Valdano, 'El Filósofo'


Nunca consegui perceber como um jogador como Valdano se conseguiu tornar provavelmente no maior pensador do futebol dos tempos modernos. Quem vê aquelas saudosas transmissões dos clássicos dos mundiais, aquelas fortíssimas equipas da Argentina de Maradona, dificilmente repara noutro jogador. Todos torciam pelos outros argentinos, mas sobretudo para eles fizessem chegar a bola o mais rapidamente possível ao grande génio. Dificilmente reparamos em Valdano. Ele até jogava mais adiantado que Maradona, mas tal como o resto da equipa jogava apenas em função da estrela da companhia. Limitava-se a desmarcar-se para o lado contrário na esperança de conseguir mais espaço para que o melhor jogador de todos os tempos continuasse a encantar o mundo. No entanto, não consigo deixar de pensar no que aconteceu a estes dois depois de largarem o futebol como jogadores. Como é possível que o melhor jogador de todos os tempos não consiga transportar para o discurso todos os conhecimentos que práticos que tem. Que maldição é esta que faz com que os mais habilidosos não consigam nunca exprimir o futebol sem ser com os pés. Alguém já ouviu o Eusébio teorizar sobre os movimentos ofensivos da Selecção Nacional? Não deveria ter algo para ensinar? Aliás lembro-me de uma situação caricata no Euro 2004 com Eusébio a gritar quase dentro de campo para o frangueiro Ricardo ficar no meio da baliza. Como é óbvio, Ricardo não seguiu o conselho daquele que é considerado o melhor jogador português de todos os tempos e atirou-se para a sua esquerda e Portugal passou às meias finais do torneio... Se pensarmos bem, dos grandes jogadores de todos os tempos, apenas se aproveita a cabeça de Johan Cruyff como treinador, Pele como político, Platini como dirigente e Beckenbauer nos três papeis... No entanto, destes só Cruyff Contribuiu para embelezar o jogo. Só este pôs os seus conhecimentos e talento ao serviço do bom futebol. Ele e Valdano...

Tendo uma boa carreira como futebolista, ele vai ser sempre recordado como um dos melhores, se não o melhor, a descrever a beleza do jogo. O melhor também a desmascarar esta mania do futebol actual de sacrificar o bom futebol em nome da prudência, da falta de ambição e do pontinho... Sou um leitor assíduo da sua coluna no jornal a bola e assisto todas as semanas à sua luta contra a hipocrisia máxima do futebol actual: Jogar em função do resultado. No texto desta semana, Valdano descreve em poucas linhas porque é que o nosso FCPorto ficou pelo caminho em Chelsea e, sobretudo, porque perdeu com uma equipa de talento apesar de tudo inferior como é o Sporting.

Bons e maus

«Há algo de heróico quando uma equipa modesta como o é a do Recreativo de Huelva procura ganhar jogando bem, e há muito de realização quando o consegue uma equipa com grandes talentos como o Barcelona. Os dois são pedagógicos, porque nos ensinam que se pode sair de pobre (Recreativo) ou ser milionário (Barcelona) jogando decentemente futebol. Mas são maioria as equipas que jogam aproveitando os erros dos contrários. Armam-se da paciência e aproveitam-se do cansaço e das distracções do rival para o matar num contra-ataque. Estas equipas sacrificadas que acumulam gente no seu próprio meio campo são elogiadas porque «estão bem trabalhadas» e «sabem o que fazer tacticamente». Mentiras que se foram impondo como verdades à força de serem repetidas. Mas as equipas trabalhadas são afinal aquelas que sabem jogar com e sem bola; as que se estendem quando a recuperam e se encolhem quando a perdem, como se fossem um acordeão de 11 homens. Neste caso estão Barcelona e Recreativo... Acordeões de onde nem sempre sai música, porque jogar bem não é fácil e porque se defrontam equipas que tocam como o Manolo do Bombo.»

O que o nosso treinador tem de perceber é que não importa quantos homens se tem no meio campo. Enquanto não conseguir que a equipa se estenda como o acordeão de que fala Valdano, vamos estar sempre dependentes dos talentos individuais que possuímos. Que me interessa saber que a táctica usada no jogo com o Chelsea e na segunda parte com o Sporting, foi a mesma com que ganhamos a Liga dos Campeões? Comparem a dinâmica. Pensem no acordeão... Enquanto não tivermos esta dinâmica, resta-me esperar que joguemos sempre no 4-3-3. Assim pelo menos o Lisandro e o Quaresma sempre estão mais perto da baliza adversária do que da do Helton...

