa acata...

Dragão de Vila Pouca, não são diferentes formas de ser adepto. São diferenças de opinião sobre a decisão. Já aqui tinha dito que nunca aceitaria uma decisão deste género e não será agora, como está a acontecer com muitos portista, que vou mudar de opinião. Poderá preferir destacar Ricardo Costa mas eu não lhe dou tanta importância. Aliás as decisões desse senhor, que anda a brincar aos tribunais desportivos,carecem sempre de legitimidade visto que se trata de um lugar sujeito a eleição e como tal estará sempre conotado com os apoiantes da lista de Hermínio Loureiro...

Por ultimo não se trata de discutir os efeitos desportivos que são claramente favoráveis. É uma questão de princípio. É a nossa honra e a nossa forma de estar que estão em causa. E não me venham com patrocinadores e capitalização bolsista que todos sabemos que isso não teve nada a ver com a decisão. Aliás ainda está por explicar qual a influencia real dos resultados desportivos na capitalização bolsistas das nossas SAD's.
riskolas disse…
Prata, faz-me um favor.

Neste assunto, assina por mim as tuas ideias que eu concordo com elas na plenitude... mas só neste assunto!!! Se falares do Quaresma, já sabes que vamos divergir... :D

Primeiro a honra! Em tudo! Seja futebol, vida ou profissão...
Anónimo disse…
Queriam que o clube recorresse?!

Lembrem-se das palavras doLuis Paixão Martins da Agencia deComunicação:

"A curta experiência de trabalho com o FCP confirmou, infelizmente, o que tínhamos identificado no diagnóstico inicial: existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa." E chamo a atenção para a parte MESMO QUANDO SE TRATA DE SITUAÇÕES QUE PODERÍAMOS DESCREVER COMO DE LEGÍTIMA DEFESA.

Isto vindo de alguém sem qualquer ligação sentimental ao FC Porto.
Anónimo disse…
O vocalista dos GNR, Rui Reininho, não está nada incomodado com o facto de a imagem poder sair beliscada.

"Qual imagem?", questiona-se o conhecido músico, num registo sarcástico. "Em nada afecta, visto que não temos imagem. As nossas vitórias são sempre de rodapé. Por mais que o F. C. Porto ganhe, nunca passa da segunda página. O que interessa é o novo timoneiro", argumenta Reininho, aludindo às movimentações do Benfica para encontrar treinador e considerando o castigo ridículo. "É de morrer a rir! Às tantas, quando formos receber a taça de campeões à Liga, só nos vão dar metade", atira.

Reininho vai mais longe na ridicularização da decisão da CD e até pensa que a subtracção pontual pode ser positiva. "Uma vez, caí nas escadas e apanhei pontos. Quando os tirei, foi um alívio", remata, com ironia
Lamas disse…
Se fosse só o PC a decidir, a decisão seria certamente outra...

A realidade actual dos clubes é outra... são verdadeiras empresas e impera a gestão racional das situações... foi o que aconteceu...

Eu não aplaudo, mas compreendo...
riskolas disse…
E quem é o Reininho?!?!!??

Ele é alguém para merecer um segundo que seja de tempo de antena para falar do porto?!?!?

Sempre que o vi, achei-o mais capaz de falar d'outro tipo de Porto... aquele que se escreve sem "o" no fim... e acaba em wine...

A quem interessar, informo que neste blog há uns posts mais antigos em que se fala da marca "FCPorto" além-fronteiras. Somos uma marca internacional! Se queremos de ser respeitados temos de nos dar ao respeito!

Bibó Puorto!
Anónimo disse…
O Reininho è BEM portista e "ridicularizou" a situação com oportunidade.
Anónimo disse…
Que me desculpem todos vocês, principalmente aqueles a quem porventura estas minhas palavras possam deixar transparecer uma total discordância sobre a forma e conteúdo de se exprimir num momento delicado como este, que não é claramente a minha intenção, até bem pelo contrário.

Pela minha parte, estou-me a marimbar literalmente para se juridicamente, legalmente ou outra coisa qualquer, se deveria ou não protestar tudo, parte ou nada das decisões provenientes da (des)Liga.

Neste momento, nestas alturas, por natureza da minha forma de estar na vida, não importa se bem ou mal, mais não faço do que levar à risca o provérbio popular de que «os amigos, são para as ocasiões»... e este, claramente, é um deles.

E que pretendo dizer com tudo isto? Apenas que estou total e inequivocamente ao lado do meu Presidente, ao lado do nosso Presidente, ao lado do homem, Jorge Nuno Pinto da Costa... não, não vou fugir a este manifesto de total solidariedade, qual «rato de esgoto», quando o barco parece começar a afundar-se... bem ou mal, pouco me importa, o meu Presidente, precisa do meu apoio neste momento, e precisará concerteza do apoio e solidariedade de todos os Portistas, numa união forte e sólida como nunca antes.

Resta-me apelar a todos os Portistas que, mesmo podendo sentir-se porventura nesta hora um tudo ou nada desiludidos com algo que tenha sido dito que não fosse de encontro totalmente às vossas expectativas, não se deixem abater, não baixem a guarda, não se acobardem, não se agrupem, ainda que inadvertidamente, a toda essa corja de abutres invejosos e rídiculos que a esta hora esfregam as mãos de contentamento porque julgam ter chegado a hora da estocada final. Estão esses acéfalos completamente enganados, porque ao fim de tantos e tantos anos, continuam a não entender que quanto mais nos querem atingir, mais fortes nos tornamos ... e ainda bem que assim o é, para que possam continuar alegremente a viver no país do faz-de-conta e da estupidez mental.

Eu já decidi... e bem: Presidente, tem toda a minha solidariedade e gratidão... estou ao seu lado!
I disse…
Para manter a honra do nosso clube nada como na proxima temporada ganhar o campeonata com 26 ptos de vantagem... isto eleva a honra do clube e lmebrem-se todos, basta não perder com o nacional...
A propósito das últimas calúnias... bem podem esperar sentados... ou então...

INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!


"José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d)."

FC PORTO SEMPRE!!!!!...a caminho do TETRA!!!!...antes do PENTA!!!!!....que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!