Farias na Sertã, Bufos em alvalade e Augusto Duarte na luz

Eis as figuras do fim-de-semana: Farias, o Augusto Duarte e os bufos.
Farias, Raúl e Paulo Assunção garantiram qualidade mais que suficiente para uma vitória tranquila na Sertã. Apesar de ter aqui sugerido uma revolução ainda maior no onze, também me parece correcta a opção conservadora do treinador, até porque o calendário ainda não está tão apertado como isso. Destaque ainda para a reintegração de Tarik que ainda terá uma palavra a dizer n luta por um lugar no onze. No entanto, este Farias não poderá sair do onze enquanto puser este empenho no jogo. É que além disso, ainda há golos, óptimo jogo de cabeça, sentido de desmarcação, bom jogo de costas para a baliza... Enfim, bela surpresa que nos trouxe 2008. Destaque ainda para a paulatina introdução de jovens valores e dos habituais suplentes na equipa. Se as ambições que temos para a Champions se concretizarem, vão ser precisos até ao fim da temporada.

Lá nos arredores da segunda circular, continua a imperar a real barafunda. Comecemos pela instituição. Augusto Duarte não era nomeado para um jogo do benfica há anos. Parece-me óbvio porquê... Aliás livrem-se de o nomear para um jogo do meu FCPorto! Por muito que dure este processo, e apesar do ónus da prova da história dos chocolatinhos estar nas mão dos procuradores e não nas mãos do nosso Presidente, não há condições para que este árbitro apite nem FCPorto nem benfica, e consequentemente, e por uma razão de equidade, o outro crónico candidato ao título o sporting. Nesse aspecto a Liga tem sido cuidadosa qb, como se exige. Mas aqui entra a Federação Portuguesa de Futebol. Essa gente vive num mundo à parte. Quer dizer, não será bem um mundo à parte. É um mundo de incompetência e como estamos em Portugal… Não é que a Federação se sente com pujança para organizar um Mundial, sem que antes disso prove que pode organizar uma competição profissional nacional? Já tivemos de tudo nesta taça. Para além deste caso já houve uma ronda em que tivemos duas equipas isentas (que tal por essas duas equipas a jogar entre si?!), aliás há sempre pelo menos uma equipa isenta, o que é fantástico. E até já houve uma nomeação tão imprudente como esta. Se bem se lembram, para o jogo do FCPorto contra o Desportivo das Aves foi um árbitro que tem um processo em tribunal contra o pai do actual presidente do Aves, que é até o anterior presidente do clube. Toda esta incompetência só pode resultar numa coisa: arbitragens condicionadas à partida. E foi o que aconteceu ontem na luz onde o sagaz repórter Nuno Luz até foi perguntar ao Augusto Duarte minutos antes do jogo como é que ele era capaz de arbitrar um jogo do Benfica nestas condições. Pois… Lá capaz ele pode ser, mas para além do handicap natural de ser dos árbitros mais fracos da primeira categoria, estava ainda mais condicionado. O que é facto é que não me pareceu ter falhado nos lances dos penaltys apesar de haver uma falta anterior clara no lance do segundo. Aliás o treinador do Paços tem mais queixas, mas como só vi o resumo, não posso estar aqui a opinar em seco… No fundo sobram duas conclusões do jogo de ontem: a incompetência dos quadros da Federação e o futebol aos repelões do benfica sem ponta de fio de jogo. Não admira que agora tenham passado a jogar com dois postes lá na frente. Assim não têm de construir jogo, é cortar e jogar directo lá para a frente e esperar que os armários vão aos encontrões desviando os defesas até à baliza. Se funciona com as equipas escocesas…

Quanto ao sporting, depois dos segredos e desavenças de balneário serem expostos nos jornais, Paulo Bento, tinha duas hipóteses: mentia e negava que aquilo tinha acontecido ou refugiava-se num «Este é um assunto para ser discutido no interior do grupo» ou qualquer outro refúgio deste género que os bons treinadores usam quando as coisas correm mal. Mas o Paulo fez pior: ao admitir que existem bufos, tem implícito que pelo menos grande parte ou a totalidade da notícia é verdade. Aí sim: concordo que já não há grande espaço para a autoridade do treinador. Aliás, Paulo Bento fez isto diversas vezes. Que interessam as repetidas demonstrações públicas de disciplina se passado nem uma semana aparecem consecutivamente novos casos… Além disso, e tal como os seus eternos rivais no campeonato da segunda circular, não mostram nada dentro de campo que justifique o estatuto de candidato ao título nacional...

