À vontade do freguês


Correu bem a viagem à Marinha Grande. Ainda na segunda-feira desejávamos aqui que James começasse a jogar para que pudesse arrancar para aquela que será a época da sua explosão. Pois não só jogou como, mesmo a 60% das suas capacidades, encheu o campo de magia com dois golos e participação decisiva noutros dois. Também temos insistido aqui que o Kleber tem tudo para dar certo e que apenas precisava de marcar um golo para a coisa começar a engrenar. Pois marcou dois! Por último, era imperativo trazer os três pontos e fazer uma exibição convincente para lembrar certos iluminados a diferença entre o verdadeiro líder e um líder à condição. Não só ganhámos de forma convincente como goleámos.

Vamos ao jogo. Não fizemos sempre aquele jogo de paciência e de posse. A verdade é que houve alturas em que tentámos chegar bem rápido à baliza contrária e fizemo-lo sempre com bastante perigo. Dava até a ideia que o nosso maior obstáculo não era a defesa do Leiria, mas o campo que insistia em pôr a bolinha aos saltos... O Leiria, que até tem um avançado interessante, foi atacando pelas alas à procura de cantos. A táctica até nem correu mal, o problema é que os cantos eram mais perigosos para eles, visto que originavam quase sempre perigosos contra-ataques. Os golos foram surgindo com naturalidade e com alguma classe. Apesar do terreno acidentado viu-se bom futebol e um belo exemplo é o quarto golo, segundo de Kleber, com participação de Palito e do inevitável James. Grande momento! Destaques pela positiva, todos, sobretudo James, Moutinho e Belluschi e a estreia auspiciosa de Defour. Parece mesmo um Moutinho belga. A rever.

De mau há pouco a apontar. Alguns erros defensivos, Alvaro ainda não está no ponto e Maicon tem aquela maldição de, mesmo que esteja a jogar bem,  a cada erro seu corresponde sempre um golo sofrido. No entanto, cá fica a minha primeira crítica a Vítor Pereira. Hulk não deveria ter jogado. Poderão retorquir que digo isto agora que sei que o James está capaz de assumir a equipa e que foram circunstâncias especiais. Ainda assim, não tenho memória de uma situação destas: um jogador que joga em dois dias seguidos. Ainda se não tivéssemos alternativas. Mas temos Varela, Rodriguez, Iturbe, Djalma. Além disso é extremamente desmotivante para estes jogadores. É preciso fretar um avião de Londres à pressa porque eles não dão conta do recado... Esteve mal o Mister.

Comentários

Artur disse…
Prata, houve um jogador que deu o exemplo antes de fechar o mercado. Esse jogador é uma super estrela e os outros tem que saber que só com atitudes dakelas se adquire estatuto. Os outros souberam hoje que o Incrível é por merecimento um caso à parte e um exemplo de profissionalismo e dedicação.
miguel87 disse…
Sublinho a ideia expressa no post sobre o Maicon, que fez cortes atras de cortes, limpou, varreu, deu toques de classe... e mesmo assim, está no primeiro golo por azar e no segundo por falha própria. Há gajos que não nasceram mesmo com o cú virado para a lua!
De resto, este ano como já tinhamos vindo a suspeitar, será a época de James + 10 :)
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Excelente vitória do nosso Porto. Grande exibição de James. Ontem tivemos um meio campo que funcionou e James trouxe velocidade ao ataque.

O triângulo de meio campo constituído por Fernando, Moutinho e Belluschi deu frutos. Com Fernando na equipa podemos libertar Moutinho para o transporte e construção de jogo, e corrigir um facto que tem condicionado o rendimento de Kléber, que é a falta de um homem nas suas costas a apoiar e a aproveitar os espaços por ele criados. Belluschi a jogar nas costas de Kléber, aproveita os espaços criados por Kléber, e daí resultam lances de perigo.

Grande jogo também de Belluschi e Kléber bem melhor, com um jogador no apoio. Fernando ganhou novamente o lugar.

O relvado estava uma vergonha.

Fantástico o apoio dos nossos adeptos à equipa.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

P.S

Última Hora:
Pedro Caixinha, afirmou que para além dos jogadores o SL Bosta emprestou também o electricista responsável pelo apagão!
Lamas disse…
Para mim este jogo foi, claramente, James... que jogador, que classe... é o Beckham esquerdino...andou ali a vaguear atrás do ponta de lança, especialmente na 2a parte, por todo lado e quando a bola chegava geralmente saia um passe a rasgar... 19 anos??? ou 20 que seja??? uma maturidade a jogar muito acima...

Discordo na análise ao Hulk... o moço precisa de carinho... precisa de sentir-se especial e penso que esta atitude é mais uma para ele se sentir assim para render o máximo... não condeno embora compreendo as tuas observações...

Estava com saudades das cuecas do Belluschi...

