O homem do ano




Mais ou menos a meio da segunda parte Lisandro demonstrou a todo o país e especialmente aos benfiquistas porque é que somos campeões. Penso que foi Raul Meireles que, ou centrou demasiado curto ou falhou um passe, Lisandro que era dos que estavam na área, ao ver que a equipa estava desequilibrada saiu a fumegar tentando alcançar Rodriguez com um atraso de 15 metros em relação à bola. O resultado foi o que todos adivinhavam. Lisandro não desiste de uma bola e nem o melhor jogador da outra equipa poderia fugir à inevitabilidade de ser desarmado. Isto é a fibra do FCPorto Campeão! Lisandro é neste momento a nossa maior bandeira. Se calhar, dificilmente nos lembramos de uma equipa do FCPorto com melhores argumentos técnicos. Quaresma e sobretudo Lucho, elevam com a sua habilidade, o futebol da equipa para patamares inatingíveis a nível nacional. Mas o nosso FCPorto sempre foi mais coração que técnica! Tivemos sempre grandes jogadores mas sobressai sempre o colectivo! E neste momento e neste plantel quem personifica melhor a fúria portista é Lisandro. Por isso, e por muito que tenha marcado dois extraordinários golos, o ponto alto da nossa exibição de ontem foi uma recuperação de bola. À minha volta muitos fomos os que nos levantamos eufóricos como se de um golo se tratasse. É por isso que depois de ter aqui destacado os três jogadores mais influentes do conjunto dos três campeonatos conquistados, tenho de destacar o melhor jogador do campeonato 2007/2008: Lisandro Lopez.

Quanto ao jogo, poderão dizer que marcamos na nossa primeira (meia) oportunidade, ou que não jogamos o habitual na primeira parte, mas o resultado foi de uma inevitabilidade que só uma grande equipa pode transmitir. Tratava-se de um clássico. Os tais jogos de tripla, de resultado impossível de prever em teoria. Mas será que passou pela cabeça de alguém que o resultado iria ser outro que não a vitória do FCPorto? Muitos (até eu me deixei ir na onda) exigiam uma goleada mas tal não se pode pedir ou planear. O próprio treinador (?!) do adversário disse no final que vinha com intenção de pontuar e isso diz tudo. Não encontro nenhum outro jogador para destacar porque, tal como na quarta-feira em Setúbal, todos estiveram muito bem. Apenas queria destacar a entrada de Mariano Gonzalez que constituiu a estocada final. Mérito para Jesualdo pelo timing da substituição. Por último, e em género de 'last but not least', que grande ambiente vivemos ontem no Dragão! Simplesmente arrepiante!

Há tempos postamos aqui um vídeo do FCPorto campeão com Ivic. O vídeo vinha acompanhado da seguinte observação: «Demasiado cedo o FCP garantiu o título de Campeão Nacional, acabando a época com 15 pontos de avanço sobre o segundo classificado, numa época em que a vitória apenas valia 2 pontos...» Ou seja, podia até parecer que era uma vantagem inatingível nos dias de hoje, mas como podem ver pelo o quadro abaixo não estamos assim tão longe, e relembro que este campeonato tem menos jogos…



Com isto pretendo dizer que ainda há objectivos e entre eles está o de conseguir a maior vantagem de sempre. Ontem dei-me ao trabalho de pesquisar:


(Não fui mais para trás porque aí os campeonatos tinham menos equipas e as vantagens foram sempre diminutas)

Como podemos ver essa foi mesmo a maior vantagem que alguma vez conseguimos e está neste momento ao nosso alcance. Não faltam objectivos até ao fim da época…

Equipa para ganhar em Guimarães:

Helton; Zé, Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Bolatti, Lucho e Raul; Mariano, Lisandro e Farias.

Ps: Não esqueçam de votar os melhores da liga aqui

Comentários

GRANDE PÚBLICO
GRANDE AMBIENTE
GRANDE SEGUNDA-PARTE
GRANDE LISANDRO
GRANDE SUPERIORIDADE
RESULTADO ESCASSO
E NO FIM CHAMEM A POLÍCIA.
Pinto da Costa afirmou na apresentação da taça da europa de bilhar que Licha não sai por preço nenhum.É inegociavel.
Um abraço
Lamas disse…
A Marta Leite de Castro merece um post só para ela... a garra ele já tinha, com ela veio a eficiência... esteve demasiado forte ao longo de toda a época... é, sem dúvida, o homem deste campeonato...

Algumas notas do jogo de ontem:

- Bosigwa... este miúdo enerva-me... então não é que ia pôr a bola fora porque o Nuno Gomes ficou no chão... mais do que isso, voltou atrás para lhe pedir desculpa antes do jogo estar interrompido... indamissível... só porque era o Benfica iamos mudar o que ficou instituido... isto é, quem pára o jogo é o árbitro...

