Percebe-se porque é que o Pereira não o largava


Estou a partir do princípio que o homem percebe alguma coisa de futebol e que viu em Kleber o que nós estamos a ver nestas duas oportunidades que tivemos. Para já entusiasma! Muita garra, boa movimentação de costas para a baliza e golos. Deixa a ideia de que não precisaremos de recorrer aflitos ao mercado se vendermos Falcao... É demasiado cedo, mas é a ideia com que fico nestas primeiras análises. Mas eu até gostei de toda a equipa. Tivemos um bom ensaio. Entrámos muito bem no jogo chegámos com naturalidade à vantagem. De repente, parou o cérebro a Fernando e o Rio Ave reduziu. Voltámos ao controlo e, naturalmente, alargámos o marcador. O importante é a impressão de fica de que o plano não mudou muito. Melhor ainda, o plano consegue ser executado pelos artistas todos. Notou-se que jogámos sem Falcao, Hulk, Palito e Guarín? Na segunda parte chegámos a estar com um ou dois titulares em campo...

Noutros destaques, Djalma apesar dos golos falhados, Varela, a magia de Belluschi, o golo fabuloso de Moutinho e a braçadeira  que envergou. 

No fim-de-semana há mais.

Comentários

Taqui disse…
Nao vi o jogo, mas liguei a um amigo que foi lá e ele disse-me que tavamos bem servidos.. mt garra, corre muito, marca!
Pra mim é a confirmaçao do que vinha a fazer no Maritimo, notava-se mt qualidade.
Dragus Invictus disse…
Bom dia

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com
Lamas disse…
Das novidades... destaques para Kleber e Djalma, apesar de, tal como referes, ter sido perdulário...

Dos antigos... Fucile e os cruzamentos de pé esquerdo... Belluschi e a sua classe...

Moutinho a 10, a capitão e com um golo fantástico... com Fucile e Rolando no 11??? estranhei, mas gostei... :)

Fernando... tirando a cueca de outro mundo nos primeiros instantes foi uma nódoa completa... demasiado mau e não apenas no golo que sofremos...
Tony Silva disse…
O Lamas já o referiu e é para mim um dos maiores destaques, as duas assistências de pé esquerdo do Fucile ;)
prata disse…
Faltou essa referência. Importante numa altura em que alguns portistas não se importam nada que ele saia. E se ele passar a jogara assim? Sapunaru e Danilo vão ter dificuldades...
riskolas disse…
Já se sabe quando é que o Danilo vem?
Agosto'11, Janeiro'12, Julho'12?
miguel87 disse…
E o Atsu? Os 2 primeiros toques na bola quando entrou foram de classe! Gostei!

Eu já escrevi aqui e repito: 5 milhões pelo Fernando e era muito bem vendido!