Good to be back


Já estávamos com saudades e, para começar, uma vitória sobre o nosso maior adversário na luta pelo primeiro lugar no grupo. O outro, também ficou a 3 pontos... Para terminar o ramalhete, Bruno Alves foi expulso e não vai jogar na nossa visita a S. Petersburgo.

Como seria de esperar, não foi fácil. É uma equipa muito forte, bem orientada e que não sofreu, ao longo dos últimos anos, grandes baixas na sua estrutura. Engraçado que falávamos da importância dos brasileiros no Shakhtar e apresentámos no onze inicial tantos brasileiros como eles... A verdade é que o jogo começou por não correr bem. Um penalti falhado seguido de uma 'robertada' de Helton, deixaram-nos em maus lençóis. Custou a voltar ao jogo e foi preciso que Hulk acordasse a equipa 'à bomba'. Golaço que veio na melhor altura possível. A partir daí foi apertar até chegarmos à vantagem, coisa que aconteceu naturalmente. Depois do segundo golo, perdoámos um bocadinho e não aproveitámos a vantagem numérica e o ascendente que tínhamos ganho no jogo. Preferimos defender com bola, circulando de pé para pé. Isso irritou os ucrinanos e Hulk que, nota-se, gosta é de partir para cima e rematar. Contenção não é com ele... Compreende-se. A verdade é que é melhor ensaiar este número com um resultado mais confortável. Até porque o Shakhtar nunca deixou de ser perigoso e chegou a haver um lance em que Fucile e Helton resolvem, com muita sorte, uma jogada. Isto além das bolas paradas em que, invariavelmente, havia uma cabeceamento de um adversário. Sempre muito perigoso... 

Individualmente, Hulk, James, Moutinho, Palito e Maicon estiveram em bom plano. Nenhuma exibição memorável mas foi bastante bom. Pela negativa, Helton que deu o ouro ao bandido e Kleber que esteve desastrado em tudo menos no golo que marcou. Importante a exibição de Fernando na primeira parte. Quanto a Defour, tinha preferido a priori que tivesse sido titular o Belluschi. Não mudei de opinião. Não que o Belga tenha jogado mal. Antes pelo contrário. Gosto mais ali de um desequilibrador extra, além de James e Hulk.

Estamos no bom caminho e arriscámo-nos a chegar ao dia 24 de Setembro no ponto...

Comentários

Estôfo de Champion

36.612 espectadores, uma boa casa, assistiram a um jogo intenso, bem jogado, duas excelentes equipas, muitos e bons jogadores, um grande ambiente e um apoio vibrante do público portista, mesmo quando o resultado não era o mais favorável - gostei de ver o apoio dos Super ao capitão Helton, no lance do golo do Shakhtar.

Quando falo em estôfo de Champion, quero dizer que nestes jogos e nesta prova, entre equipas semelhantes, onde muitas vezes tudo se decide nos pormenores, uma equipa que entra bem na partida, beneficia de um penalty, falha a oportunidade de ficar a ganhar e no lance imediato, sofre um golo, numa infelicidade do seu guarda-redes, mas não se deixa abater, reage contra a contrariedade, que não merecia, parte para cima do adversário, domina, joga bem, marca e pelo que fez, já devia ir para o descanso em vantagem, é uma equipa que dá garantias e tem qualidade para pensar em mais qualquer coisa que os oitavos-de-final.
Foi este o filme da primeira-parte, onde, tirando um ou outro lance de bola parada, mal abordado, vimos um Porto de boa colheita, bem organizado, profundo, pressionante, com largura e criatividade.

Na etapa complementar e até ao 2-1, foi o mesmo Porto, a mesma qualidade, a mesma posse, a mesma pressão, o mesmo domínio. Depois, a ganhar, contra dez e mais tarde contra nove jogadores "ucranianos", se continuamos a mandar, a ser os donos da bola, faltou contundência, o killer instinct de que falava o saudoso Bobby Robson, para matar a partida e dar um colorido ao resultado que, ninguém terá dúvidas, mereciamos.

Em resumo, ganhamos e nesta prova e em casa, ganhar é fundamental. Assim, partiremos para o jogo frente ao Zenit com confiança, tranquilidade e sem pressão, que, é bom referi-lo, estará todo do lado dos russos de São Petersburgo e isso pode ser aproveitado a nosso favor, como a nosso favor estará a tradição de bons resultados conseguidos frente a equipas do maior país do mundo.

