Horrível época
Isto tem sido um carrossel de emoções! Mas são raras as emoções boas... E quando as há, nem temos tempo para euforias, porque vem logo a seguir uma dose de realidade. Depois do jogo de quarta-feira e de uma vitória, curta mas saborosa, tivemos logo uma primeira parte a roçar as que tantas vezes vimos com Paulo Fonseca. Sem chama, com passes errados que chegue e erros defensivos constantes. A segunda parte trouxe uma equipa diferente mas não o suficiente para fazer face às adversidades e aos traumas acumulados. Mas já que estamos neste estado, há que tirar disto a noção de que nos temos de focalizar nos objectivos atingíveis. Julgo que as poupanças de Varela, Mangala e Defour ao intervalo indicam que já havia essa intenção, mas este resultado torna ainda mais premente que o campeonato passe a servir apenas para preparar jogadores para a próxima época e para eventuais entradas em substituição. Há que pôr algum controlo nesta ansiedade dos jogadores. Continuamos a criar mais oportunidades que qualquer equipa na primeira liga e continuamos a ter resultados destes. Precisámos de 5 oportunidades para marcar um golo enquanto que os adversários directos precisam de meia. Há que pôr a cabeça no sítio!
Quanto ao jogo, até não entrámos muito mal e tivemos as primeiras oportunidades do jogo. Mas com Abdoulaye em campo e com os laterais em péssima forma, acabámos por começar a sofre alguns percalços que se multiplicaram a partir do momento em que sofremos um golo que tem tanto de infeliz como de irregular. O início de segunda parte pareceu um sonho para o treinador: as duas substituições que fez participam no golo do empate. Mas esta equipa não é de fiar e logo entregámos mais um golo ao adversário. Até ao final fizemos o suficiente para ganhar. Por incompetência nossa e alguma do árbitro não aconteceu. Que sirva para espicaçar a equipa e para perceberem que só com uma atitude semelhante à de quarta-feira é que poderemos conquistar algo nesta época que, para já, promete ser para lembrar e tirar notas...
Individualmente, começo pelas notas negativas. Ignorando Abdoulaye que já nem me atrevo a pontuar, os laterais estão numa forma horrível. Têm estado consecutivamente entre os piores e nem sequer há alternativa. Espero que no próximo jogo para a liga eles voltem a descansar. Da defesa salvou-se Reyes. Licá também esteve bem fraco. Defour e Herrera não estiveram bem na primeira parte, sobretudo o segundo. Só percebo a saída de Defour ao intervalo como uma poupança para quinta-feira. Jackson lutou muito e marcou dois golos. É o meu MVP. Estive indeciso entre ele e Fernando. Quaresma na sua intermitência foi fazendo coisa boas e péssimas e teve a infelicidade de falhar o penalti. Quintero e Ghilas prometeram mas acabaram por se perder no nervosismo geral.
Quanto ao Capela, posso falar apenas de um lance em que choca com Quaresma lançando um contra-ataque do Nacional ou de outro lance em que Dois jogadores do Nacional chocam, cabeça com cabeça, e é marcada falta de Herrera... É dos bons!
Na quinta-feira voltamos ao nosso campeonato. Sintoma de época falhada...
Comentários
No meio da nossa mediocridade esta época, temos a arbitragem no estoril, na luz, em alvalade, na madeira!! Nao é coisa pouca! Mas em outros anos isso nao chegava para nos derrotar!
Quinta é o nosso Campeonato! Venceremos, venceremos...
Não me canso de referir as faltas estúpidas e desnecessárias que fazemos junto da nossa área (Danilo nisto é rei)! Será que não há ninguém dentro do campo, ou no banco, ou nos treinos que digam a estes gajos que quando um adversário está de costas para a nossa baliza basta encostar e não deixá-lo virar? Será que é preciso cometer sempre falta, interromper o jogo e deixar a nossa baliza em sobressalto dando a ideia que os adversários é que estão em cima de nós?
O campeonato estava perdido, o 2º lugar tb seria difícil, só fico fdd pk não gosto de perder e principalmente pk a confiança vem com vitórias! Mas neste momento há que centrar as atenções nas taças…
É incrivel, este rapaz, seria um banal defesa direito se fosse Portugues! Eu se fosse o LC, metia o Garcia, tem alma e garra de Dragão, e pó Campeonato isso já basta esta época...
Por muito mau que tenha sido o jogo do Porto, sem aquela arbitragem, a derrota pura e simplesmente não tinha acontecido!