Plantel fechado


Pelo menos até Dezembro... Depois de termos passado os últimos dias de Agosto inquietos, chega a altura de fazer o balanço do defeso. Uma coisa é clara: procurámos jogar em antecipação. E só não foi possível fazê-lo em relação a Villas-Boas, mas resolveu-se rápido. Quanto ao plantel, perante as imensas perspectivas de saída, tentou-se precaver com a contratação de jogadores jovens e de qualidade. Aconteceu com Alex Sandro e Mangala precavendo as saídas de Alvaro Pereira e Rolando, aconteceu com Defour e Danilo, precavendo as saídas no meio-campo e aconteceu com Kleber precavendo a saída de Falcao. Iturbe é uma aposta no futuro, talvez para substituir a eventual saída de Hulk. Tudo bem planeado para que não se repetissem os erros de 2004. No final não vendemos tanto como se pensava. Melhor! Ficamos com um plantel bem mais competitivo.

No entanto, nisto tudo vejo três problemas. Tanto dinheiro gasto e não se conseguiu resolver o buraco mais evidente no plantel do ano passado. Tínhamos Falcao e Walter e agora temos Kleber e Walter. Falta um terceiro elemento. Terá sido razoável reforçar tanto posições que já temos ocupadas por foras-de-serie, em vez de investir num outro ponta-de-lança? Lembro-me do meio-campo. Não tenho dúvidas que Defour e mais tarde Danilo elevarão a qualidade da equipa. Mas dificilmente entrarão na equipa no imediato. O mesmo acontecerá com Alex Sandro que estará tapado por Alvaro Pereira e por Fucile. Só aqui teríamos mais 25 milhões de euros para gastar num avançado que efectivamente precisamos. É que parece que só há uma alternativa a Kleber: É o Hulk... O que temos neste momento? Um avançado talentoso e inexperiente, uma alternativa com tendência para ganhar uns Kg a mais e um fora-de-serie que não parece jogar tão bem no meio. Não faria sentido canalizar esforços para a contratação de um ponta-de-lança? Até nos poderia pôr mais descansados se Kleber demorar a engrenar, coisa que eu duvido que aconteça.

Outra coisa que me incomoda é este investimento monstruoso que se fez este ano. São pouco mais de 60 milhões de euros. Mas o que me parece mais perigoso é o facto de que, deste record, apenas conseguimos retirar um titular indiscutível. E foi dos mais baratos... Parece-me demasiado investimento para uma expectativa de retorno a médio prazo.

Por último, trocámos portugueses por estrangeiros. Sai Sereno entra Magala, sai Rúben entra Defour e, pior de tudo, sai Beto e entra Bracali. Não é grave. Sempre achei que deveríamos ter na equipa os melhores independentemente da nacionalidade. No entanto, repararam que Iturbe, Walter e Alex Sandro não constam da lista da Champions. Tal sucede porque temos mais de 17 (?!) estrangeiros no plantel, que é o limite máximo, e 0 jogadores vindos das nossas escolas. Dá que pensar.

Independentemente destas críticas, importa referir que temos um grande plantel e que aquela exibição no jogo no Mónaco trouxe um upgrade à equipa que se vai notar já em Leiria. Já agora, gostaria que James começasse a jogar. Tenho a impressão que assim que entrar, não vai voltar a sair da equipa titular.

Comentários

Lamas disse…
No global parece-me uma boa análise desta longa pré-época... espero arrancarmos com força para o título amanhã... Tenho muita fé no James também...
Penta disse…
penso que o nosso plantel está estruturado para um 4-4-2.
os dois últimos jogos da pré-época indicia(ra)m isso mesmo.

quanto à questão da (não) aposta na "prata" da casa, é mais uma acha sobre uma fogueira que dá pelo nome de "visão 6/11". mas actualmente deverá ser uma visão (muito) desfocada de tantas "diopetrias" que terá...


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II
Tony Silva disse…
Numa visão simplista o plantel está muito parecido oom o do ano passado.
- A baliza tá bem entregue (tenho pena da saida do Beto...)
- Os centrais estão ao nível do ano passado (claro que espero que o Mangala seja bem melhor que o Sereno), ou seja, não dão a máxima confiança. Temos bons "ajudantes" (Rolando e Otamendi) mas parece que falta aquela presença, aquele verdadeiro "xerife".
- Nas laterais não temos problemas, estamos muito bem servidos com Sapu na direita e Fucile na esquerda. Isto enquanto o Alvaro eventualmente apresentar sinais de "desagrado", depois disso o lugar é dele e os outros dois que se entendam na direita.

No meio campo estamos ainda mais fortes com a evolução natural do Souza e a contratação do Defour.
Dos 6 que estão (2 para cada lugar) é escolher 3 e está a andar.
Acredito que independentemente dos nomes que estejam no meio campo, este não apresentará flutuações na qualidade.

- Nos extremos estamos, não sei se mais fortes, mas pelo menos com ainda mais opções.
Na direita Hulk não dá a minima hipotese a Djalma, claro está.
Na esquerda são 4 cães a um osso e quem ganha é o Porto. Varela, James, Rodriguez, Iturbe...
Rodriguez parece que não passa disto e não terá hipotese. Tá visto que só se lhe aproveitam as primeiras épocas (Benfas e FCP), de resto...
Varela está muito irregular, vai acabar por perder a dose de confiança que trás do ano passado.
James tem o lugar para si basta que esteja ao nível do que já lhe vimos fazer.
Quanto ao Iturbe, é para se ir metendo. Acredito que se calhar nem vamos o ver muitas vezes em campo, à semelhança do que se passou com a 1ª época de Anderson. Aqui preferia que fosse mais utilizado do que o brasileiro foi, mais à semelhança do que se fez com James na éoca passada.
- No centro do ataque está o grande problema, ou não.
Depende, mas para já salta logo à vista o mesmo problema do ano passado já que se o kleber se lesionar, não há substituto (natural) à altura. Walter é flop!
Kleber não é flop mas precisa de marcar rapidamente para alicerçar confiança. A dele e a dos adeptos.