Mais minutos


Era tudo o que precisávamos... Mais minutos para alguns dos nossos jogadores nucleares... Ainda por cima, num relvado complicado e que tinha pouca relva... O objetivo, não cumprido, seria o de rodar a equipa e ainda assim conseguir um jogo tranquilo. Ora, tranquilidade e segurança de resultado são coisas que este FCPorto de Conceição pouco conhece. Pior só se tivéssemos sido eliminados, seja após 90 minutos ou após 120, mais penáltis... Mas passámos e é o que interessa!

Sérgio Conceição arriscou um pouco e, na minha opinião, fez muito bem. O sorteio facilitou a tarefa ao dar-nos uma equipa de segunda liga, no meio deste calendário apertado. Sérgio aproveitou e jogou com menos sete titulares. Já sei que duas das poupanças foram forçadas, visto que Maxi e Danilo estão e estarão lesionados. Só tenho pena que, entre os poucos titulares que jogaram, estivessem Herrera, Alex Telles e Felipe que são, de longe, os jogadores mais utilizados do plantel. Se no caso de Herrera, o excesso de jogos não parece afetar o seu rendimento, no caso de Felipe e sobretudo Alex, tem-se vindo a notar uma clara quebra. As boas notícias é que a contratação de Pepe parece que vem amenizar a situação. E aqui surge uma das boas sensações da noite: testámos, pela primeira vez e durante meia hora, aquela que poderá ser a nossa defesa mais forte, com Militão, Felipe, Pepe e Alex.

O jogo começou por estar controlado com Oliver a impor-se no comando. Mas surgiu apenas um golo dado que os nossos avançados estiveram muito desinspirados. Na segunda parte, o Leixões foi acreditando apesar de se limitar a despejar bolas para a área, sem causar grandes problemas. Isso deu uma falsa ideia de segurança. Talvez por esse motivo surge o golo do Leixões em que toda a defesa e sobretudo o médio Militão ficaram a acompanhar a progressão do moço com alguma displicência, que foi bem aproveitada. A partir daí voltou a urgência de resolver. E a pressa não costuma ser boa nestas alturas. Assim, o golo surgiu já muito perto do final pelo herói do costume. Ao menos safámo-nos dos penáltis...

Individualmente tenho três destaques. Começo pelo MVP Hernâni que marca o golo decisivo. Depois destaco a entrada de Pepe que fez parecer que já treina há meses com esta equipa. Depois temos Oliver que está em todos os lances mais perigosos do FCPorto, incluindo os dois golos. No meio de tanta areia, tudo o que se viu de futebol veio dos pés de Oliver. Herrera é um tanque que joga sempre bem perante estes desafios mais físicos. Mbemba a lateral direito, prometeu na primeira parte, sobretudo na parte ofensiva , que era a que gerava tinha menos expectativas. Na segunda parte deixou de subir. Parece-me que pode ser um solução mais conservadora do que Militão. Mas é mais uma opção e nós estamos a precisar. Por exemplo, já se percebeu que Jorge não é. Por falar em opções, as ofensivas deixaram um pouco a desejar. Comecemos pelo melhor. Adrian continua a não ser brilhante mas conseguiu fazer 3 assistências para golo. É certo que apenas a de Hernani foi mesmo golo, mas há dois passes brilhantes para Fernando Andrade e para Corona. Já Fernando Andrade e André Pereira tiveram exibições pobres. O brasileiro ainda conseguiu dois remates perigosos. O miúdo André nem isso... Será que vai ser como no ano passado e vamos tenir a cada vez que o Marega e o Soares se agarrarem ao joelho ou levarem com uma entrada mais forte? Uma última chamada de atenção para o facto de Militão ter entrado para uma posição onde tivemos Sérgio Oliveira como titular, nos primeiros jogos da época. Só para registar que parece ser outro que já não conta para Conceição.

Na sexta-feira há novo jogo e bem mais importante e difícil. Espero que o meio campo com Herrera e Oliver se mantenha. Já agora, se não for abuso, espero que possamos ver também aquela linha defensiva que acabou o jogo.

Comentários