Nova soneca, novo empate


A primeira soneca foi na primeira parte em Aveiro. Desta vez foi após o golo de Otamendi. Consigo até encontrar outros paralelos entre este jogo no Dragão e o jogo com o Feirense. Em ambos apanhamos um adversário medroso e em busca do nosso erro. Nada que não se estivesse à espera. O que não esperava é que Vitor Pereira voltasse a mexer mal a partir do banco. Mas já lá vamos.

O ambiente estava fantástico no Dragão. Não houve, com certeza, dificuldade em motivar as tropas para o jogo. E o jogo começou com o FCPorto a fazer o que lhe competia:  a carregar pacientemente sobre o adversário. Não tivemos muitas oportunidades, mas o suficiente para chegar ao intervalo com uma vantagem justa. Nessa fase destacaram-se sobretudo Hulk e Guarin. Bom golo de Kleber após um falhanço de bradar aos céus. Na segunda parte entramos um pouco mais moles. Hulk demorou a tirar uma bola da zona defensiva e procurou driblar quando se exigia um chuto para a bancada, e Nolito lá inventou  uma rosca que isolou um colega de equipa. Golo sofrido logo ao primeiro erro. Não foi difícil regressar à vantagem. O mestre da táctica não se preparou convenientemente para uma bola parada estudada pelo 'ex-colaborador' de Villas-Boas (palavras de sua iminência o JJ...) e golo. Talvez por ter sido tão fácil retornar à vantagem, deu-se um apagão. E é isso, mais que a desastrada substituição de Guarín, que é preocupante. No ano passado chegámos aos 5-0 porque nos recusámos a dormir sobre o resultado. Porque havia contas a ajustar. Julgarão que depois de um ano a dar sovas atrás de sovas às papoilas, que já não temos nada a provar? Que somos superiores só por aparecer? Pois enganam-se. Haverão sempre contas a ajustar e o estatuto que ganhámos sobretudo nos últimos 30 anos não se ganhou a descansar sobre a glória passada. Um resultado de 2-1 com este adversário significa que lhes permitimos festejar um golo no nosso estádio. É motivo mais que suficiente para continuar a carregar até que a vitória seja inequívoca! Se têm dificuldade em perceber isto vamos ter problemas este ano... Pelo menos que o segundo golo sirva de lição, já que não se aprendeu nada na semana passada. Foi Fucile que foi apanhado a dormir mas toda a equipa andava sonolenta nessa altura. A isso também ajudou o facto de se ter substituído o jogador que mais tentava espevitar a equipa. O que terá passado pela cabeça de Vitor Pereira? Estaria a ver um jogo diferente? É já a segunda vez que é apanhado em trapalhadas destas e não me parece que seja descabida a preocupação que temos vindo a sentir perante estes episódios. É que até no jogo da Supertaça Europeia, que terá sido uma noite de afirmação do nosso treinador, houve más decisões na altura de mexer na equipa. Esperemos que também ele aprenda com os erros. 

Individualmente, gostei de Guarín que voltou a ser o melhor e da primeira parte de Hulk. Fernando foi talhado para estes jogos e Moutinho não sabe/consegue jogar mal. Otamendi também esteve bem e até foi dos que mais tentou puxar pela equipa na segunda parte. Pela negativa, os laterais. Parecem cansados. Sei que Alvaro vinha de lesão, mas Fucile teve muitas dificuldade na segunda parte o que poderá denotar algum abaixamento de forma. Quem também não agradou foi o Hulk da segunda parte. Preocupante este comportamento bipolar do Incrível. Precisámos dele nestes jogos.

Quarta-feira volta a Champions. Começo desde já a pensar que tenho de arranjar maneira de conseguir assistir a um jogo às 17 horas em dia de trabalho...

Comentários

Pispis disse…
Q desilusão, q amargo de boca… o Benfica n joga nadinha e nós conseguimos desperdiçar uma oportunidade de tornar a humilha-los pk na verdade jogamos pouco mais do q eles…

Horrível é a imprensa desportiva no dia seguinte a dar cobertura a uma equipa q foi para o Dragão jogar na expectativa e apenas conseguiu criar perigo em lances de contra-ataque… q pequeninos…

O Porto na 1ª parte assumiu jogo, teve posse de bola no meio-campo contrário e n foram raras as vezes q Hulk criou desequilíbrios e Varela e Álvaro chegavam com facilidade à linha de fundo… Oportunidades claras n foram mt mas o sentido de jogo era único…

Machadada logo no 1º minuto da segunda parte mas Porto c estrelinha marca logo a seguir… Porto adormece mas Benfica só cria perigo na sequência dum canto a favor do Porto!!! Qt ao golo do 2-2 n fomos lestos a aliviar a bola e assistência do Saviola parece-me casual (se não foi, é um conejo tirado da cartola) :-)

