Dependências


Muitos acham que o recente jogo de Leiria teve o condão de relançar o título. Não me parece. É no entanto claro que relançou definitivamente a carreira do nosso amigo Elmano Santos. Isto porque é óbvio para mim que vários tentaram, mas apenas este senhor conseguiu aliar uma arbitragem desequilibradíssima a um resultado negativo do FCPorto. Olhem que o Paulo Costa na Madeira bem tentou! De certeza que o vamos ver a apitar jogos importantes! Estes feitos têm que (e costumam) ser bem recompensados pelo Conselho de Arbitragem…
Mas não é disto que vos queria falar. Queria falar de dependências. É óbvio para todos os entendidos do futebol que o FCPorto é neste momento dependente do futebol de Quaresma. Já foi dependente do de Anderson Lembram-se dele? Está claro que sim! Mas há por certo quem não se lembre… Se julgam que o campeonato está relançado… Também já fomos dependentes do Mourinho. E do Deco. E do Jardel também! Os cruzados pela verdade desportiva até acham que dependemos das supostas actividades no sub mundo do nosso presidente. E dos cafés com leite, e dos chocolatinhos, e da fruta, etc.
A ideia é simples e consiste em individualizar feitos que são colectivos. Todos os que já alguma vez passaram pelo nosso clube dizem maravilhas da nossa organização e da força do nosso balneário. No entanto, para a maior parte do país tal só acontece porque ganhamos mais vezes que os outros. E só ganhamos mais porque temos o Quaresma, ou o Anderson, ou o Mourinho, ou o Pinto da Costa, ou mesmo os chocolatinhos…
Haja paciência portistas! Um dia todos terão de perceber a força e a identidade da cidade e das pessoas que nos transformaram em 20 anos num dos melhores, mais temidos e mais influentes clubes da Europa e do Mundo. Foi sempre um esforço colectivo! Orgulhosamente não dependemos de ninguém, a não ser dos nossos! Sem o Raul, sem o Lucho, sem o Paulo, sem o Zé e sem o Pepe, o Quaresma seria sempre um óptimo jogador mas nunca seria um campeão. É isso que fazemos. Pegamos nos miúdos, mostramos-lhes o que é uma equipa e fazemos deles ganhadores! Isto é o FCPorto! Uma organização de sucesso sem paralelo neste país de medíocres! E o que fazem os medíocres? Continuam à espera que apareçam os Elmanos e as procuradoras e façam o que eles não conseguem em campo. É triste a vidinha destes tipos...

Comentários

Pispis disse…
O primeiro comment vai para ti Prata: és fantástico! :-)

Não sei se podes considerar isto um elogio, mas prefiro mil vezes a 'Coluna de Prata' do que a coluna do Francisco José Viegas ao Sábado no JN...
Pispis disse…
Quanto às dependências concordo contigo e hoje já vai ser um bom teste para ver quem se assume, antes era Andersson, depois Quaresma, agora Lucho? Lisandro? Moraes? Renteria?
Até pode ser o Postiga, desde que o Porto ganhe :-)
Pispis disse…
Por outro lado, acho que o Porto é mesmo dependente do Quaresma :-)
prata disse…
Sem Quaresma empatavamos. Sem Pepe perdemos...

Custa-me muito, mas gostava que o Ricardo Costa não voltasse a jogar pelo Porto...