Tentem não 'panicar'


É mau mas não estou certo que seja caso para isso. O resultado no outro jogo ajudou e duas vitórias sobre o Apoel deverão tornar mais fácil a passagem à fase seguinte. Adicionalmente, a equipa foi altamente condicionada por um erro individual, daqueles para os quais nenhum treinador tem o antídoto. Irão sempre acontecer e são erros capazes de virar um jogo por muito bem que esteja a correr.

Convenhamos que não era o caso. Chega de paninhos quentes. O jogo não estava propriamente com ascendente nosso, ao contrário do que a nossa entrada em jogo nos fez acreditar. Não gerimos muito bem o golo marcado e demos algum espaço para que o adversário fosse crescendo. Depois disso tentámos controlar apesar de não termos criado grande perigo. Depois vieram as contrariedades. Primeiro a lesão de Kleber, e mais tarde veio a expulsão. Paragem de cérebro óbvia que deverá ser premiada de forma semelhante à do ano passado, ou seja, uns joguinhos no banco e só regressa se Sapunaru estiver mal, o que é raro... Mas o facto de não termos Kleber na altura da expulsão acabou por ser ainda pior. Isto porque Vitor Pereira não teve coragem para tirar Varela depois de 10 minutos em campo. Era o que eu faria, visto que James era muito mais útil e é claramente melhor jogador, mas compreendo a opção. Poderia perder-se o Varela e a época não terminava ontem. Ao intervalo estava com receio. Não confiava que abordássemos o jogo como o da Turquia no ano passado em que ficámos com 10 muito cedo e ainda aumentámos a vantagem. E de facto aconteceu. Ficámos sem poder de fogo, com Hulk entregue a acções individuais, com um desastre de Varela, com médios perdidos e sem pedalada e com uma defesa entregue a si própria. Em suma, uma equipa rendida à inevitabilidade da derrota. E dirão que foram poucos os golos sofridos e é verdade. Mas não é esse o problema. É normal ser dominado quando se está em inferioridade numérica. O que não é normal é a apatia que a equipa demonstrou e que tem demonstrado, nomeadamente na segunda parte do clássico do Dragão. Agora sim, estou preocupado! Não me importa o resultado, já tínhamos 3 pontos e este adversário tinha zero e ainda vai ao Dragão e à Ucrânia. O que me importava mesmo naquela segunda parte era ver como a equipa reagia à adversidade. Dou-lhe nota zero! Muito trabalho a fazer com esta equipa neste campo. Nem tudo se vai resolver com tácticas e com o talento dos jogadores. Futebol é mais que isso.

Individualmente, nota mínima para Fucile. O resto da defesa esteve demasiado nervosa e Alvaro não consegue aguentar os jogos inteiros. Tem de descansar. No meio campo, Souza não dá a mesma segurança que Fernando e isso notou-se na segunda parte. Ainda por cima Moutinho estava estranhamente complicativo. Hulk então... No fundo não há destaques positivos. Talvez James e Kleber que jogaram antes da desgraça acontecer.

Só quero é que venha rápido o próximo jogo para que esta desconfiança desapareça. Pedro Emanuel deverá pagar as favas...

Comentários

riskolas disse…
Pois eu já estou descrente!
Fui um dos que apoiou a solução VP mas, jogo após jogo, mais me convenço que não foi a decisão mais acertada.
Obviamente, a decisão da SAD de não contratar um PL continua a ser um mistério por explicar e que limita, e muito, o trabalho de qualquer treinador... sobretudo, se o titular (e único??) é um miúdo de 21 anos vindo do "maríteme".
Voltando ao jogo, Fucile confirma que sofre de um complexo de superioridade só comparável ao seu nível de estupidez! É um jogador burro com a mania de que é vedeta. Quando se limita a jogar futebol é um excelente jogador. É uma pena que a estupidez prevaleça mais vezes.
Mais preocupante é o nível físico e psicológico da equipa.
Entramos sempre fortíssimos! Pressionamos o meio-campo e defesa contrária com 6 jogadores mas só aguentamos isso por 15' a 20' e as segundas-partes são um sacrifício.
Sem Kléber, isto é, sem PL, NÃO podemos jogar em 4x3x3!!! Temos de passar automaticamente para o 4x4x2, por exemplo, com Hulk e James, apoiados por Belluschi! Se jogamos com 10, temos de jogar em 4x4x1, sendo o "1" o Hulk, ou em 4x3x2 mas sem alas puros!!
Já repararam que, comparando com a última época, a esta equipa "só" faltava o Falcao!??!? E isto só seria relevante se tivessemos falhado muitos golos! Simplesmente, só criamos 2 situações: o golo e o remate do Palito.
Parece-me que a equipa não está com o treinador e quando o líder não lidera o assunto é perigoso!!!!
Tirar o Fernando do meio e pô-lo a defesa direito foi uma burrice tão grande que até o idiota do Luís Freitas Lobo reparou!!!
Resumindo, o VP só pode estar possuído por um "espiritualdo" maligno!
Lamas disse…
Para além do Fucile eu destaco o erro crasso de tirar Fernando do meio... o gajo já estava com o ritmo do jogo, entrosado, além de, a nível defensivo, ser o melhor naquela posição... e ele com a substituição do Souza, além de não ter coragem de tirar o Varela consegue com alteração criar duas adaptações??? Fernando a defesa direito e Souza a entrar num jogo que já tinha 45 minutos???