Horrível substituição do Guarín e a equipa n me parece mt bem fisicamente…
Pispis disse…
Outra questão é a táctica do Porto… se no ano passado até irritava a paciência dos jogadores do Porto em trocar a bola entre todos os elementos da defesa com a bola trocar de flanco várias vezes até se encontrar uma oportunidade para construir uma jogada de perigo, este ano temos mt mais pressa em chegar à área adversária, pressionamos mais alto e a cultura da posse de bola n está tão enraizada neste sistema e é normal vermos o Álvaro, por exemplo, fazer cruzamentos a meio do meio-campo…

Eu n me importo q a equipa esteja mais subida no terreno de jogo este ano do q no ano passado, o Moutinho até tem estado muito mais perto da área e tentado mais vezes o remate, precisamos é de ganhar jogos :-)
prata disse…
A questão física é importante. Pareceu-me especialmente no tório em Hulk, Kleber e nos dois laterais.

Walter continua a assustar. Começo a compreender o vitor pereira. Pode ser um disparate. Mas em 4 vezes que vi jogar o Iturbe, em 3 ocasiões jogou a ponta de lança. Não é de começar a ensaiar esta alternativa. Cada vez mais incompreensível a não contratação de outro PdL...
Artur disse…
O Walter jogou 5 minutos. Não brinques Prata
prata disse…
Já vi futebol suficiente para que 5 minutos de um jogador me cheguem para ficar preocupado...
Lamas disse…
Hulk pareceu não estar a 100%, em especial na segunda parte... pareceu estar a mancar... o que não desculpa o erro no primeiro golo...

Para mim, o melhor do Porto foi o Fernando...

O Kléber corre muito aquando da pressão alta e depois não tem pernas para estar a 100% na hora de decisão...
Lamas disse…
na hora e no local da decisão... na área...
prata disse…
Eu como não vi os lances na tv julgava que tinha sido o Kleber a falhar de baliza aberta. Foi o Fucile...
riskolas disse…
Ainda não percebi se o VP é outro Jesualdo ou se tem tanta vontade de descolar do Libras-Voas que só inventa!!!

Estes últimos 2 jogos foram uma decepção gigantesca!

Depois há a história da rotatividade. O último doido que começava a fazer rotatividade, ou "turnover", foi o fraquinho Ancelotti. Nada de bom, portanto.

O nosso 4x3x3 pede um trinco à Fernando e ele sobressai nestes jogos. MVP.

Na defesa, os laterais têm de participar muito mais no jogo e não cruzar 1 metro depois da linha do meio-campo nem rematar do meio da rua! Quantos golos tem o Fucile em meia-duzia de anos?? Porque insiste em pontapés sem nexo!?? Pontapés, porque remates não são!

No meio campo, há que fixar primeiro o parceiro de Fernando e Moutinho e, só depois, ir rodando.

CR10, como já li algures, não é um jogador a mais no plantel mas sim um jogador a menos!! É absolutamente inacreditável como ele não consegue dominar convenientemente uma única bola!!! Seja ela proveniente de passe a 50 metros ou a 50 centimetros!

O Varela parece o que víamos nos vasquinhos. Amorfo, sem repentismo, sem explosão. Básico.

Eu convocava o Iturbe nem que fosse para jogar 20 minutos. Com aqueles arranques sacava umas faltas de certeza!!!

Walter é craque! É a minha fixação! Dêem-lhe jogos e minutos que ele vai confirmar!

Gosto do Kléber mas tem de alternar com o Walter e não com o CRZERO!

Pensei que me tinha livrado de vez do Jesualdo mas na 6ª feira senti "assombração"!!!!!!

Vamos lá ver como corre na 4ª feira, "depois do almoço".
Baresi disse…
Riskas,

100% na "mouche"!

Apenas faltou a inacreditável substituição do Guarin...
Daniel disse…
O Apocalipse chegou, os atiradores furtivos já estão em linha para abater o treinador ao primeiro deslize...

As comparações já começaram, podiam era elevar a fasquia e falar de Mourinho,o treinador mexeu segundo dizem mal nos 2 últimos jogos, mas os anteriores jogos já foram esquecidos.

Claro que foi uma oferta que demos aos cabeçudos, falhamos, alguns jogadores quebraram fisicamente na 2ª parte, o excesso de qualidade no plantel por estranho que possa parecer não está a ajudar Vitor Pereira, mas isso é um problema que ele vai ter de resolver.

Por último uma referência ao maior lodo existente no plantel do Porto, Fucile, um razoável defesa esquerdo, um mau defesa direito, tem o rei na barriga, gosta muito de falar cá fora mas lá dentro é o habitual, merda atrás de merda, já devia ter saído logo que abriu a boca a dizer que queria sair do clube, está à demasiado tempo no clube, veio no fim desculpar-se que foi agredido, faz-te homem!