O pai, o filho e o Nuno


Nível humorístico no título: elevadíssimo!

Pela imprensa, o processo foi conturbado. O pai queria um, o filho queria outro, o Antero queria outro... Uma confusão! Pelo que nos diz o Presidente, o processo foi calmo e resolvido à primeira tentativa. A verdade deverá andar algures pelo meio...

A verdade é que se volta a recorrer a um homem de Jorge Mendes para dar a volta a um ano horrível. Já sei que os portista falam de três seguidos, mas o ano do meio, mesmo sem títulos, foi bem melhor que o ano de Paulo Fonseca/ Luís Castro e que o segundo de Lopetegui/Peseiro. Há dois anos, todos diziam que precisávamos de um perfil ambicioso para reformular plantel, espicaçar os jogadores acomodados e para projectar o futuro. Jorge Mendes colocou cá um treinador seu para aproveitar a habitual rampa de lançamento. Passados dois anos, as necessidades mantém-se, com a agravante de a seca de títulos se ter prolongado. O 'amigo Jorge' volta a ajudar colocando cá o seu cliente nº1 (em antiguidade, não em notoriedade). O Mendes ajuda muito! Espero que lhe paguemos a comissão em letras, para descontar daqui a um ano. Depois, logo se vê...

Vamos a Nuno Espírito Santo. Comecemos pelas vantagens. É um ex-jogador, com muitos anos de casa e ex-capitão. Por muito que não fosse um líder em campo, lembramo-nos que pouco jogava, era um líder natural de balneário. Esta é uma característica que aprecio nele e difícil de encontrar no mercado actual. Isto porque outros nomes que apresentam esta conjugação de características, como Jorge Costa ou até Domingos, por exemplo, estão em fases de estagnação das suas carreiras. Nuno não está, por muito que tenha falhado no segundo ano no Valência.

Em termos de currículo, tivemos um ano de estreia muito bom no Rio Ave,  e um ano menos bom, mas com duas finais de Taça para compensar. No primeiro ano de Valência ficou em quarto lugar a um ponto do Atlético de Madrid de Simeone. Bom! No segundo ano começou mal e poderá não ter tido tempo de recuperar. Os dois treinadores que o substituíram, fizeram bem pior. Quando saiu estava em 9º a 2 pontos da Europa, e terminaram 12º a 14 pontos... Ou seja, em termos de currículo como treinador principal, não será pior que grande parte das opções anteriores para o cargo. Antes pelo contrário. 

Mas arrisco dizer que o currículo tem importado muito pouco nas últimas escolhas de Pinto da Costa. Já desisti de tentar avaliar por aí. Ele opta mais pela personalidade e carisma e, estatisticamente e mesmo contando com os últimos três anos, tem-se dado bem. Dá a ideia de preferir isso às próprias ideias de jogo, visto que aposta em gente com currículo curto e ideias de jogo em fase de consolidação. Como jogam as equipas de Nuno? Podemos dar palpites, mas não chegamos lá. Importam as características pessoais. E quais são as características que mais se destacam? Feitio vincado, mas expresso com tranquilidade. Discurso pausado mas forte, às vezes a roçar o paternalismo e até a arrogância. A isto temos de juntar ao facto de ser um ex-capitão com ligação quase umbilical ao maior empresário de jogadores do mundo. Ideias de jogo? Só a partir de Julho, mas iremos ter algumas noções pelo andamento do mercado, nomeadamente a política de dispensas, empréstimos e contratações.

Veredicto? Só no fim dos primeiros jogos. Lá para Setembro/Outubro. Uma aposta arriscada, como já é habitual. Para já, como sempre, terá o nosso apoio incondicional!

Comentários

levezinho disse…
Sempre vi a contratação de Peseiro como algo de transitório (e se a coisa corresse bem... eles lá arranjariam maneira de se safar da embrulhada) e que o treinador desta época já estaria delineado (e por isso até aceitei facilmente Peseiro). Não me parecia fácil arranjar um transitório muito melhor.

Mas se o treinador desta época era Nuno.. então não percebo a contratação de Peseiro.
Lamas disse…
O possível argumento de não ter sido em janeiro poderá estar relacionado com a possível "zanga" com Jorge pelo término da relação com Lopetegui... mas se esta era mesmo a aposta forte (já pensada), então teria de ter sido feito tudo logo em janeiro... talvez "esperassem" AVB é a outra justificação possível...

Agora tá feito... vamos NES... conhece os campos à casa e viveu por dentro alguns tempos de glória do FCP... tem essa vantagem e a da estreita relação com o melhor empresário do mundo...
miguel87 disse…
Na minha opinião não vai haver grandes alterações a nivel de resultados.
o problema principal do clube é a direcção, e enquanto esta se mantiver no activo com a postura de se preocupar mais em se defender a si própria e aos interesses particulares do que em defender os interesses do clube, a diferença entre um treinador ou outro vai ser entre dar luta no campeonato até ao fim (sem o ganhar) e fazer boa figura na europa (como em 2014/15) ou andar pelo 3º lugar e fazer figuras tristes na europa (como a época que agora acabou).

Resta saber o que vale o Nuno, sendo claramente mais uma aposta de alto risco, sem garantias nenhumas de estar à altura do papel. Acho que ninguém duvida que ele só chegou ao lugar pelo factor Mendes.
De resto concordo contigo, veredicto, só depois da bola começar a rolar e vermos qual é a ideia e estilo de jogo que ele vai implementar.
Anónimo disse…
Miguel, apesar de concordar que ele só chegou onde chegou por causa do Jorge Mendes não era qualquer um que faria o trabalho que ele fez lá. Por exemplo, o Villas Boas chegou ao Porto não sei como e pior que isso saiu do Porto e até hoje ganha milhões à custa do trabalho do treinador do Fenerbarche.

Artur
Eu teria preferido o Villas Boas, e se até compreendia que a contratação fosse impossível em Janeiro, já custou não se ter concretizado no final da época.

Mas acredito e confio no Nuno. Acho que mesmo não tendo um currículo recheado de vitórias (como treinador, porque como jogador é o que se sabe), conhece a casa muito bem, ao contrário das opções anteriores.

E isso viu-se bem com o sucesso do Villas Boas e depois com o Vitor Pereira (goste-se ou não dele, o que é certo é que ganhou títulos).

Força Nuno, força FCPorto!