Por último, gostava de falar da Selecção. Estou seriamente preocupado. Apesar da falta qualidade clara de alguns jogadores como Ricardo, Caneira e Petit (que está uma sombra do jogador que já foi), esperava que a restante equipa e sobretudo os fantásticos Quaresma, Deco e o melhor jogador do mundo Ronaldo, chegassem para suprir essas lacunas. Mas é preciso mais. Falta afinar a dupla Ricardo Carvalho/Bruno Alves e falta ter um meio campo em forma. E aqui é que reside o problema. Maniche jogou mal, Petit não tem pernas e Deco está num estado lastimável de forma física. Soluções: ir introduzindo Miguel Veloso na posição de trinco que apesar de não estar em forma é claramente a melhor solução para trinco e arranjar uma alternativa para o caso de Maniche continuar sem ritmo de jogo. Para já a melhor solução parece Raul Meireles mas há ainda Moutinho, Manuel Fernandes, Pedro Mendes e até Tiago que está a começar a jogar na Juve. Quanto a Deco não há alternativas. Resta rezar que melhore... Quanto à questão do ponta-de-lança, pouco importa enquanto Ronaldo e Quaresma jogarem sozinhos... E que faz o seleccionador perante os desafios que tem pela frente? Lança críticas vagas sobre excesso de peso e excesso de vedetismo... É o que temos, já me conformei com a ideia...
Equipa para a dificílima deslocação aos Barreiros:

Helton; Zé, Pedro Emanuel, Bruno, Fucile; Paulo, Raul e Lucho; Quaresma, Farias e Lisandro.

Comentários

Lamas disse…
Equipa para a Madeira... é essa... a melhor de momento...

Mas uma palavra para Tarik... obviamente só vi o resumo, mas chegar e voltar a marcar merece o destaque...

E já agora... que balázio do Kaz...

Quanto ao que disseste, concordo em traços gerais... não vi o jogo da selecção... mas pelos vistos a equipa de Mourinho do FCP de 2002/2003 começou a desaparecer... e agora Scolari???
Anónimo disse…
Oh, e nós aqui

"Com o desemprego a atingir recordes (...), com uma política de saúde tão contestada(...), com um ensino em crise, onde os professores continuam a ser o elo mais fraco" (Vítor serpa)

Que nem mais, ou como
à conta de MST, 10 milhões
de benfiquistas lêem a Bola
à terça-feira.

Pois é excelente o Miguel, comparando o apito doirado (eu gosto assim) a uma "história de pilha-galinhas".
Desde logo porque a celebração em Gondomar não passa de procissão de fachada, quando se sabe que, sedentos de afecto, os benfiquistas deste país só desejam vingança contra o FC Porto e o seu homem.
Se não, é ver como o caso Bexiga, que apontava ao cerne da acusação, dada o carácter de ofensa pessoal, levantado da denúncia expressa da co-autora, se desfaz em fanicos, com câmaras que se desligam, para ex., quando, afinal, nem existiam, após se levar a sério a testemunha em ordem à perseguição desse homem, como depois se abandona, à falta de provas e o testemunho em fumo...

Mas a saga deve prosseguir, com o "dream team" de MJ Morgado reorientado a novas denúncias, segundo o "Público", diz Miguel, da Carolina, então virada a "operações financeiras de compra e venda de jogadores do FC porto nos últimos anos". Como se demais homens de outros clubes, do grande Benfica ao mais pequeno, não tenham contas de operações de jogadores a cada época, de há vinte a trinta anos.

Mas é uma caça 'ad hominem', prepotente, indecorosa, sem rebuço e sem decência, quão discricionária, sem moral alguma. A demonstrar essa coisa presuntiva, que ao contrário de outro apito dado ao cesto, este apito persegue uma finalidade crua, apertar um homem, cercá-lo de todas as maneiras, até que alguma coisinha surja.

E dará na real vitória, mais que fogo de artifício, mero processo, um orgasmo, quando, de alguma forma, enfim, se provar que esse "pai", que até ama os seus filhos, não é nosso, e nem esse "presidente" que mais glórias já deu a algum clube, no mundo, é do Benfica, imperdoável afronta, ao tempo que aqui se sofre, ai, nóssa sinhóra, ó bieira!...