Hoje custou bastante ver a nossa incapacidade...
Artur disse…
Força ao vítor Pereira e ao mágico Porto que com Guarin já no próximo jogo voltará à normalidade
riskolas disse…
Oxalá Artur! Oxalá! O sucesso do Vitor Pereira é o NOSSO sucesso!
Pete disse…
Diz o ditado que há males que vem por bem, e creio que o infortúnio do Kleber pode ser a oportunidade do Walter mostrar definitivamente o seu valor e graças a isso embalarmos. Há aspectos que realça e bem, e creio que de todas a condição física e a forma dos jogadores (tirando o James ninguém está em boa forma) tem levado a que tenhamos decaído um pouco de rendimento nestes últimos jogos. No entanto como isto ainda agora começou, e estamos em boa posição nas competições onde estamos, é natural que as coisas só venham a melhorar.

Saudações Portistas.
Daniel disse…
FUCILE VAI PRÓ C......!

Incrivel como a estupidez de um primata dá cabo das aspirações de uma equipa.

Este um cancro que já devia ter saído à muito do Porto, desde o famoso jogo com o arsenal em que também brilhou a grande altura que não dignifica a camisola que veste, ou seja por deixar fãs gerir a sua conta de facebook ou quando abre a boca só diz porcaria. Rua, amanhã já nem treinava!

Ser o pior jogador em 2 jogos seguidos é obra, mas pior é quem vê isso e o põe a jogar e nem convoca o Sapunaru ou quem lhe renova o contracto com titularidade garantida.

Enquanto este camelo for titular recuso-me a ver os jogos!

Do jogo não vi muito e do que vi até tive vergonha, Varela deve pensar que regressou ao Sporting, Moutino não vi, VP tem de assentar ideias, ver com quem conta e que estilo de jogo adoptar, só o Barcelona é que aguenta o jogo todo com ritmo alto, nós temos que nos adequar ao que temos!

Freitas Lobo como não gosta de VP e do seu adjunto passa o jogo todo a rasgar nele, mas comentários de jeito nada, é o prof. Marcelo do futebol.

Como a revolta ainda é grande, Fucile vai mamar!
miguel87 disse…
Off-topic:

vejam a partir dos 57 segundos:
http://www.youtube.com/watch?v=-SojfUWri9Y&feature=player_embedded

partilhem e divulguem esta vergonha
miguel87 disse…
Corre tudo mal a este Porto. Ainda duvidam quando digo que este treinador tem pé frio?

Ontem por ex. só faltou um auto-golo para juntar à lesão e à expulsão.

Não há épocas iguais, muito menos quando tentamos comparar a uma que roçou a perfeição.

A Champions não é a Liga Europa, já tinha dito quando jogamos com o Villareal que não temos defesa para estes jogos.

No dragão assobiam e insultam o Maicon mal o rapaz toca na bola, mas ninguem reparou na influência do Otamendi nos 2 últimos golos sofridos ontem... foi mau demais. E estamos a falar dum gajo internacional Argentino (boa merda digo eu, quando alguns titulares são Demichelis ou Milito) que custou 8 milhões de euros. Muito fraquinho!

Moutinho parece cada vez mais um "deja-vu" da última época Meireles...

