A fumaça começa a esmorecer. Só faltam rolar cabeças…

Está cada vez mais claro que o FCPorto terá que ser capaz de uma demonstração de força na Europa e na Liga Sagres. Temos contas a ajustar com estes energúmenos que continuam a tentar fazer as “coisas por outro lado”, a saber, Pinto Monteiro, Mizé Morgado e o seu séquito de justiceiros, Ricardo Costa, Platini, L. F. Vieira, Emílio Macedo e os 5 Conselheiros Revoltosos.

Comecemos por Pinto Monteiro e companhia. Já sei que herdou o caso e como na altura tinha acabado de tomar posse e estava com vontade de mostrar serviço, resolveu juntar uma equipa de justiceiros para apanhar os mauzões corruptos do Norte, ou seja, o Valentim e o nosso Presidente. Para tal reabriu processos, abriu precedentes com recursos atrás de recursos, há até um despacho inédito que obriga o MP a recorrer de qualquer decisão desfavorável neste caso. Enfim uma fúria justiceira nunca antes vista. Aliás, muito jeito teria feito tal empenho noutros casos como por exemplo a Operação Furacão que afinal já se transformou em tempestade tropical… E os resultados disto? Para já temos um acórdão que arrasa a acusação e a sua principal testemunha. Valentim acabou por não ser condenado em grande parte dos crimes de que estava acusado. Enfim, passados meses de investigação, após um ruinosa afectação de recursos a casos que manifestamente não tinham pés para andar, ninguém pede contas a este senhor. Nem à Mizé. Lembro-me da pressão que a imprensa fez sobre o anterior Procurador Souto Moura perante a sua incapacidade em lidar com casos mediáticos como o da Casa Pia. Nessa altura comeram-no vivo. Que dizer do desempenho do actual Procurador? A este ninguém pede contas?

E que dizer dos outros personagens da lista? Todos ficam mal com este acórdão do TAS mas o que fica pior de todos é mesmo o Platini. O acórdão é claro em vários pontos que o fanfarrão francês tinha como certos. Primeiro: «…nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa». Ou seja, se nos quiser condenar vai ter mesmo que analisar o caso, coisa que não lhe dava muito jeito tal era a pressa de demonstrar o seu empenho na luta por um ‘futebol limpo’. Futebol do género daquele que permitiu uma das mais vergonhosas arbitragens naquela final de Basileia ganha a custo pela sua Juventus, adiando um pouco a afirmação internacional do nosso FCPorto. Será esse o futebol limpo do Platini? Depois há a breve interpretação que é feita sobre a norma de acesso à competição. No ‘breve’ é que está cerne da questão. Para o TAS a questão é muito simples: «Levada à letra, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos.». Isto é, ou é mudado e clarificado o regulamento de acesso, ou qualquer recurso que ali vá parar terá provimento como o do FCPorto. Por último, vem a tacada à justiça desportiva Portuguesa: «As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas.» Olha que chatice… Então estes senhores juízes não conseguem construir uma decisão a partir de um conjunto de coincidências e suposições… Que falta de imaginação! O Dr. Ricardo Costa é bem mais criativo. Os 5 conselheiros também demonstraram imaginação pela forma como organizaram a sua rebelião, especialmente para decidir cirurgicamente 2 casos a tempo de uma decisão do TAS. Já alguém foi informado dos fundamentos dessa decisão?

É por estas e por outras que mais do que nunca se exige ao FCPorto que em campo, como sempre, demonstre a esta gente a nossa força. Temos de responder! Perdemos já uma boa oportunidade ao permitirmos o empate na Luz em vez da vitória inequívoca que merecíamos. Será que isso deu para que se acorde a tempo da Champions? A resposta vem já amanhã.

Onze para o ataque ao fantasma Platini:
Helton(não há outro…); Sapunaru, Bruno, Emanuel e Benitez (Jorge está lesionado); Raúl, Guarín e Lucho; Mariano (se o Tarik tivesse ritmo seria a minha escolha), Lisandro e Rodriguez.

Comentários

Anónimo disse…
jorge está castigado...mas excelente cronica. mais uma! parabens pedraça!!!
prata disse…
E Guarin não foi convocado. Joga o Tommy Costa.
Anónimo disse…
Ventura a titular!!