O melhor, para mim, foi esse menino, feito homem, James Rodríguez, esse poeta da bola, que quando é tocada pelo talentoso colombiano, deve sorrir de prazer, pela forma como ele a trata e acarícia. Ainda bem que James é jogador do Porto e nós aqui não temos tendência, nem precisamos de nenhum D.Sebastião... Caso contrário lá viriam as comparações, seria o novo Hernâni, Oliveira, Futre, etc. Assim será apenas James, o nome dele é James...Rodríguez. O golo que deu a marcar a Kléber, é mais uma obra prima, de um génio do futebol.

Mas houve muita gente a jogar bem e Hulk, na primeira-parte, foi fantástico no golo que marcou e no que jogou, mesmo, viemos a saber pela boca de Vítor Pereira, com problemas físicos. Idem para a exibição de Alvaro, pelas mesmas razões. Enorme Moutinho, grande Defour, muito bem Fernando, Fucile, Belluschi e os centrais, com o senão, das bolas paradas, apontado. Varela e Djalma, pareceram-me demasiado ansiosos e Helton, tirando o frango, esteve bem... O último, Kléber, até marcou, mas, em alguns momentos, faltou melhor abordagem dos lances e mais calma na hora de decidir, passar ou rematar.
Quando sabemos que não jogaram Bracali, Mangala, C.Rodríguez, Sapunaru, Guarín, Souza, Walter, Rolando e os que nunca vi ao vivo, Iturbe e Alex Sandro, para não falar de Danilo que só vem no fim do ano, só podemos concluir que temos muita qualidade, gente que dá garantias de mais uma boa época do Dragão.

Um abraço
Penta disse…
@ Prata

« 'robertada' de Helton »

eu não diria melhor - apesar de, para mim, continuar a ser o melhor guarda-redes estrangeiro a actuar em Portugal.

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II
miguel87 disse…
é dia 23 de Setembro, 20h30.
Eduardo disse…
Dia 23 queres tu dizer!!!
EHEHEHEH

Qto a mim Djalma a par do Kleber foram os piores em campo!O Kleber lá se safou com o golo da vitoria à ponta de lança!Ainda assim tem muito que aprender
Tony Silva disse…
"Good to be back"?!?!?
Mas somos ingleses hoje?!?!

Ah, pois somos, já não me lembrava :)
Anónimo disse…
Andebol:

Entretanto, ontem a Federação de Andebol de Portugal divulgou que estabeleceu uma parceria com o FC Porto e o Porto Canal, que passará a transmitir todos os jogos do clube. O primeiro será já hoje, às 21.30, e coloca frente-a-frente os azuis e brancos e o ABC de Braga.

in record


São precisos Portistas hoje no Dragaozinho as 21hh 30m.
Tony Silva disse…
Meus caros, algumas ideias soltas:
- tenho alguma dificuldade em escolher o melhor em campo de ontem. James e Hulk deram nas vistas nos golos (e não só) mas o James passou um bocado ao lado na primeira parte. O Hulk esteve algo complicativo na segunda.
A escolher o MVP ía mais para Moutinho ou Defour.

- Acho que é inegável a utilidade de Fernando. Pode não ser aquele jogador que gostamos de ver com a bola nos pés, mas para destruir jogo é mesmo com ele. Há jogos em que podemos abdicar de um jogador assim, mas há jogos em que convém mesmo que ele jogue.

- É curioso que o Helton falha e é acarinhado e aplaudido. Quando é o Maicon, ou Varela, etc... a paciência e compreensão já não é a mesma :)
São diferenças de estatuto, já por isso o Helton é capitão. Também já fez por merecer esse carinho ao passo que o Maicon, ainda ontem tem lá um corte de cabeça ou peito ou lá o que é que ele ía meter à bola que o que é certo é que não acertou na bola e já ía dar um contra ataque perigosissimo. Enfim...
Tony Silva disse…
- o livre do Hulk tem muito que se lhe diga. Para já estava eu a dizer ao meu pai enquanto ele partia para o golo que "o Hulk não acerta um livre na baliza" :)
E pega golo! Muito bom, mas tem uma explicação. Tou farto de ver o Hulk a tentar bater em jeito por cima da barreira e a bola sai sempre alta. Ontem fez um golão daqueles porque bateu à Roberto Carlos e isto só foi possivel porque o redes colocou a barreira no lado contrário ao habitual para quem vai bater de pé esquerdo. Um "lapso" que nos fez muito jeito.
Que grande golo!!!!
Só tenho medo é que o Hulk agora não deixe mesmo mais ninguém marcar livres. Vimos depois dele sair que o James com uma oportunidade mostrou como é e meteu logo a bola na barra.