Este ano já vimos grandes jogos do Porto e é dificil acreditar que um treinador que pôs a equipa a jogar como jogou contra o Barcelona seja mau treinador, mas é certo que não é só tactica e existem outros factores tão ou mais importantes, vamos ver se as coisas começam a correr melhor. Não se esqueçam que esta pre-época foi das mais atribuladas de que há memória, não só pelo desfazamento na chegada e preparação dos diferentes jogadores, mas principalmente pela instabilidade gerada pela deserção do £ibra$ Boa$.

A Academica está em grande e dos jogos que vi, jogou um futebol muito bom. Se o Pedro Emanuel tem ficado no Porto até depois da saida do outro...
prata disse…
A sorte também conta mas conta mais ainda a forma como se reage ou infortúnio. E ontem falhámos redondamente. É possível que com outra atitude tivéssemos perdido na mesma. Mas, nesse caso, hoje estaria chateado e não preocupado...
Dragon Seat disse…
Para quem viu o jogo a segunda parte do Porto é digna de uma equipa como o Paços de Ferreira a jogar na UEFA. Que banho de bola que levámos. Vergonhoso! Mesmo com menos um é impressionante a incapacidade do FCP. Fora Vitor Pereira. Gastámos 40 milhões para não termos um único reforço na equipa. Iturbe, Defour, Alex Sandro, Djalma, Danilo,.... Vai pro car***** Vitor Pereira
LC disse…
O vitor Pereira é provavelmente um dos piores treinadores que passou pelo FCP. Com a expulsão do burro do Fucile em cima do intervalo, o pior treinador do mundo nem sequer soube preparar a equipa para a 2ª parte. É mau demais para ser verdade, não percebo como é que o Pinto da Costa (estranhamente ausente do jogo e do aniversário do clube)se deixou levar por tamanho incompetente.
prata disse…
Atenção ao exagero. Foi mau mas há que ver que Vitor Pereira terá tido das pre-epocas mais atribuladas de que me lembro. E nisso ele tem responsabilidade Zero! Agora é certo que tem responsabilidade nas más opções que tem tomado nas substituições e na apatia da equipa. Estou preocupado, mas não esqueço que ele não tem tido as melhores condições para trabalhar. Até nem tem tido muita sorte. Os golos das papoilas são quase que acidentais, o penalti não marcado no monaco é de doidos, o Fucile ontem enterrou a equipa toda. São tudo factores a ter em conta. Além disso tem a pairar sobre ele o fantasma da época perfeita. Deixem-no estar sossegado que ele já percebeu que tem de fazer mais e melhor...
Pispis disse…
Curioso que até concordei com a maior parte das opções do Vítor Pereira, relativamente à leitura de jogo não tenho nada a apontar, eu pelo menos fazia igual…

Eu apostava no 11 inicial q ele apostou… qd Kléber se lesionou a substituição pareceu-me óbvia e fez entrar o Varela… qd Fucile é expulso eu pensei em duas hipóteses: mete o Maicon e Otamendi q até já lá jogou vai para lateral, ou então, tendo em conta q Danny é mt rápido e já estava a criar mt problemas a Fucile mete lá o Fernando pk o Souza já deu garantias esta época q consegue segurar o meio-campo… Para tirar alguém tb me pareceu óbvio: ou Belluschi ou James…

Com o q eu n estava à espera é q Souza fosse um autêntico passador; q o Moutinho fizesse o pior jogo de q há memória; e (isto já estava um bocadinho à espera) q a equipa quebrasse completamente fisicamente… Nestes factores já culpo o Vítor Pereira: n temos força, n há espírito de entreajuda entre os jogadores, parece q n há alegria, cada um joga para si, e qd assim é demonstra falta de liderança do treinador. Estou céptico. Quando o Fernando é o jogador em melhor forma fico preocupado. Adoro ver a forma cm os jogadores do Porto pressionam no início da partida mas odeio qd logo a seguir perdem a bola fácil… deviam ser obrigados a fazer 20 passes até iniciarem nova jogada de ataque para ao menos descansarem c a bolinha nos pés…

Primeira coisa a fazer: mandar akele sujeito de bigode embora! O Porto n pode ter ninguém de bigode na equipa técnica, isso era nos anos 80 :-)
Segunda coisa: que o hóquei em patins nos continue a dar alegrias porque estou c mt medo que o futebol me deixe deprimido :-)
miguel87 disse…
Tambem me pareceu logo no intervalo que a melhor opção seria tirar o Belluschi e não o nosso melhor jogador...
Concordo, como até já tinha escrito, que a nivel animico e de liderança o VP deixa muito a desejar. Dá ideia que, para os jogadores, é um "gajo porreiro" mas depois não consegue impôr a liderança e firmeza necessária.

