Algo me diz que vou a Dublin este ano


Só uma aberração nos poderá tirar das meias-finais da Liga Europa. O que até é uma boa notícia visto que podemos poupar alguns jogadores do sintético, nomeadamente os que se adaptaram pior contra o CSKA. Estou a lembrar-me de Hulk, por exemplo. Com a eliminatória praticamente resolvida e com o campeonato resolvido, podemos preparar convenientemente o assalto à Luz para a Taça de Portugal. Será esse o jogo mais complicado nos próximos tempos. Depois o Villareal naquela que poderá ser uma autêntica final antecipada. Prefiro jogar com o Villareal a duas mãos.

Vamos ao jogo de ontem. Ao intervalo o resultado era até lisonjeiro. As duas primeiras oportunidades de golo foram para os Russos. Diria até que a ressaca dos festejos durou até aquele momento em que Falcao transforma um centro largo e bem intencionado de Alvaro Pereira no primeiro golo. A partir daí as coisas correram às mil maravilhas. Grande dinâmica, muitas oportunidades, muitos golos. Até os suplentes entraram a todo o gás. A equipa não se ressentiu nada da saída de Guarín, Hulk e Varela. Até marcou dois golos sem eles. Mas se não tínhamos esses três, tínhamos Falcao. Depois de uns jogos onde parecia estar de relações esfriadas com o golo, voltou em grande. Faz ainda a assistência para o golo de Varela. Claro MVP. Depois gostei novamente de Moutinho, Alvaro Pereira e Guarín. Não gostei de algumas distracções a denfender. Começámos com uma de Rolando aos 30 segundos. Depois outra de Fernando que dá muito espaço na segunda oportunidade de golo dos Russos. Para terminar, Maicon estava a dormir no lance do golo sofrido pondo tudo e todos em jogo. Valeu aí a boa entrada em jogo de Belluschi, Rodriguez e James. 

Grande conclusão da noite: estamos com uma grande equipa e dá até a ideia que ainda podemos fazer melhor. Mas o que mais me impressiona é este facto de termos cerca de 16 jogadores que podem ser perfeitamente titulares. Que grande trabalho está a ser feito na gestão do plantel. 

Em Portimão só está em jogo a invencibilidade. Jogo para ver descansadinho e sem som , visto que  me disseram que dá na TVI.

Comentários

Luís Avelino disse…
Sem dúvida alguma que estamos muito bem a atacar e na circulação de bola, no entanto vou me armar em velho do Restelo e referir que provavelmente com menos estrelinha (e o AVB neste aspecto é mesmo clone do Mourinho) e com mais pontaria/sorte do adversário provavelmente já nem estariamos em prova.

Claro que é impossível um jogo sem oportunidades do adversário mas pareceu-me que neste jogo e já no do CSKA, os avançados entraram com demasiada facilidade na nossa área.

De resto 5 estrelas... os jogadores estão motivados e a jogar com coração. Rumo a Dublin!
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/
miguel87 disse…
Mais uma vez um jogo em que a equipa esteve muito melhor na 2ª parte, após os devidos ajustes feitos pelo Mestre no balneario!

Advertência para os mais distraidos: este plantel é praticamente o mesmo da época passada (B.Alves x Otamendi; Meireles x Moutinho)!
Como é possivel tamanha diferença de atitude, estilo de jogo e resultados?
prata disse…
A única diferença relevante será a entrada do James.

Gostava de ter visto o Dragão cheio. A equipa merece...
miguel87 disse…
Só mais uma referência, sobre o Ibson: é um craque e sozinho fazia a equipa dele jogar. É o tipo de jogador que encaixava que nem uma luva no nosso meio campo. Infelizmente não esteve cá o tempo que merecia e a razão disso tem muito a ver com a origem da diferença que mencionei no comentário anterior.
Luís Avelino disse…
Esqueci-me também de fazer referência ao Ibson, que prazer vê-lo jogar novamente... parecia o Xavi no Barça. Durante os tempos em que esteve emprestado ansiava sempre o seu regresso a cada pre-época.

O FCP não costuma deperdiçar talentos assim, mesmo que tenha andado à "cabeçada com o treinador", nunca se pode dispensar jogadores com esta qualidade.
prata disse…
Confesso que gostava de Ibson e tive pena de nunca o termos aproveitado, mas que gosto muito mais de Moutinho, do Lucho, do Meireles, do Belluschi e do Guarín dos últimos tempos. 5 milhoes por um jogador que nunca vingou na equipa e que estava incompatibilizado com o treinador é um bom negócio.
Lamas disse…
Grande Segunda Parte... Grande Falcao... :) As substituições não quebraram o ritmo e foram uns segundos 45 minutos fantásticos...

Ibson teve em grande e também era um jogador que muito apreciava... o problema no porto é de o terem colocado, não raras vezes, a trinco... a forma como ele joga (porque arrisca) fá-lo perder bolas e a trinco isso era proibitivo... mas grande jogo que ele fez ontem, tava com muita atitude... quer atacar, quer a defender...