- faz lembrar o Bruno Alves que diziam ser "especialista em livres". Só me lembro de ele marcar um golo de livre. Vá, que tenham sido dois na sua carreira, mas por algum motivo era considerado um "especialista".
E nós a vermos as bolas a passar por cima :)
Tony Silva disse…
- de volta ao Hulk.
Não pensem que sou contra o Hulk.
Aliás sou daqueles portistas que gostam de todos os jogadores desde que façam parte do plantel. Eu era daqueles que até gostava do Bandeirinha e do Semedo :)
Depois claro que há uns que aprecio mais do que os outros e no caso do Hulk é mesmo dos meus preferidos.
Chateia-me quando estou a ver um jogo e há um portista que vê o Hulk a falhar uma finta ou a fazer uma finta a mais e diz logo "este gajo não vale nadinha! Tirem-me este gajo!!!"
Pelo amor de Deus, há gajos que não percebem mesmo nada de futebol.
Jogadores como o Hulk tem de fintar. É isso que os distingue e os faz serem grandes jogadores.
É claro que não vai conseguir fazer as fintas todas, mas se em 5 jogadas criar um golo é claro que tem de o fazer.
Já com o Quaresma era a mesma coisa. Há pessoal que só sabe criticar.
Eu também o critico quando ele exagera e porque exagera mas o Hulk é mesmo assim e é simplesmente o nosso "melhor" jogador.
Tony Silva disse…
- gostei de ver o VP tirar o Fernando para meter o beluschi.
Não gostei de o ver tirar os 2 jogadores que podiam jogar a ponta de lança (Kleber e hulk). Um devia ter ficado em campo pq nos ultimos minutos andamos a jogar para o boneco, pq não tinhamos uma referência na área.

- nas condições que se nos apresentaram deviamos ter feito mais um golo. Não fizemos e estivemos sujeitos a dissabores até ao fim...
prata disse…
Quando Hulk saiu, eu, que até nem sou disso, levantei-me para aplaudir durante o minuto inteiro que ele demorou a sair de campo. Isto porque estava atrás de mim um atrasado mental que passou o jogo a assobia-lo. Começou com o penalti falhado e não parou. Mesmo quando viu o primeiro golo, reparei festejou a custo. Ora esta besta, não faz falta nenhuma no Dragão. Nem todos temos de ter blogues de clube ou comprar todos os anos a camisola ou até perceber alguma coisa de futebol. Mas se não percebemos estamos calados e não incomodamos os outros. Não me importo nada de perder este tipo de adeptos. O FCPorto é feito de adeptos de qualidade e não da quantidade de adeptos. Isso deixamos para as papoilas...

Durante o jogo e sempre que este iluminado assobiava, eu virava-me para ele e abanava a cabeça em sinal de reprovação, desejando fortemente que o gajo começasse a disparatar comigo. Mas não aconteceu e eu nem tive oportunidade para lhe dizer para enfiar o apito no cú. Ou então uma vuvuzela que é para doer mais um pouco.
Baresi disse…
Não gostei do jogo após a 2ª expulsão. O nosso Porto não costuma vencer apenas, também convence... Gerir o jogo a partir dos 75m/80m às vezes dá merda.

Para terminar, alguém me explica como o Maicon continua no nosso Clube?? Este caralho nem no Feirense tem lugar.. Mto fraco após 2,5 anos no Dragão, penso eu de que!
Baresi disse…
Aliás após o 2ºgolo... Que gerou a 1ªgestão (52m), após a 2ª expulsão a gestão acentuou-se.
prata disse…
Maicon irrita, mas ontem não esteve mal. Apenas num lance em que salta e a bola acaba por bater-lhe na barriga...
Baresi disse…
Prata se compramos um internacional francês sub-21 por 7milhões, será que não fará melhor que este trengo brasileiro? Ou é melhor ter o gajo no banco para fazer pressão sobre o maicon? Parece que não resulta....
prata disse…
Concordo que o gajo já não tem margem de manobra. À primeira oportunidade passará de 3o para 4o central do plantel.
Baresi disse…
Eu acho que devia ser vendido em Janeiro...
Pispis disse…
Frases soltas à Tony Silva :-):

1. Aos 15m c um penalty falhado e um golo oferecido pensei q ia ser mt complicado a reviravolta, até pk o Shaktar defendeu sp c 10 homens à entrada da área...

