Co



Não gosto do Co mas adoro a táctica.




Não comvém esquecer o dinamismo da táctica. Nesta táctica há 4 jogadores fixos e tudo o resto é dinâmico. Fixos temos o redes (ou libero) e três dos jogadores mais defensivos. Isto é, ficam sempre 3 jogadores na defesa que podem ser mesmo os 3 defesas, ou dois dos defesas e o trinco (quando o lateral sobe). Depois temos dois box-to-box (sim o meireles está a jogar nessa posição) par a equilibrar em termos defensivos e para fazer a transição para as alas em termos ofensivos. Nos 4 da frente podemos ter os 2 extremos + 1 avançado centro + um ponta de lança ou como no jogo com o sporting um nº 10 (que foi o lucho e a exibição não foi grande coisa) + dois extremos e um ponta de lança.


Em suma ganhamos um jogador de caracteísticas ofensivas. Tanto em relação ao 4-4-2 losango,como em relação ao 4-3-3 temos mais um avançado centro. É obvio que temos menos um a defender mas isso não se tem notado.




E porque é que eu não gosto do Co? Tenho a nítida sensação que tudo isto funciona mais por causa de alguns jogadores do que por causa dele. Se reparamos os esteios são o Pepe, o Assunção, e os 2 box-to-box. Resultado não sofremos golos. A prova que ele é mau é a parte ofensiva da táctica. É que ele não percebe que há um défice de organização de jogo ofensivo falta o nº 10 ou o avançado com capacidades organizativas. Sem ele o futebol tem de ser bombeado (valha-nos o quaresma!)e mais feio e ineficaz por causa do tipo de avançados que temos. Não é por acaso que o jorginho sempre que tem entrado par o lugar de um avançado o porto marca. Para além disso é teimoso, não sabe ler do banco, etc., etc...




Mas táctica gosto muito. Sempre gostei da táctica holandesa. Aliás ela já vem desde o velho Rinus Mitchels.

Comentários