O Apagador


Foi o efeito do jogo de ontem. Apagou-se a má imagem de Londres, apagou-se o sorriso de Wenger e também o de Platini. Pelo segundo ano consecutivo fomos primeiros no nosso grupo da Champions League. Uma das coisas que se pede a Jesualdo é sempre uma candidatura sólida pelo menos aos oitavos de final da prova. E isso ele tem conseguido consecutivamente e até tem feito melhor visto que nestes dois últimos anos tem se colocado em melhor posição para passar aos quartos. Sejamos claros: é óbvio que estamos em melhor posição no sorteio por muito que Chelsea, Real Madrid e Inter tenham ficado anormalmente em segundo nos seus grupos. Com isto há ainda a possibilidade dos Tubarões se irem comendo uns aos outros já nos oitavos de final o que também é muito bom. E há a segunda mão no nosso fantástico Estádio do Dragão. Gostava muito, e o Deco que me perdoe, de eleminar o Chelsea do Scolari. (É aproveitar enquanto estamos com a moral toda...)

Wenger desrespeitou-nos pela segunda vez na prova. Por muito que eu admire o seu incrível faro para descobrir talentos, sobretudo em França, e por muito que o futebol que este Arsenal por vezes apresenta seja o mais bonito do mundo, não posso apreciar estas características num treinador. O respeito pelo adversário é fundamental no futebol e em tudo. Apesar de estar há muitos anos em Inglaterra, Wenger não perdeu ponta da fanfarronice e sobranceirismo bem próprios dos franceses. Todos sabemos que os franceses têm tanto a dever à humildade como as francesas têm à depilação... Como tal, enquanto as francesas apresentam frondosos matagais debaixo dos braços e não só, Wenger apresentou uma suposta equipa de segunda num acto de suprema subestimação de um adversário. Temos pena. Provávelmente passou pela cabeça de Wenger que nós não chegaríamos para os seus miudos aproveitando até para poupar cinco ou seis titulares para o dificílimo(?!) embate com o Middlesbrough. Acredito piamente que o FCPorto da segunda parte de ontem chegava para ombrear com o melhor Arsenal. Mas graças ao fanfarrão nunca o saberemos. Espero que lhe calhe no sorteio um Barcelona ou um Bayern de Munique para não voltar a vê-lo sorrir e troçar tão cedo.

Quanto a Platini, já devia estar radiante desde que a sua Juventus, como sabemos um clube campeão da idoneidade, afundou o Real Madrid e voltou à alta roda do futebol Europeu. Mais um sorriso que foi apagado. Pois o FCPorto mantém-se em prova contra a superior vontade de sua Iminência! Isto num ano em que tivemos, graças a este e a outros artistas de nacionalidade portuguesa, sérios atrasos e condicionalismos externos na preparação da época. Estamos aí para estas e outras adversidades. O FCPorto é assim.

Vamos ao jogo. Wenger disse que não tinha tido grandes problemas até ao golo. Mentira. Já antes se tinha percebido que não havia argumentos para parar Hulk e já Lucho e Lisandro tinham desperdiçado ocasiões claras para marcar. Uma coisa é certa, foi na segunda parte que fizemos a melhor exibição da época deixando novamente a ideia que voltamos, tal como no ano passado, a ser uma equipa temível nas transições rápidas em contra-ataque. Nessa altura Fernando emergiu no jogo. Que grande segunda parte deste jogador. Não será o MVP porque o que fez de óptimo na segunda parte, fez mal na primeira. Durante o jogo todo gostei de Lisandro, Bruno Alves, Rolando, Fucile, Raúl e Lucho. Este esteve mais solto, mais interventivo e apareceu muitas vezes na área adversária. Pena Jesualdo tê-lo retirado do jogo tão cedo e na sua melhor exibição dos últimos tempos. Não se percebe. Vem consecutivamente a público defendê-lo por palavras mas não chega. E que tal defendê-lo em campo deixando que ele retome a confiança?(nem me reconheciam se não apresentasse pelo menos um crítica a Jesualdo) Por último vamos mais uma vez à minha embirração do costume: Hulk. Tendência incrível para estragar jogadas que, grande parte das vezes, ele próprio cria do nada. Oscila perigosamente entre o Excitante e o Irritante, se bem que ultimamente tem resvalado mais para o primeiro. Aguardamos 'em pulgas' pelo amadurecimento deste jogador. Para já o que fez chega para se investir na compra da totalidade do passe. De resto deu para tudo. Para o Fucile rematar à baliza, para rir das trapalhadas do Mariano e de Guarín e sobretudo para levantar a moral de todos, adeptos incluídos. No entanto não posso deixar de lamentar a falta de eficácia do nosso ataque. Uma segunda parte daquelas tem de valer mais golos. E nós até precisamos visto que não tem sido uma época excepcional em termos de golos marcados.

