Miguel Sousa Tavares - Texto horrivel esta semana na bola!

Normalmente até concordo com ele mas o texto desta semana é muito mau. Ora leiam (pus a bold os pontos em que discordo completamente):

«Aqui há umas duas décadas, faltavam ao FC Porto cerca de vinte títulos de campeão para atingir a marca do Benfica, e uns dez para atingir a do Sporting. Com este 21º título, o FC Porto já leva três de avanço sobre o Sporting e já só está a dez do Benfica— já faltou muito mais! Este foi, porém, de todos os títulos de que me lembro, aquele que menos entusiasmo me causou. Primeiro, porque era esperado, quase obrigatório, face à imensa diferença de qualidade em quantidade entre a equipa portista e os rivais directos; depois, porque à semelhança da época passada, foi um campeonato mal jogado, em que o FC Porto foi apenas o menos mau de todos e o mais sólido na hora da verdade. Onze vitórias por 1-0, entre as 23 arrecadadas até aqui, dizem muito sobre a forma como o FC Porto chegou a este título: foi superior, mas apenas quanto baste e nada ou quase nada nos jogos com os rivais directos—um empate, uma vitória e duas derrotas.


2 O jogo do parto do novo campeão foi um retrato fiel deste estranho FC Porto, no modelo de jogo que Co Adriaanse lhe impôs para o último terço do campeonato: muita posse de bola, grande caudal ofensivo, instalação permanente no meio campo adversário, uma paradoxal segurança defensiva e, depois, uma confrangedora incapacidade ou de criar oportunidades de golo, ou de as concretizar. Contra o último da tabela, o FC Porto criou, como lhe competia, umas cinco ou seis opurtunidades claras de golo, mas apenas lá chegou através de umpenalty—o segundo de todo o campeonato e talvez a única decisão favorável e determinante da arbitragem de que dispôs em toda a época. Chega a ser enervante ver jogar esta equipa que tanto prometeu na pré-época: não se percebe, de facto, o que falta para que os centros do Quaresma sejam aproveitados como merecem, para que o Mccarthy deixe de apontar às traves, o Hugo Almeida deixe de cabeçear todas as bolas para fora, alguém consiga acertar com um livre na baliza. Em teoria, aquilo está tudo certo — o sistema, o andamento, a atitude. Mas depois não funciona, excepto na defesa e muito por mérito desse extraordinário jogador que se está a afirmar como merece, chamado Pepe (obrigado, mais uma vez, José Mourinho!).» (continua depois a falar de outros assuntos)

Ora o que ele não percebe é que isto no futebol e sobretudo nas grandes equipas das pequenas ligas, tudo funciona por ciclos. A seguir às grandes vitórias segue-se o inevitável desmantelamento das equipas e consequente reconstrucção. Ora este titulo, a meu ver, marca o início dos efeitos dessa reconstrucção. Senão vejam, fomos campeões equipa jovem que adquirindo maturidade. É obvio que falhamos muitas oportunidades mas isso é mais uma das coisas que virá com o tempo e com a confiança adquirida. É por isso que este campeonato soube bem: temos uma equipa em formação e é já uma equipa de campeões. E isso é importante.

Mas sobretudo o que eu não tolero é esta comparação com o péssimo futebol do Benfica no ano passado. Em 95% das vitórias por 1-0 o FCPorto dominou por completo os jogo e o resultado foi sempre lisonjeiro para o adversário e penalizado pelos erros da finalização.

E já agora o mérito do Pepe é todo do Co. Não chega indicar contratações. Todos sabemos que a grande virtude do nosso treinador é o trabalho com os jovens e sobretudo com o Quaresma e o Pepe. E este é dos poucos capitulos em que o Mourinho ainda não deu provas(também não teve oportunidade já trabalhou sempre com equipas maduras).

Não há comparação possivel Miguel! E eu que te tenho em tão boa conta! Isto de escrever no jornal oficial dos vermelhos está-le a fazer mal!

Comentários

Pispis disse…
Em grande Prata!
E para o ano vamos deslumbrar a Europa com o 3x4x3 com Diego no 11 com mt força mental... e sem o pai como empresário! :-)
riskolas disse…
Meus caros, eu insisto que o nosso Porto não joga bem.
Acho que fomos mesmo os menos maus. Se, em termos defensivos, estamos, de facto, muito fortes já no que concerne ao ataque somos uma equipa banal. Não conseguimos "abafar" o adversário, não conseguimos esmagar o adversário como o Porto tem de fazer... pelo menos na liga portuguesa...
Mantenho a minha ideia que o treinador apesar de todos os méritos que temos de lhe reconhecer não é treinador para o Porto.
E continuo a achar estúpido não se lançar o diego na posição "10"... adriano ou benni a ponta de lança e o diego nas costas...
Se houve indisciplina o jogador tem de ser castigado... e não o clube... nem os adeptos! O miúdo é indiscutível no "onze"
prata disse…
É isso tudo! Falta o nº 10 na táctica. Pode ser jorginho ou diego ou anderson. Agora um deles tem de jogar!
E é óbvio que a avaliação da qualidade da equipa não se pode medir no nosso campeonato. Por isso, fico a guardar pela próxima champions para me pronunciar a sério sobre o treinador e qualidade da táctica (que esperemos que iunclua o tal nº10).
Agora continuo a dizer que o texto do Miguel é mau.
Já agora, falei do trabalho do Mourinho com jovens e esqueci-me do excelente trabalho que fez com o Joe Cole
Lamas disse…
Concordo contigo miúdo... A mim este título soube-me pela vida e apenas só tivemos um ano sem ganhar... mas sem dúvida que foi dos mais saboros... Não me pareceu tão previsível como o Miguel Sousa Tavares diz, embora concorde com ele relativamente aos jogos contra os grandes... Deviamos e tinhamos condições para mostrar mais... Com excepção do último jogo contra o Sporting (e apenas em partes) é que notou-se alguma superioridade... Mas em nenhum deles demonstramos ser os mais fortes, sermos melhores... e isso, sem dúvida, o FCP ficou aquém do que é normal quando é campeão... o pior mesmo da temporada foi perder com o Benfica... por duas vezes e uma no Dragão... Mas sem dúvida que o Co fez muita coisa boa... pôs os putos referidos a produzir e revolucionou a táctica, na qual concordo também que falta o Diego em vez do Adriano...