- Um início de jogo com olés e um final com CHAMEM A POLÍCIA... simplesmente delirante...

- Mas o Benfica queria pontuar??? Se queria não dei por ela...

- 5 argentinos nos 11 que acabaram... parece que já temos selecção para o próximo Mundial...

24 Pontos... é MUITO... FOMOS MUITO FORTES... a equipa tem um modelo de jogo enraízado e muito consistente... há que dá os parabéns ao Jesualdo pelas rotinas de jogo criadas... o pior é quando ele se lembra de alterar... espero que não o faça no Final da Taça...
Anónimo disse…
LISANDRO O GRANDE!

A seguir a Jardel, ele é o melhor avançado que me lembro ver jogar no Porto.
Classe , técnica, força, espírito de sacrifício e de equipa, é daqueles jogadores que corre muito mas sabe para onde corre!
Como diz Jesualdo, este ano os jogadores foram muito sérios e competentes. Está na altura de começar a pensar em outros campeonatos, talvez um G14 dos campeões da europa. Estou farto de jogar contra os pequeninos de lisboa!

Notas:
- Bosingwa tem que começar a usar o cérebro, não pode parar um ataque perigoso por causa de um transexual, nem sair aos abraços com o ET luisão depois de este quase ter marcado golo nas suas barbas.
- chalana " não fomos humilhados ", afinal perder por 2 com o Porto até pode ser considerado uma vitória.
- PINTO DA COSTA há uma semana em Setúbal, "... podem acusar-me de tudo, até de ter pó branco nos pneus..."
Chamem a Polícia..
prata disse…
O zé não pôs a bola fora. Deu-a ao quaresma que quando vê que a Amélia já está levantada segue com a jogada até ser abalroado. Nesse lance o mais incrivel é que Rodriguez não foi penalizado pela entrada sobre quaresma.

Mais uma vez os colectivo estiveram muito bem.
Lamas disse…
Colectivo em Grande... como Sempre!!!
Enorme Lisandro! Foi arrepiante quando ele tirou a bola a Rodriguez!!! Aquela imagem de Lisandro imperial com a bola nos pés, Rodriguez no chão, os jogadores a olharem espantados para Lisandro e aqueles festejos que ecoaram pelas bancadas não me hão-de mais sair da memória!

Para mim, Lisandro é também o homem do ano no FCP.

Espectacular coreografia do Colectivo!

Cumprimentos.
riskolas disse…
1º Campeões!
2º Este campeonato não dá pica!
3º Em Inglaterra conseguiamos manter os melhores e com as libras extra ainda lutavamos pelo título!
4º Colectivo sempre fantásticos!
5º Adeptos FABULOSOS!
6º Petardos eram dispensáveis!
7º Onde estavam os adeptos das lamparinas que o Chalana viu?!?!
8º Deve ter sido a pior assistência visitante da história do Dragão!
9º Quaresma, "xau aí"... Cansei...
10º Licha é um Lucho!
11º A isabelinha queria ganhar bolas ao Bruno Alves! De rir...
12º Perdeu-se uma bela oportunidade de os enterrar!! Leia-se "de os golear"!
13º Vou retomar o trabalho.
prata disse…
Riskas, ainda não me esqueci do artigo que te vou dedicar sobre o Ricardo Quaresma. Já tenho o título: «Alguns Portistas não merecem...»
riskolas disse…
Prata, meu caro, dedica os posts a quem quiseres..

Eu estou farto dele... e não sou o único... Embora isso não signifique nada de especial.

Pah, acho que o gajo é um desperdicio... Tem tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo mas, por mau feitio, é um dos melhores "quase melhores jogadores do mundo".

Obviamente, é um génio e resolve jogos mas já não podes contar com ele. Para ele marcar um golo na champions ou contra o olivais é a mesmíssima coisa!

Não me esqueço das declarações dele no fim do jogo contra o Schalke 04. Disse ele e passo a citar "O guarda redes defendeu bolas sem saber como e falhei um golo neste jogo mas, se calhar marco um no próximo contra a Académica!"

Não tem juizo nem vergonha!

Só estou farto dele porque ele podia ser muuuuuuuuuuuitooooooo melhor!
Lamas disse…
Ele NUNCA será o melhor...

Faltará sempre algo chamado humildade... por vezes tem e isso é bom... mas depois volta-lhe a subir à cabeça o vedetismo...

Foi útil ao FCP... mas estará sempre longe dos grandes nomes do nosso clube...