Equipa para Cinfães (com as atenções também viradas para o que acontece no campo do nosso vizinho Leixões):

Nuno; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel e Lino; Pelé, Guarín e Tommy Costa; Tarik, Farias e Candeias.

Comentários

Lamas disse…
Apenas faltou dares, na minha opinião, o destaque ao jogo de Rodriguez... pecou na finalização, mas para mim foi o melhor Rodriguez que vi no FCP... faltou o selo do golo para ganhar a confiança e vermos o que realmente poderá valer este Rodriguez...

Uma outra palavra para Jesualdo... depois do jogo de Kiev em casa, pensei que o melhor que poderíamos conseguir era ir à Uefa... com o calendário apertado (visita a Alvalade para a Taça), a época estava verdadeiramente a complicar-se... avisei que lhe daria muito mérito se ultrapasse tudo isto e, agora (desculpa riskolas), chegou a altura de o fazer... as vitórias sofridas em Kiev e Alvalade, as últimas exibições (fracas) para o campeonato, mas com o mais importante, vitórias, estão a dar a estabilidade ao FCP que eu não via Jesualdo a conseguir, mas conseguiu... Depois há Rolando, Hulk e especialmente Fernando cada vez melhores, jogadores em que ele apostou e trabalhou... o passe de Fernando para o golo de Licha é sublime... é justo dar mérito ao Jesualdo...

A segunda parte do FCP é fantástica e mais fantástico a motivação e a gana de ganhar de uma equipa que sabia antecipadamente que ia jogar com um Arsenal de segunda... mesmo assim não desrespeitaram o adversário e jogaram com a máxima concentração e mesmo depois do 2-0, notava-se que queriam mais...

Ontem foi mais uma das inúmeras mágicas noites europeias que vivi no Dragão...

Parabéns FCP!

P.S. A capa e o título da "Bola" está fantástica... a foto ajuda que ainda está mais ampliada no "Jogo"... Claro que não é necessário olharem para a capa do "Record"...
Lamas disse…
Quando referi Dragão, queria referir Dragão/Antas...
Anónimo disse…
Boa crónica Prata. Muito directo e rápido: grande jogo do colectivo. Numa noite mágica como ontem nao vale a pena individualizar. Todos estiveram bem ao seu nivel. Todos...
Parabéns jesualdo por mais um primeiro lugar num grupo bastante dificil.
Venha quem vier, mas ja me estou a ver a ir para Madrid..agora nao sei qual o estadio!
Ate breve e FORÇA PORTO
riskolas disse…
Lamas, não tens que me pedir desculpa.
O Jesualdo está, de facto, de parabéns!
A VERDADE e a HONESTIDADE INTELECTUAL são valores que eu estimo e, portanto, neste momento tenho que dar os parabéns ao Jesualdo. Aliás, já não é a primeira vez que o faço.

O que é facto é que o FCP estava no fundo e, num mês, levantou-se com muita categoria!

E 2 primeiros lugares na fase de grupos da CL são resultados muito bons.

Espero não ver outro Schalke 04...

Quanto ao jogo, não pude ver o jogo no estádio e só vi a partir dos 20' da 1ª parte mas gostei muito do que vi.

Fiquei impressionado com a exibição do Fernando. Gosto muito do Pelé e gostava de o ver a jogar de início mas o Fernando está a crescer muito.

No entanto, e não quero que vejam isto como uma critica fácil ou uma observação de alguém que é incapaz de dar o braço a torcer, temos que concordar que o Jesualdo, neste momento, está a fazer aquilo que eu e muitos milhares de outros adeptos do FCP já "pedem" há muito tempo.

A equipa está mais equilibrada e, por exemplo, as "novas" funções do Rodriguez têm-se traduzido numa subida de rendimento dele e da equipa.

Creio que o Jesualdo terá mais uma missão que, sendo cumprida, será muito proveitosa: Fazer o Licha e o Hulk entenderem-se. Aí, serão uma das duplas mais temíveis do Mundo!!!

Bibó Puorto, carago!