Primeiras impressões


Após quatro jogos televisionados e um jogo ao vivo, já podemos dizer que temos uma ideia do que mudou neste FCPorto de Sérgio Conceição. 

Começando pelo mais óbvio, mudaram apenas dois titulares. Mas se a troca de Maxi por Ricardo parece uma mera e natural sucessão, a entrada de Aboubakar no onze é uma representação perfeita da ruptura com o passado recente, que Sérgio Conceição está a implementar. Todos recordarão a dificuldade que NES teve em conciliar a utilização de dois pontas-de-lança, com o seu estilo de jogo mais conservador. Ao contrário do seu antecessor, Sérgio percebeu que já tinha uma linha defensiva com qualidade suficiente para implementar um sistema mais ousado e que garanta mais gente na área e mais poder de fogo. Nuno também a tinha e até foi ele que a desenvolveu na temporada passada. O problema é que não conseguiu transformar a solidez defensiva, numa base de sustentação para uma equipa cada vez mais atacante. Aqui esteve um dos maiores erros de Nuno. Temos portanto mais gente na frente, algo que parece bastante natural dado que teremos as despesas do jogo, perante equipas fechadas em redor da sua área, em 90% dos jogos.

Ora com a entrada de Aboubakar, sai um médio. Sobrarão responsabilidades acrescidas para Danilo e sobretudo para Oliver. Danilo ainda não está completamente adaptado e André André tem estado melhor nessa posição. Mas nota-se que é apenas uma questão de ritmo de jogo, visto que tem de percorrer uma zona de acção maior, tendo começado mais tarde. Ainda hoje, Danilo teve uma excelente abertura para o segundo golo e uma péssima abertura para a jogada mais perigosa do Deportivo no jogo. Já Oliver, parece estar a adaptar-se na perfeição, tendo sido um dos grandes destaques da pré-temporada. Exige-se aos médios, amplitude de movimentos, muito pulmão e muita agressividade no ataque à segunda bola e na reacção à perda da bola. Dá a ideia de que os médios estão a responder bem. Até o Herrera e o Sérgio Oliveira saem beneficiados.

Por último, uma alteração que se nota bem é o posicionamento dos laterais e dos extremos. Aqui dá a ideia que Sérgio tem dois planos. Um mais conservador em que um dos extremos é Ricardo Pereira, garantindo mais solidez  e mais segurança na transição defensiva e mais foco nos cruzamentos para a área. A outra, mais utilizada, é a versão com Corona e Brahimi (ou Otávio). Aqui a movimentação é simples. Com o campo em perspectiva vertical, tentem dividir o campo em cinco. A faixa central é para os avançados e para os médios. As faixas laterais estão reservadas aos laterais, que fazem o corredor todo e que procuram posicionar-se e receber já no último terço do terreno. Já os extremos, procuram fazer movimentos em direcção a zonas interiores e tentam receber nas faixas intermédias para rodar , organizar e colocar na ala ou nos avançados em constante movimento. É a vantagem de ter extremos com estas características.

Quanto ao 'reverso da medalha' temos transições defensivas mais... Vamos dizer excitantes. Preparem-se para  muitas situações em que o adversário avançará para a nossa área em igualdade ou mesmo superioridade numérica. E isso não acontece só nos contra-ataques. Dado o posicionamento muito adiantado de Oliver e Danilo na pressão à saída de bola do adversário, não tem sido invulgar que a bola entre nas costas dessa pressão, ficando o adversário com muitos metros para correr. Nota-se aqui algum risco que, para já, está a compensar largamente e que acredito que, na maior parte dos jogos, vai compensar.

'Grosso modo' são estas as alterações mais significativas e parece que estão a funcionar. De resto, deixarei apenas pequenas notas:
- Falta esclarecer o papel de Indi e Reyes no plantel. Eu diria que ficará um deles mas, se vendermos o outro, faltará um defesa no plantel;
- Falta esclarecer também o papel de Maxi e Layun. O primeiro é demasiado caro para ser suplente e o segundo tarda em ser colocado, com o seu rendimento a piorar a cada jogo. Entretanto eles vão jogando e a retaguarda de juventude portista, Rafa e Dalot, continua no banco. Dava-lhes jeito os minutos nesta pré-época;
- Naturalmente, Rui Pedro e Marega seriam o plano B do esquema de dois avançados, mas apenas vi jogar um deles e com Otávio nas costas;
- Temos uma quantidade invulgar de jogadores em fim de contrato e apenas ouvi falar de tentativas de renovação com dois;

Para concluir, tenho ouvido várias vezes que ainda não defrontámos grandes adversários e que isso tende a desvalorizar os bons resultados obtidos até agora, nomeadamente na imprensa e no comentário desportivo. Já sabemos as habituais intenções dessa imprensa, mas também tenho ouvido portistas a dizê-lo. É como a história dos reforços. De certeza que já ouviram os vossos amigos ou colegas de clubes adversários a tentarem picar-vos com a nossa 'falta de dinheiro' para contratar. A imprensa também foi insistindo bastante nessa 'tecla'. Em duas semanas a crítica e o motivo de gozo passaram a ser um elogio. Pois eu acho que esse aspecto do planeamento da pré-temporada foi bom e que também se transformará em motivo para elogio. Pelo caminho defrontamos já três adversários de primeira liga, que é o nosso objectivo principal, ganhamos e conseguimos dar à equipa um capital de confiança que vai ser importante nos primeiros jogos do campeonato.

Venha daí o campeonato! A propósito, que dia esquisito para começar...

Comentários

Tony Silva disse…
O Ruben era capaz de se impor sobre o Danilo neste esquema... mas isso já são águas passadas.