Comentários

Anónimo disse…
O Real não precisa de um treinador que saiba tocar acordeão??Se tem o Valdano pk n o põe a treinador??
Abraços
Lamas disse…
Prata... em grande...

Também gosto muito do Jorge... é dele a famosa frase de que até a sofrer golos o Baía tem estilo...

No já falado fim de semana que fui a Espanha devorei um livro do maisfutebol dado pela minha esposa... de seu nome "Mundiais de Futebol em 90 Minutos + Descontos"... qualquer coisa... em termos de escrita...

Tem lá a descrição dos dois golos mais marcantes do mundial... a título individual, o do Maradona em 86 contra a Inglaterra... a título colectivo, o último do Brasil no Mundial de 70 da autoria de Carlos Alberto... Apesar de conhecer de cor os golos, a descrição dos mesmos em palavras é de outro mundo... um dia vou colocar aqui no Blog com o Vídeo em baixo...

Valdano foi ofuscado pelo Maradona no tempo dele com a bola... mas com as palavras não há pai para o miúdo...

Quando ao que ele diz nesse artigo... vê o trio de ataque amanhã... que eles falam um pouco disso...
Anónimo disse…
O senhor Pedro Prata gosta de nos surpreender com estas suas crónicas à Luis Freitas Lobo. Alias, as diferenças entre o senhor e o Lobo são muito poucas. Ambos gostam de dissecar o futebol, inventando linhas, posições, tácticas, histótias e jogadores.
Gosto de o ver escrever, mas nao percebi a referencia de um homem que gosta de beber e de frequentar prostitutas (envergonha as pessoas que acompanham o clube nas deslocações ao estrangeiro)nas mesmas linhas que fala de Valdano.
Valdano ja tem alguns livros publicados. Eu tenho dois, que os ja li e fiz a minha propria leitura. Valdano (jogador, treinador, empresario, dirigente, escritotr...)sem duvida que é um dos mais inteligentes observadores e criticos do futebol. Com ele aprendemos prespectivas do futebol que passam despercebidas a qualquer um. Conta-nos historias engraçadas da sua riquissima experiencia futebolistica. Sucedem-se as anedotas, os relatos e sobretudo uma analise fantastica deste desporto. Mas falta-lhe algo...como falta ao Luis Freitas Lobo e como lhe falta a si...
Esse algo que lhe falta esta no estudo dos grandes treinadores de futebol. Leia Mourinho, Beñitez, Wenger, leia também W.Carron ou Rainer Martens que são a materia prima do desporto!

Uma ultima chamada de atenção para o clássico. Pedro Henriques, arbitro de Lisboa apitou o Porto-Sporting. Agora, foi nomeado Pedro Proença, que é natural de Lisboa, vive em Lisboa, é benfiquista (segundo a edição do jogo na crónica do Pato), e esta no processo do apito dourado como assistente. Ora bem, assistente, segundo o Proença, é porque sente-se "prejudicado por nao ter apitado a final da taça de 2003". Taça essa que foi jogada entre o Porto-U.Leiria. As escutas dão-nos a entender que o senhor Pinto da Costa e Pinto de Sousa combinam alguns arbitros para apitar esse jogo. Alguns arbitros que excluem o Proença que na altura era o melhor arbitro classificado.
Em resumo o arbitro do próximo Benfica-Porto é um arbitro que nasceu em lisboa, vive em lisboa, é benfiquista e sente-se prejudicado pelo actual presidente do FCPorto. Enfim...assim vai o nosso futebol.

Ps: Imaginem que para o Porto-Sporting e Benfica-Porto tivessem nomeado um arbitro do Porto??? E que vivesse no Porto?? E que fosse Portista??? Caia o Rossio...
prata disse…
Apesar de também estar apreensivo com a nomeação, confio os jogadores, apesar do nosso treinador, vão trazer os 3 pontos. Estou confiante que o grande Lucho voltará a espalhar o seu talento.

Quanto aos comentários, é óbvio que o Valdano é um romântico excessivo. Mas há muita coisa nos seus livros e nas suas crónicas que eu gostaria de ver aplicado ao futebol actual e não vejo por causa de treinadores como os que referiu o moutinho. Já agora, meter o benitez no mesmo saco em que está o mourinho e sobretudo o wenger é um crime. Habituei-me a desprezar por completo futebol de Benitez e os seus tiques de cattenaccio. É que o Arsenal de Wenger tem um futebol excitante. O futebol de Mourinho, resultadismos à parte, é excitante por outras razões. É impressionante a capacidade como as suas equipas controlam o ritmo de jogo e o adversário. Que é que Benitez tem a ver com eles? O Gerard merecia melhor treinador... Os outros não conheço mas também sou um leigo da bola.