Tentem não entrar em euforias! Se conseguirem...


Eu não consigo! Qualquer cenário de fim de época que não acabe com mais dois títulos do FCPorto é para mim muito improvável e um possível atentado ao futebol! 

Dá a ideia que não há limites para este FCPorto! Ou melhor, há um: a classificação da época passada. A performance da equipa faz-nos sonhar e só não sonhamos mais porque não participámos na Champions League deste ano. Já na Liga Europa... Mais um atropelamento! Dizíamos com razão que esta era uma final antecipada. E era... 

Vamos ao jogo. Notou-se que a equipa técnica do adversário estudou bem os jogos com o CSKA.  Mas o jogo acabou por ser estranho. Entramos muito bem com uma oportunidade de golo. Depois veio a primeira oportunidade do Villareal por Nilmar. A partir daí parece que nos assustámos. Mais algumas oportunidades para o adversário até que Hulk remata com muito perigo aos 30 minutos. Começámos a jogar outra vez até que no último fôlego da primeira parte, sofremos um golo. Poderá parecer injusto pelo timing, mas ao intervalo, o resultado era acertado. Na segunda parte arrancámos mal, com mais um tipo isolado à frente de Helton. Mas o jogo já tinha virado. E quando este FCPorto se lembra de carregar no botão 'on', tenham medo! É que temos um avançado capaz de fazer um poker nas meias-finais de uma competição europeia. E fiquem a saber que esse nem é o nosso melhor marcador no campeonato. Assustados? Pudera... Sendo assim nem vos vou falar do Guarín, do Moutinho, do Alvaro Pereira e dos que estavam no banco como Varela e James. Para sobreviverem teriam que marcar todas as oportunidades que tiveram. E mesmo assim... Segunda parte épica do FCPorto! Não ficou nada atrás da exibição nos 4-1 frente à Lázio que recordámos ontem aqui no blog.

Individualmente o destaque é óbvio. É esse Sr. que igualou o record de golos da Uefa Cup. O record pertencia a um tal de Klinsman. Não sei se conhecem... É também o melhor marcador do FCPorto em competições europeias. Ultrapassou um tal de Fernando Gomes e um outro fulano chamado Jardel. Assim vai ser difícil segurar este jogador... Depois gostaria de destacar o compatriota Guarín que fez uma grande segunda parte e os brasileiros Helton e Hulk. Pela negativa Alvaro Pereira e Otamendi. Poderão encontrar um paralelo entre todas as jogadas de perigo do Villareal na primeira parte. Todos esses lances são pela esquerda e em todos, estes dois jogadores não estão lá. Alvaro atacou bem, mas não está com fôlego físico para fazer as duas tarefas.

Por último, achei caricato o Moutinho a esforçar-se por apanhar um amarelo. Não é mais fácil que Villas-Boas não o ponha a jogar na segunda mão? Assim até o pode ter no banco...

Destaque negativo: cadeiras à mostra no Dragão. O que é preciso para encher o Dragão? Esta equipa merece!

No fim-de-semana, convém poupar alguns jogadores. Proponho um em especial: Álvaro Pereira.

Comentários

Eu vi, meus amigos, eu sou um dos 44.719 espectadores que viram ao vivo e a cores, mais uma noite fantástica, inesquecível, para guardar no cantinho das melhores recordações desportivas.
Eu vi, meus amigos, um Porto esmagador, com uma segunda-parte de qualidade superior, do melhor que tenho visto e eu já vi muita coisa linda!
Eu vi, meus caros amigos, um grande espectáculo, digno de uma meia-final de Champions e que reduziu à vulgaridade o Real/Barça de ontem.

