Revelações, Desilusões e as Explosões adiadas


Comecemos pela grande revelação da época. Maicon começou a época como quarto central. Mangala custou um dinheirão e muitos julgaram que iria ser ele a lutar com Otamendi por um lugar o onze. Na verdade, Maicon terminou a época como o único central titularíssimo. Diz muito da segunda metade da época deste jogador. Valorizo ainda mais esta ascensão pelo facto de ele ter conseguido superar o presente envenenado que lhe deram com a titularidade como lateral direito. Não me agradou nessa posição, mas fez o melhor possível numa situação incómoda para ele e para o futebol da equipa. E como não falhou redondamente, deram-lhe a oportunidade que ele tanto ansiava. E brilhou a central. Forte no jogo aéreo, duro QB e apreciavelmente rápido para tamanha envergadura física, acabou por decidir também na área adversária com golos importantes na parte final da época. É também uma das grandes esperanças para a próxima época

A minha segunda revelação esteve emprestada ao Rio Ave. Atsu foi upgrade de qualidade que nos permitiu vencer o campeonato de juniores de há duas épocas. Em juniores ao contrário de acontece na primeira liga, é o Sporting que é sempre favorito e só gerações muito boas de jogadores é que nos permitem almejar o título. No entanto, não julguei que fosse vingar na primeira liga logo no primeiro ano. Jogador muito interessante e muito diferente dos extremos que temos no plantel. Rodando mais um ano ou ficando no plantel, parece-me é um valor seguro já para a época de 2013-2014.

Vamos às desilusões. A primeira metade de época de Varela foi um desastre. Recuperou na segunda metade, mas Varela é um valor seguro e não deveria oscilar assim de forma. Depois temos ausência de ponta-de-lança. Não estamos como o Paulo Bento que tem de inventar com um miúdo que jogou meia dúzia de minutos nesta época. Ainda assim não estamos bem. Kleber é apenas uma promessa por cumprir e Janko tem dificuldades porque não é o avançado a que estamos habituados. O FCPorto tem tido quase sempre avançados com muita habilidade e assusta que este tosco seja titular. Ainda assim, prefiro-o ao Kleber. Mas esperava mais de um jogador tão experiente. Quem também não me agradou foi a dupla Defour e Mangala. Demasiado caros para a baixa produção em campo. Jogadores deste preço têm de entrar na equipa sem que se sinta grande diferença. O mesmo não direi de Alex Sandro, por exemplo. Jogou pouco mas quando jogou cumpriu. Outro jogador que não gostei foi de Bracalli. Não gostei de nenhum jogo. Para isso, mais valia ter ficado o Beto. Por último, Iturbe também não agradou. Não vi nada. Mas vi poucos minutos. No entanto, já tinha visto jogos dele e achei que mesmo com os poucos minutos que teve, deveria ter feito melhor.

Para terminar as esperanças para a próxima época. Maicon vai começar como patrão da defesa e tenho esperança que agarre o lugar a preceito. O mesmo direi de James como líder da manobra ofensiva. Lucho ajudará bastante. Para terminar, tenho esperança que as caríssimas contratações do ano passada comecem a dar rendimento à equipa. Estou a falar de Mangala, Defour, Alex Sandro e Danilo. Sobretudo este último e a médio. Julgo que a lateral não solta o seu talento na plenitude. Veremos.

Comentários

riskolas disse…
Prata, ao ler este teu post fiquei com uma sensação estranha.

Na verdade, cheguei à conclusão que não tenho muito a dizer acerca da época finda, seja porque já fui falando ao longo da época, seja até porque, por um ou outro motivo, me desliguei um pouco.

Ainda assim, concordo com o destaque do sucesso suicida do Maicon. Podia ter acabado a carreira no Porto mas correu bem.
Não são tão cáustico como tu relativamente ao Mangala e ao Defour. Sobretudo, este último teve bons momentos. Recuso-me a falar do Iturbe.

A minha maior desilusão foi o Kléber. Esperava muito mais dele.

Confesso que não sei o que esperar da próxima época. A solução VP deixa-me muito desconfiado.
Lamas disse…
Prata, estou contigo na análise... Maicon, sem dúvida, a grande revelação e espero que as grandes contratações da próxima época sejam as contratações da última época... se aparecerem em grande poderão ser 4 reforços de peso para um novo FCP... aguardemos...

Espero, como já disse em comentários anteriores, que seja o ano do James...

E que surja de algum de lado esse ponta de lança (avançado) que tanto queremos...
miguel87 disse…
Para a próxima época espero a confirmação de Atsu no 11 do Porto e a vinda de um PdL que dê ainda mais rendimento ao ataque.

Também espero que o meio campo seja devidamente reforçado, só 3 jogadores para 3 posições não é realista, têm que vir pelo menos mais 3.

Se saírem Rolando, Alvaro, Fernando e Hulk, não me espantaria. Mas também não me admira se o Hulk ficar mais um ano.