Afinal quem são os Vasquinhos?

Anda aí uma notícia a correr que diz «Sporting ganha mais em Direitos televisivos que o campeão». E o campeão é o FCPorto. Que negociou os termos da renovação 6 meses depois do Sporting. É certo que dobramos o que se recebia antes e que vamos ter direito a conteúdos a usar através do Porto Canal, mas gostava de ser esclarecido quando ao conteúdo deste artigo. É que fui fazer contas e dá-me 20 milhões por época para o FCPorto contra 13,5 do Sporting. Pesquisei mais e descobri que o diário económico faz as mesmas contas que eu (aqui). Mais um dado. As notícias apontam para que o Benfica tenho posto em cima da mesa de negociações com a Ongoing 40 milhões por época. Aguardemos. Entretanto fica mais uma daquelas notícias 'bem intencionadas'. Ou será que eles é que fizeram bem as contas?

Fica o artigo da Agência Financeira
«O FC Porto prolongou esta sexta-feira o contrato de cedência de direitos televisivos dos jogos da Liga por mais quatro épocas, até à temporada de 2017/18. Um negócio que rende ao campeão nacional 82,8 milhões de euros, segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores do Mercado Mobiliários, mas que fica abaixo do que o Sporting tinha já conseguido negociar com o grupo Controlinveste.

Mesmo assim, os direitos televisivos para o clube do Porto ascendem aos 20,7 milhões por época, mais do dobro do que os dragões tinham conseguido para as últimas épocas (até 2013/14 ) e que se fica pelos 9 milhões de euros.

No ano passado, no Verão, o clube de Alvalade também renegociou os direitos televisivos com a PPTV, da Controlinveste, para o mesmo período, por 108 milhões de euros.

Aliás, se olharmos para as contas dos clubes, do último semestre, o Sporting ultrapassa também o Benfica em contrapartidas financeiras, quando se trata de televisão: por época, o Benfica ganhou pouco mais de 9 milhões de euros, um valor similar ao do FC Porto. O Sporting tinha conseguido já, na época passada, mais de 11 milhões de euros.»

Comentários

Lamas disse…
De facto das duas uma: jornalismo encomendado ou jornalismo demasiado fraco...
levezinho disse…
Não tenho grande certeza... mas acho que realmente o sporting recebeu os tais 108 milhoes.. mas eram para o periodo a começar esta época (2010-2011) até 2017-2018.