Um 2008 à FCPorto!

Por muito que me falem nos 7 pontos de vantagem e do adversário acessivel que nos calhou em sorte na Champions, a verdade é que acabamos 2007 como começamos: a perder um jogo com um adversário bem inferior. Por muito que nos custe o nacional da madeira (ou será o nacional de pernambuco?) é bem mais fraco do que em anos anteriores e bem mais fraco que grande parte das equipas que defrontamos este ano. Mas perdemos e por vezes acontece perder-se com equipas fracas. É essa a beleza do futebol. Isto é, não é a derrota que é preocupante, mas sim as fragilidades que deixou a nu.

Primeira: inexistência de alternativas credíveis a Quaresma e Tarik. E aqui temos um problema sério. Para mim a solução nunca seria ir ao mercado. Temos quase 20 alas emprestados e grande parte deles com sucesso. Ainda há dias, MST fez um contabilidade interessante: «Jesualdo deveria meditar um pouco, por exemplo, nas lições deste fim-de-semana. Segundo as crónicas, o melhor jogador do Vitória de Setúbal foi, uma vez mais, o Cláudio Pittbull, o melhor do Vitória de Guimarães foi a Alan, o melhor da Académica foi o Helder Barbosa e o melhor do Leixões foi o Diogo Valente. Têm em comum serem todos avançados, poderem jogar todos nas alas e serem todos jogadores emprestados pelo FC Porto.» Para mim é obvio que Alan, Pitbull e Jorginho não devem regressar e que se deve aproveitar a valorização para tentar vendê-los, mas há aí jogadores que se podem e devem aproveitar e vocês sabem de quem é que eu estou a falar... Não se devia ter pensado nisso na construcção do plantel? Porque não integrar um jovem, se é quase certo que Quaresma será vendido no fim desta época? Para mim a solução mais correcta para o problema 'Tarik/Taça das Nações Africanas', é voltar a deslocar Lisandro para a ala. Primeiro porque, na minha opinião é lá que pode dar mais à equipa. Além disso Lisandro, e volto mais uma vez a insistir nisto, não joga na ala. Joga sim, a partir da ala criando desequilibrios na defesa com as suas diagonais. Além disso equilibra a equipa porque defende a sério e não faz cócegas como o Tarik, e duvido que deixe de marcar golos... É obvio que para isso precisávamos de um avançado. Aqui sim exijo que me provem que Farias e Edgar não servem. Relativamente a Postiga e Adriano não tenho grandes dúvidas: não servem. Estou farto de avançados que só começam a render quando marcam dois golos em jogos seguidos. Que tal arranjarmos um avançado com personalidade para variar? Se não existe no plantel vamos às compras... Agora comprar extremos é que não vale a pena.

Segunda: a falta de rodagem ou qualidade das segundas linhas torna quase impossível que haja rotatividade no onze sem que o rendimento da equipa baixe drasticamente. Se há alguns que parecem definitivamente não ter lugar no plantel, há outros que entram e vão mostrando pormenores, por exemplo, o Kaz, o Leandrinho, o Bolatti, o proprio Mariano que foi dos que mais lutou contra o marasmo na choupana. Mas o que me parece é que a aposta descontinuada e aleatória nestes jogadores está a impedi-los de demonstrarem o que podem fazer. Pergunto para que serve a Liga Intercalar? Parece que o Rui Pedro anda com a equipa às costas... Porque não chama-lo aos convocados? Dá-me a ideia que não vamos conseguir nada de jeito destes jogadores enquanto não lhes dermos minutos de uma forma equilibrada. Relembro que o melhor jogo que o Bolatti fez pelo FCPorto foi único da liga em que jogou os noventa minutos...

Concluindo, nada de alarmismos nem nada de euforias. É assim que devemos abraçar o 2008. Por um lado a vantagem não pode dar a ilusão de facilidades, por outro, a primeira derrota não pode ter o mesmo efeito que teve no ano passado. Até porque, apesar da má exibição, fomos extremamente infelizes na Madeira. Tudo correu mal, desde golos falhados em remates em cima da baliza, penaltys por marcar, o adversário marca na única meia oportunidade que teve, Postiga parecia jogar mais pelo nacional, Bosingwa jogou apenas 5 minutos no jogo em que se precisava mais dos seus desequilibrios... Enfim, o que se passou naquele jogo foi mau, mas não é nada que a equipa não resolva já no próximo jogo.

Que seja um 2008 à FCPorto!

Comentários