2. Grande reviravolta e grande jogo entre o 1-1 e o 2-1... James evidenciou-se! No golo do Hulk os gajos q estavam atrás de nós tb estavam a dizer 'Se for o Hulk a marcar devia ser assobiado!' :-)

3. As substituições não trouxeram o efeito desejado: gostei da irreverência na troca dos Fernando’s, mas a saída de Kléber e Hulk amoleceu mt o jogo ofensivo…

4. Para mim o MVP foi Moutinho seguido de perto por James e Defour

5. Nos últimos minutos não valia a pena correr riscos desnecessários, havia q ter a posse de bola o mais longe possível da nossa área e arriscar pela certa mas Álvaro e Djalma (principalmente) queriam decidir tudo mt rápido. Confronto directo é importante mas mais ainda são os 3 pontos…

6. Cm é possível Djalma entrar primeiro q Cristian ou Silvestre? :-)

7. Maicon é mt mau, n foi apenas um lance, foram vários…
Lamas disse…
Também preferia o Belluschi... deveria haver alguém ali no meio campo com o último passe mais afinado... depois o VP lá contrabalançou com a saída de Fernando e a entrada de Belluschi... aí já gostei e era o que faria sentido contra 10 e já sabemos que ao Fernando a bola ainda queima um bocado...

À falta de um meio-campista com um último passe mais acertado tivemos um James a vaguear que de vez em quando lá fazia de 10...

Para mim, o puto foi mesmo o melhor... sacou o penalty, assistiu magistralmente no segundo, enviou a bola à trave no livre e fez uma cueca deliciosa...

Tudo resto também correu bem, nomeadamente a vitória dos cipriotas e a expulsão do Bruno Alves como referes...

Pis, o MVP do Moutinho dá pontos para a fantasy? :)
Pispis disse…
loool

Estava à espera duns 3 pontinhos de bónus para o Moutinho :-) Mas tendo em conta os lances capitais da partida o MVP deve ir para o James apesar de ter desaparecido um pouco do jogo...
miguel87 disse…
Ninguem ouve as declarações do mister depois dos jogos? O Hulk não estava a 100% fisicamente, por isso saiu quando saiu e mesmo assim já se andava a arrastar há uns minutos.

O Maicon pelos vistos é o novo Guarin... Basta ter uma hesitação é logo assobiado, mas quando faz as coisas bem nem sequer é aplaudido 8e não me lixem, que o gajo até tem jogado bem). Ontem, nos ultimos minutos e já contra 9 Otamendi veio à meia esquerda do meio campo e perdeu uma bola que não deu golo por pouco... ai se fosse o Maicon!

O único defeito que aponto à equipa foi não ter tentado romper a defesa na fase em que jogava contra 9 e estacionada em frente à área adversária e ter tido alguns remates de fora, despropositados nesse período. Também aqui é lamentável a falta de qualidade de alguns adeptos que assobiavam quando a equipa ia trocando brilhantemente a bola...
Baresi disse…
Caro Miguel,

Comparar o Guarin ao Maicon, ou circunstâncias da aceitação de ambos pelos sócios é isso sim despropositado. Mais o Guarin teve um ano (com o Professor até o Belluschi esteve mal) de adaptação e depois no ano passado foi a explosão.

Quanto ao Maicon é capaz de explodir mas é noutro campeonato, talvez o de Malta. O gajo já teve várias oportunidades para mostrar o seu valor e é francamente limitado e ponto final. Se temos melhor é arrumar com o gajo.

Quanto ao assobios do público são também despropositados, aliás caso tenhas estado no Dragão deves também ter ouvido o apoio após o frango do Helton, justiça seja feita.

Relativamente à troca de bola fantástica, para mim foi pura gestão de uma equipa a jogar contra 9 o que não me agradou e mais, mesmo com esta gestão ainda passamos por 2 calafrios.