Karma com H


Já sabemos que, para o país futebolístico representado nos media, o jogo de hoje vai ser resumido a duas jogadas: a do penálti de Brahimi e a do golo salvador de Hernâni. Os portistas viram mais que isso. Viram, desde logo, um Boavista ao seu nível habitual, em jogos contra o FCPorto. Equipa ultra defensiva, com agressividade para além dos limites, anti-jogo e muito mergulho. Nada que surpreenda. Aliás já devíamos estar habituados, mas dou por mim nestes jogos a ter sensações que é raro ter: Contra estes gajos, havíamos de ganhar depois da hora com um golo com a mão, em fora de jogo, marcado por um jogador que deveria ter sido expulso!

Passadas uma horas, mais recomposto do susto e da revolta, tenho de dizer que continuo com a minha argumentação habitual: será que o Boavista tem culpa? Não é bonito jogar assim, mas também não é bonito termos equipas no mesmo campeonato, com tamanha disparidade de recursos técnicos e financeiros. Aceito que cada equipa jogue com as suas limitações e tente aproveitar tudo o que lhe dão. Quem tem mais responsabilidade nisto são os árbitros. Um critério disciplinar regular teria evitado, quer a espiral de agressividade que se viu, quer o avolumar de faltas e de interrupções do jogo a que assistimos. Quantos foram os lances em que os nossos jogadores passavam e eram carregados fora de tempo? Até Casillas apanhou duas cacetadas dessas! E quantos foram os lances em que driblámos e ultrapassámos jogadores do Boavista que depois agarravam e abraçavam por trás? Quantos destes lances resultaram em amarelo nos primeiros 60 minutos? Um? Fomos altamente prejudicados e vamos passar a semana a ouvir o contrário por causa do penálti parvo do Brahimi. 

Também fomos muito superiores ao adversário e vamos passar a semana a ouvir que tivemos estrelinha. E tivemos! Mas foi preciso ter estrelinha porque antes tivemos um azar danado... Faz parte do jogo e este ano estamos a ficar especialistas em desfechos épicos no final dos jogos. Já tinha sido assim em Belém, na última jornada com o Braga e agora no Bessa. Mas o jogo de hoje foi bem mais desequilibrado para o FCPorto. No geral, fizemos um jogo tecnicamente fraco, mas isso não impediu que tivessemos uma quantidade invulgar de lances de golo iminente, que desperdiçámos. Mas não me preocupa tanto os golos que falhámos por azar. O que me preocupa são os golos que falhámos por limitações técnicas dos nossos jogadores. Na primeira parte Herrera quase perde um lance de golo porque tenta cabecear uma bola rente ao chão. Mas conseguiu fazer pior na segunda parte com um cruzamento em que nem acertou bem na bola quando estava na cara do golo. Felipe fez um pouco melhor com dois cabeceamentos na segunda parte mas, no primeiro, se tentasse cabecear para o chão, como mandam as regras, não teria falhado. Isto já para não falar do pior falhanço de todos, o de Soares. Incrível! Isto para dizer que nos orgulhamos do facto de Conceição conseguir tornar este FCPorto numa equipa competitiva, apesar de notarmos algumas limitações no plantel, nomeadamente na técnica individual de alguns dos nossos titulares. Eles têm sido capazes de ultrapassar tudo isso. O problema é que às vezes essas limitações notam-se muito e hoje foi o caso... Vá lá que apareceu um daqueles heróis improváveis: Hernâni! O tal que aqui descrevi recentemente como «tão útil como um umbigo no meio das costas»... Sou um asno! E o herói improvável até podia ser outro: Adrian Lopez...

A propósito das cartadas que Conceição lançou no jogo, não pude deixar de notar que saíram 3 dos nossos jogadores mais talentosos com bola. Soares foi uma aposta natural e talvez tardia. Há quem diga que deveria ter entrado de início... Tendo a concordar. Mas não posso deixar de registar esta tendência de Conceição perante um jogo que se complicava. Dá um sinal à equipa de que não quer mais "rodriguinhos" e é para apostar no jogo o mais direto possível. Aqui tendo a discordar. Prefiro manter em campo muito jogadores com capacidade para pensar o jogo. Mas resultou. Tivemos muitas oportunidades, mesmo na parte final e os factos acabam por dar razão ao treinador.

Individualmente, não me parece que tenham havido grandes exibições. Sendo assim, faço o impensável que é dar o MVP a Hernâni. Todos os jogadores tiveram coisas boas e más. Danilo esteve bem mas mostrou também alguma intranquilidade. Oliver teve fases boas no jogo mas também teve fases em que fez passes longos sem nexo. Herrera este bem na luta do meio campo, mas péssimo na finalização. Brahimi teve bons lances mas também faz um penálti ridículo que nos causaria muitos problemas, se assinalado. Marega jogou bem mas acaba por fazer poucos remates para quem joga sozinho na frente.  Os laterais acabaram por não ser tão ofensivos como Conceição gostaria. E os centrais lidaram bem com aqueles avançados chatos, mas também tiveram os seus deslizes. Sobra Hernâni que teve uma primeira jogada que foi ridícula! Mas antes do golo, já tinha assistido Soares para o falhanço da noite. Entrou muito bem!

Mantivemos a custo esta série de vitórias. No Dragão esperamos uma vitória mais tranquila, para a décima primeira...

Comentários