Uma última nota para arbitragem... achei que esteve especialmente mal... não gosto deste gajo... o jogo é que foi fácil...
miguel87 disse…
A minha critica ao VP é o facto de ter metido o Fernando no lugar do Souza.. Além do Souza já ter dado provas esta época que é capaz de se impor no jogo defensivo e ainda com margem de progressão, cada vez que a bola cai nos pés de um e outro a diferença é abismal!

Um outro promenor que me ficou é que pelo menos até agora nos nossos jogos o Moutinho não tem tido aquelas exibições plenas de fulgor e empenhamento que nos habituou na época passada.
Já na seleção e pelo que vi do jogo de sexta, não foi bem assim e até determinada altura da primeira parte aquilo era Moutinho + 10.
Espero que seja apenas uma má impressão minha e não um deja-vu da última época no Porto de Meireles, que treinava no clube mas só jogava na seleção...
Penta disse…
@ Prata

« Não só ganhámos de forma convincente como goleámos »

quem não pense assim ;)


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II
Daniel disse…
Boa exibição e melhor resultado!

A máquina já começa a carburar, para isso contribuiu em muito James, que grande jogo, o motivado Palito e Kléber já factura!

Menos positivo, a defesa, sem alguns titulares, deu umas borlas!

Na equipa de ontem existiram 3 interrogações, que certamente não serão titulares nos próximos jogos, jogando apenas pela rotatividade que a equipa tem de ter, Maicon enterra que se farta, Fernando que não merece o lugar nem por sombras, Souza é o titular, notou-se na sua entrada a garra, fez uma falta para amarelo, mas necessária e Fucile que fez o passe para o golo do Leiria, a defesa esquerdo tem jogado bem melhor.

Otamendi, Souza e Sapunaru são soluções bem melhores.

O Incrivel jogou, porque é único e insubstituivel, se não fosse o quintal onde se jogou ontem tinha marcado um golo fabuloso.
Tony Silva disse…
Agora é que é!
Já fechou o período de transferencias por isso temos de ignorar as anteriores exibições de Fernando, Moutinho, e outros que tal. Independentemente de terem querido ou não sair, o certo é que não sairam e como tal agora estão (pelo menos) "tranquilos", pelo que o futebol será outro.

Foi muito importante que os golos tenham sido de James e Kleber. Principalmente este ultimo que precisa de confiança, já que o James está noutro nível.
Também é curioso que só quando apareceu agora o James é que o Varela começou a mostrar algo...

Hulk tinha de jogar obviamente! Ninguém tem de ficar fodido porque toda a gente percebe a diferença de valores e o que é o Hulk para o porto.
Se fizessem isso para ir buscar um Fernando é que o resto dos jogadores ficavam fodidos.
Agora o Hulk é o nosso Messi. :) Ninguém no Barça ficaria fodido se fretassem um charter para ir buscar o Messi a correr.
Aqui é igual... pah, é o HULK!

Agora, o que ele podia era tê-lo tirado ao intervalo. Não devido a cansaço, porque aquela merda parece pedra, não há cansaço que lhe pegue, mas sim porque estava tocado e já estava 2-0. Há jogo na sexta.
levezinho disse…
Lá estás tu prata com a mania que são todos iguais... não são. :)

Se o Porto perdesse e o gajo não metesse o Hulk eu chamava-lhe muitos nomes.


James é enorme...
Beluschi é pura classe, só precisava de ser mais determinado na hora de atacar a baliza.

Temos demasiados gajos demasiadamente bons para aquele posição.


Mais que o ponta de lança, acho que nos falta um patrão na defesa.


Próximo jogo... Bracali na baliza, Helton a central... ainda tinhamos a vantagem de sair a jogar melhor a partir da defesa.
prata disse…
Eu sei que é o Hulk. Mas os outros também têm qualidade e ninguém levaria a mal se lhes tivesse sido dada uma oportunidade. Mais razoável até poderia ser tê-lo no banco para uma eventualidade. Eu não o faria. Por mim nem tinha sido convocado. Mas seria mais razoável.

É que ainda por cima, o boletim clínico de hoje dá-me razão...
Pispis disse…
O João Capela é um boi. Duas vezes que apitou o Leixões em 09/10 e duas vezes q o Leixões acabou com 9, uma delas na Luz. Não há dúvida, é um boi :-)

O Porto tem uma ekipa do crl, até se dá ao luxo de jogar sem Álvaro e James no Mónaco :-)

O Maicon é uma miséria... enterro atrás de enterro, será uma questão de sorte? :-) No 1º golo a bola não bate nele, é ele que mete o pé na bola... O Otamendi é um susto c a bola nos pés, o Mangala até enterra nos sub-21, ainda ao menos temos o Rolando :-)

Prefiro Hulk a descansar na Sexta no Dragão do q ontem contra o Leiria no quintal, mas mm assim é melhor metê-lo no banco para qq eventualidade :-)