Eu vi, meus amigos, muitos e bons jogadores; golos de bandeira; mais uma reviravolta notável; um Falcao do outro mundo e a conseguir um poker para a história.
Mas também vi uma primeira-parte equilibrada, bola cá, bola lá, um Porto tenso, nervoso, precipitado até, talvez a acusar a responsabilidade de um favoritismo enganador.
Vi, também, nos primeiros 45 minutos, um Villarreal de qualidade, criativo e bom de bola a meio-campo, com avançados acima da média, rápidos a aparecerem nas costas dos defesas e em diagonais perigosíssimas.
Na segunda-parte, tudo que vi foi diferente. Só deu Porto. Um Porto de sonho e à procura do sonho, diabólico, esmagador, contundente, demolidor e uma grande equipa, conhecida pelo submarino amarelo, reduzida à vulgaridade de um "barquito fatela" e a meter água por todos os lados.
Mas o que esteve na origem de tamanha mudança? Nada de transcendente... Mais e melhor pressão, médios mais subidos, mais rápidos, a pegarem mais à frente e a servirem melhor o tridente ofensivo. Enquanto o F.C.Porto subia o Villarreal descia, o seu meio-campo teve menos espaço para jogar, deixou de ter tempo para pensar, executar, servir nas melhores condições os avançados e a defesa mais apertada vacilou, abanou e caiu por cinco vezes.

Hulk e Rodríguez, com ajuda precisosa de Álvaro mais e Sapunaru menos, colocaram o dinamite e o matador do momento, a voar entre os centrais, acendeu o rastilho por quatro vezes, detonou o submarino e recolheu os despojos.

Homem do jogo R.Falcao, numa equipa que nos mata de orgulho. Grande treinador - não me lembro de um treinador que tenha uma percentagem tão grande, em mudar para ganhar. Muitas vezes com substituições, mas também com o discurso, que muda o estado de espírito e faz autênticos milagres.
Dublin está muito próximo, mas não está garantido. Humildade, concentração, muita alma e raça, muito respeito pelo Villarreal, que é, ninguém duvide, uma equipa de grande qualidade. Se for assim, se formos iguais a nós próximos, o sonho de mais uma final será concretizado.

Nota final: estranhei tão poucos adeptos espanhóis no Dragão, mas vim a saber que se enganaram, foram para a Luz e festejaram exuberantemente o golo da sua equipa.

Um abraço
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Como se esperava encontramos muitas dificuldades para dar o primeiro rombo no submarino amarelo. O Villarreal foi a equipa que melhor futebol jogou no Dragão esta época.

Na primeira parte tiveram as melhores oportunidades de golo, e podiam ter partido para o intervalo com mais de um golo de vantagem.

Aproveitaram bem a nossa ala esquerda que era uma autêntica avenida, com Alvaro muito desconcentrado defensivamente.

Guarin muito lento, Hulk a complicar, e iam nos valendo Rolando, Otamendi, Helton, Sapunaru, Moutinho e Fernando a segurar as investidas ofensivas do Villarreal, e Cebola e Falcao a lutar contra a defensiva espanhola.

Rossi e Nilmar são muito difíceis de marcar, quando a equipa espanhola joga em contra-ataque. Jogam no limite do fora de jogo, e tem médios de grande qualidade técnica a servi-los. Na primeira parte tivemos uma grande oportunidade de Hulk, e ficámos-nos por aí.

Na segunda parte, depois dos espanhóis terem falhado o segundo golo, acordamos para o jogo e fizemos um 40 minutos fantásticos, demolidores, com Falcao a efectuar a melhor exibição desde que chegou ao Porto.

Guarin, fruto do reposicionamento operado por Villas-Boas apareceu no jogo e com Moutinho transportaram o jogo do Porto para a frente, e começaram a lançar bolas para as alas, que a cada cruzamento eram meio golo.

Foi a partir desse momento que nos deparamos com as fragilidades defensivas do Villarreal, e se o jogo tivesse mais uns minutos mais golos marcaríamos.

Nota positiva para o público que puxou pela equipa do primeiro ao último minuto, criando um ambiente arrepiante.

O árbitro sem influir no resultado final, cometeu pequenos erros de avaliação disciplinar e técnica. Amarelo a Fernando, e não amarelo logo a seguir a jogador espanhol. Foras de jogo mal tirados ... o jogo merecia um árbitro doutra craveira! Era uma final antecipada!