Chamo a atenção para um "pormenor" que tem passado praticamente despercebido: jogamos contra o Zenit, campeão russo, lider do actual campeonato ao cabo de 25 jornadas, clube que faz contratações de 20 e 30 milhões, gue há não muito tempo ganhou uma taça uefa e de seguida uma supertaça ao Unaíte... não é propriamente o 10º classificado do campeonato romeno! Nem sequer susbtituiu 8 habituais titulares para jogar conosco!
Anónimo disse…
Todos parecemos estar esquecidos da experiência Quinito no FC Porto, também ele uma escolha pessoal do Presidente que insiste nos seus erros e que culminou nos 5-0 que levamos contra o PSV Heindoven, parece que nunca deixamos de inventar.
Dragon seat disse…
Miguel87,

esse é o problema do Porto. Preocuparmo-nos com os mouros. Mourinho disse há uns anos que o Porto tinha todas as condições para ser um gigante europeu. Disse também que a nível interno deviam ser favas contadas (ganhando tudo de forma superior) e a nível externo competir sempre pela vitória na Champions. Se ao perdermos com o Zenit até nem achamos mal então continuaremos a estar ao nível do Lyon, Roma ou Villareal a nível europeu. O Porto levou 3 do Zenit e a imprensa internacional nada disse. Isto sim é preocupante.
Daniel disse…
Fucile treinou com a equipa principal, lamentável, espero que a partir de amanhã já possa estar a tempo inteiro no campo da constituição!

Crucificar alguém que é treinador principal à 2 meses e pedir a sua demissão é ridículo, é agir por impulso sem ter qualquer perspectiva de futuro, é porque sim, agora mandar um jogador que já cá está deve ir para 5 anos com um rendimento a cair a pique nos 2 últimos isso sim seria bastante racional.

Falar em pé frio, que o Presidente está senil e afins, são temas para o correio da manhã.

é este o treinador e é com este q vamos vencer!
miguel87 disse…
Dargon Seat, não estou preocupado com os mouros, o meu comentário sobre o Zenit foi no sentido de chamar a atenção que o sorteio foi muito complicado para nós, ao contrário do que parece pensar a maioria dos Portistas.
Zenit e Shaktar são dois clubes emergentes na 1ª linha europeia nos ultimos anos e se não têm melhor palmarés que o Porto, conseguem contratar e segurar grandes jogadores muito mais facilmente que o Porto.
Tony Silva disse…
Em relação aos ultimos comments dou um bocado de razão ao Miguel.

Acredito que se esta derrota não viesse na sequencia de 2 empates frustrantes, então os cenários aqui pintados não seriam tão pessimistas (ler realistas).
Somos melhor que o Zenit (e Shaktar e Apoel) mas isso não quer dizer que teremos ou conseguiremos ganhar sempre.
Nem o Barça ganha sempre!
Perdemos contra uma boa equipa e muito por culpa do facto de termos ficado com 10. Acontece, já tem acontecido e voltará a acontecer. Há que se dar mérito ao Zenit, embora claro, tenha havido muita responsabilidade nossa. Já fizemos jogos muito melhores em inferioridade numérica.
O problema não é só este jogo, é a sequência de jogos...

Tudo isto para dizer que simpatizei com o VP de inicio mas agora começo a ver algumas coisas com as quais não concordo.
Há coisas que estão (muito) mal, independentemente de ser culpa do mister, do presidente ou da sad e passo a citar algumas:
- só um PL na equipa (já que o Walter não conta). Não há equipa que resista a isso.
- se o Walter não conta porque é q não ficamos com um qq PL que temos aos montes nos quadros?
Qualquer um... Yero, Orlando Sá...
mas que seja alguém que esteja habituado a jogar na área.
- porquÊ tanta rotatividade na equipa?
Aprecio isso mas numa fase mais adiantada da época. Estar já a rodar nesta fase inicial da época é contraproducente.
- temos um meio campo extraordinário mas que parece que de há 3 ou 4 jogos para cá nem parece o mesmo.
- que se passa com o Hulk?
Se está lesionado tem de parar para se resolver. Antes já (que muita falta vai fazer) do que andar a piorar a lesão...

Enfim, mais haveria a apontar...