Catorze


A série já vai bem longa e à medida que se vai alongando, vai sendo cada vez mais saborosa e cada vez mais exigente. Passo a explicar. Os jogos têm-se acumulado e apenas num deles, na Turquia, não havia uma obrigação imperativa de ganhar. Já sei que temos de entrar em todos os jogos para ganhar e yada, yada, yada... O que pretendo destacar é uma ideia que já aqui abordei de que esta fantástica série de vitórias não nos trouxe grande folga. A vantagem no Campeonato não é confortável e mantém-se igual há várias jornadas. Na Taça de Portugal temos apanhado equipas de Primeira Liga e na Taça da Liga, o deslize com o Chaves, faz com que o jogo no Jamor seja decisivo. Isto torna difícil de gerir o descanso de alguns jogadores nucleares, que têm jogado sempre, e que já demonstram algum cansaço como Alex Telles, Felipe, Marega e Danilo. Este último, juntamente com Otávio, são já as primeiras preocupações com lesões que aparentam ser resultado de excesso de jogos. Mas a série está viva e há que alimentá-la!

Por falar em lesões, o jogo de hoje foi pródigo em peripécias. Desde logo, o adversário criou alguns problemas defensivos e marcou em alturas muito complicadas. Marca logo no início, para desestabilizar. Depois empata nos descontos da primeira parte, mudando toda a configuração da segunda. Por último, marca nos descontos da segunda parte, para manter a incerteza no resultado até ao final. E ainda se fica com a sensação que dois dos golos do Moreirense são daqueles para os empresários colocarem nos primeiros segundos do vídeo de apresentação dos jogadores... Que golaços! Pelo meio, vimos um festival de golos falhados, na primeira parte, e uma clara quebra física, na segunda. As lesões vieram agudizar os problemas visto que Conceição apenas teve a possibilidade de fazer uma substituição por sua própria iniciativa. Isso não permitiu combater convenientemente o cansaço notório da equipa. Enfim... Um experimentado autor de thrillers não escreveria um guião muito diferente... Mas a série está viva e há que alimentá-la!

Falando um pouco mais do jogo, gostei da reação da equipa ao golo que sofremos cedo. Mas não gostei nada da apatia que se seguiu ao 3-2. O que vi foi muita intranquilidade, quer a defender, quer a sair com a bola do guarda-redes. Vi apenas os quatro defesas a trocarem a bola entre si até que os adversários apertavam e obrigavam a jogar longo. Uma incapacidade notória de gerir o jogo com bola. Sei que faltava Oliver e sei que o cansaço foi um factor importante, mas é sempre mais fácil descansar com bola e a equipa tem de conseguir fazê-lo nestas circunstâncias.

Individualmente, dou o MVP a Marega. Já sei que falhou golos imperdoáveis, mas marcou outros dois e criou várias situações de perigo para ao Moreirense. É dos jogadores em melhor forma neste momento e tem mostrado coisas novas nos últimos tempos. Brahimi entrou a tempo de fazer duas excelentes assistências que ajudaram a decidir o jogo. Hernâni parece que foi perdendo o gás do golo do Bessa. Entrou muito bem fazendo uma boa primeira parte. Na segunda parte, acumulou algumas asneiras e não ajudou convenientemente Maxi. E já sabemos que o Maxi de hoje em dia precisa de muito apoio... Mas Alex não está muito melhor. Já não consigo distinguir o que é cansaço e o que é falta de confiança. O que sei é que está a jogar muito menos do que o que jogava. É verdade, no entanto, que ele compensa muito com a qualidade das bolas paradas. Com esta permeabilidade pelas alas, os centrais também se começam a ressentir e a fazer mais erros. Fabiano foi outro grande foco de instabilidade. Se a dificuldade dos adversários continuar a aumentar, vai perder o lugar nestes jogos da Taça. Por último destacaria Adrian e André Pereira. Ambos jogadores que não comprometem, que fazem coisas interessantes no jogo, mas que não entusiasmam. E assim , manter-se-ão pelo banco...

Grande iniciativa a de marcar o jogo de Domingo para a 15h! Espero que esteja bom tempo e que o Dragão possa encher para empurrar a equipa para a décima quinta vitória consecutiva! A série está viva e há que alimentá-la!

Comentários