Na segunda mão temos de gerir sériamente o resultado, respeitando a valia do adversário, poupar Moutinho que está à beira da exclusão, e carimbar aquilo que todos ansiamos ... Final de Dublin.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com
Barba azul disse…
Esta equipa e treinador não param de me espantar, ao mesmo tempo que vão dando sucessivos pontapés no nosso negativismo atávico, que nos está sempre a dizer "Isto não pode durar muito mais..."
Não podia ter tido melhor presente de anos!

Quanto ao que falta para encher o Dragão: não é vontade, com certeza: falta dinheiro. De certeza que muitos portistas têm cada vez mais que sacrificar o gosto de ir ao estádio às necessidades básicas das suas famílias.
miguel87 disse…
FALCAO, já não há palavras para este jogador fantástico! O verdadeiro PokerStar :)

MESTRE ANDRÉ! Também já faltam adjectivos para este Génio Portista que montou uma equipa de sonho, que o próprio presidente considera melhor que a de 2003 e ao nivel da de 1987 - alguem o quer desmentir??
É que além da percentagem vitoriosa e das exibições de luxo, é vê-lo a dar espectaculo na sala de imprensa - ontem foi em português, castelhano, italiano e inglês - mais uma goleada!
miguel87 disse…
Quanto ao jogo em si, é dificil não entrar em euforia sim, mas não impossivel. Fiquei com a ideia que o Villarreal ficou sem pernas durante a segunda parte. Além disso, sendo esta a melhor equipa que vi jogar este ano no Dragão e tendo em conta os adversários futuros na Champions, fico com a sensação que precisamos de um central e um trinco de qualidade superior aos que lá estão. Pondo as coisas nos termos do Pinto da Costa, falta um Celso e um André para esta equipa ser quase perfeita!

Agora com pé e meio em Dublin só é pena o adversário ser outra equipa da liga tuga, não tem mesmo piada nenhuma ter uma espécie de final de oeiras na irlanda!
Daniel disse…
FALCAO! FALCAO! FALCAO! FALCAO!
riskolas disse…
Que coisa mai'linda!!!!

Cheguei ao ponto de recusar bilhete dado para ir ao Dragão para não azarar!!! Não fui ver nenhum esta época! Não vou ser eu a atrapalhar a maravilhosa constelação que nos tem favorecido!!!

P.S. Além do NGP e do NGT só vejo 3 elementos quase imprescindíveis nesta máquina e que gostava muito que continuassem na equipa na próxima época: FALCAO, PALITO e MOUTÃO! Obviamente, refiro-me aos alegadamente mais pretendidos, até porque, por exemplo, o Helton está um Dragão de corpo inteiro!
Atenção às injustiças com o Hulk, que andou com a equipa às costas meia época...
miguel87 disse…
http://www.mundodeportivo.com/20110430/futbol/internacional/un-porto-mejor-que-el-de-mourinho_54147547132.html
Lamas disse…
Eu ao intervalo temia... parecia que íamos ficar por ali... muito espaço dado especialmente ao Nilmar na primeira parte... a segunda parte começa com o Carzola isolado, mas depois, já tudo foi dito... um SUPER FCP e, claro, um SUPER FALCAO...

Adorei a raça do Guarin no golo dele... fantástico...

Prata, são jogos como este que vale a pena estar na Superior Sul... melhor que eu, só o mesmo o Otamendi para ver o voo do Falcao (esta piada é do Pis)...

Estou com o Miguel... pena não ser uma final verdadeiramente europeia...
Lamas disse…
Prata, se era para testar se o AVB lia o Basculação, ficaste a saber que não o faz... o Palito fez os 90... :) apenas o Otamendi o seguiu dos titulares...
levezinho disse…
eu acho que o gajo lê... e por isso é que pôs o palito a jogar.

Eu se fosse ele fazia o mesmo... :)

Contrariar as intenções do Prata... parece ser meio caminho andado para o sucesso.

Assim de repente lembro-me de uma opinião, em que o Prata achava que o Falcão era uma má contratação... pois já tinhamos... Farias.