Candidatos!
Calma! Apenas apresentámos candidatura a salvar a época...
Grande garra do nosso FCPorto! Eliminámos um dos dois maiores candidatos a vencer a competição. Quem diria, neste estado de coisas...
Foi mais uma eliminatória para sofrer e mais uma que se resolveu através da profundidade do jogo de Ghilas. É de facto uma variante de jogo que se tem provado valorosa e isso só torna mais incompreensível que a opção apareça tão tarde na temporada. Sobretudo porque, grande parte das vezes não havia plano alternativo... Outra diferença é que as alterações, que foram introduzida pelo treinador e que mudaram o jogo, foram uma acção e não uma reacção.
Voltemos ao início. O jogo começou com o Nápoles a entrar por todos os lados e com a nossa defesa desfalcada (ou não...) e pouco rotinada. Pelo guarda-redes, não haveria grande preocupação. Mas Reyes e Ricardo deixavam qualquer portista apreensivo. Pelo menos, não jogava Abdoulaye! A verdade é que o cenário, o poder do adversário e a nossa remendada defesa, não faziam prever nada de bom. Três ou quatro oportunidades depois sofremos um golo. Reyes falha uma intercepção no meio-campo e Ricardo dorme e põe o avançado em jogo. Estava a correr bem: golo sofrido com má intervenção dos dois estreantes. A verdade é que o Nápoles resolveu voltar ao seu jogo habitual de paciência, pressão e saídas rápidas. E aí nós fomos reagindo melhor. Estamos mais habituados. Ao intervalo, Benitez percebeu o erro e voltou à carga. Era óbvio que a defesa portista ia quebrar quando pressionada. Era, mas não aconteceu... Primeiro porque Fabiano está talhado para estes jogos de muito trabalho. Defendeu tudo e mais alguma coisa. E depois, apesar do jogo horrível de Danilo, os outros foram melhorando com o jogo inspirados nas grandes exibições de Mangala e Fernando. Mas, mesmo assim as oportunidades iam aparecendo e Luís Castro teve de mexer. Carlos Eduardo era uma substituição óbvia por falta de comparência, mas a opção por Josué decidiu o jogo. Por portismo ou inconsciência Josué tem fibra para assumir o jogo e nunca se esconde do mesmo. Não tem a explosão de Carlos Eduardo nem a técnica de Quintero mas tem fibra de portista e era isso que precisávamos: slguém que assumisse a posse de bola e que não temesse o jogo agressivo dos italianos. Para complementar, Ghilas constituiu uma opção já recorrente e com sucesso notório. Mérito para Luís Castro.
Para terminar a cereja no cimo do bolo: o golo de Quaresma. Se houve algum portista que não tenha saltado do sofá e não tenha dito pelo menos três palavrões, recomendo que reveja o seu estatuto de adepto e entregue o cartão de sócio. E já agora, acredito que haja por aí um seleccionador a marcar consulta para reverter a lobotomia que o fez lançar Cavaleiro a titular numa selecção que não convoca um talento destes...
Dirão que tivemos sorte. Sim. E tivemos azar de Alex Sandro ter apanhado um amarelo injusto, de Helton e Maicon estarem lesionados, de ter sido anulado um golo limpo a Carlos Eduardo, etc. Futebol é isto. Depois da derrota de Domingo, e nas circunstâncias arbitrais em que foi, com treinador interino, com ausências importantes, com Danilo claramente embriagado, podíamos pedir mais? Podíamos! Por isso é que somos FCPorto!
Individualmente, gostei Fabiano, Mangala e Fernando. O MVP penderá para Fernando. Que dizer do passe para o nosso primeiro golo? Foi mesmo Fernando que o fez... Num segundo nível, gostei de Defour e das entradas de Josué e Ghilas. Achei também que Ricardo e Reyes foram crescendo no jogo. Sobretudo o último. Estou a torcer pelo miúdo até porque Maicon não está bem e a alternativa é um jogador que detesto detestar, mas não tenho outra hipótese... Jackson não anda bem, mas precisamos dele mesmo assim... E esteve no lance do primeiro golo. Pela negativa Danilo e os ausentes Carlos Eduardo e Varela. Pergunto até se faz sentido Carlos Eduardo ser titular indiscutível quando apresenta um rendimento tão pobre nos jogos a doer. Quintero e Josué estão à porta...
Já apresentámos candidatura a salvar a época. Agora temos de confirmar!
Comentários
Depois foi excelente! Voltei a sentir-me "PORTO", não pelo apuramento mas pela raça, pela vontade, pela superação!
Continuo a não gostar de Quaresma. Acho que a presença dele traz muitos desequilibrios à equipa mas, depois, tem momentos em que com aquela genialidade arrogante ou arrogância genial mata qualquer adversário, seja ele o Pampilhosa ou o Bayern de Munique!
Hoje acordei feliz! Hoje voltei a perceber porque o Porto é tão importante para mim! Aquele querer, aquela crença, aquela superação tão nossa faz-me falta no dia-a-dia, é um bálsamo revigorante!
Não me apetece criticar jogadores mas acho que o CE devia ser o 8 e não o 10.
Neste momento, o "meu" 11 seria:
Fabiano Yaschin
Danilo, Reyes, Capitão Mangala e Alex;
SUPER POLVO, CE, Josué "Espírito de Dragão";
Quaresma; ChaChaCha; Nabil "Dragão Magrebino".
O que viram em Reys?! Falta de agressividade e lentidão é o que consigo ver, leva com as bolas nas costas e levanta a mao a pedir fora de jogo; entra de primeira aos lances e fica logo fora da jogada com uma simples finta; fransino;
Qual a diferença para um Bura, um Hugo Pinto, um Nuno André Coelho?
1ªquestão-taqui, tu não acompanhas decerteza os jogos da equipa B do porto, se acompanhasses, não dirias de reyes aquilo que dizes, embora eu reconheça que ele não é nem nunca será um thiago silva, bastava tu veres o jogo que ele fez em casa contra o portimonense para teres uma opinião diferente, nenhum portista é obrigado a acompanhar a equipa B, e tu não és exceção ,taqui, mas vires para aqui escrever À TOA sem se teres um mínimo conhecimento sobre aquilo que estás a escrever é, no mínimo, RIDÍCULO.
2ªquestão- o carlos eduardo apenas confirmou um facto que ele próprio já tinha provado: ELE É UM JOGADOR DE PEQUENOS JOGOS, quando há um jogo que não seja contra adversários tipo arouca, marítimo, gil vicente, etc... ele APAGA-SE COMPLETAMENTE. e eu não gosto de jogadores assim, apesar de reconhecer que às vezes dão jeito. BIBÓ PORTO
Mas diga-me lá quem é esse grande avançado do portimonense, que lhe proporcionou esse grande exibição, já que eu nao percebo nada disto!
E nao se confunda, eu comentei o que vi com o nápoles, penso que é desse jogo que estamos a falar. Mas se quiser que eu fale do jogo que ele fez com o estoril, eu tb lhe digo o que correu mal, ou nao viu esse jogo?
Nao é à toa que venho para aqui falar, sao opinioes e desta vez até inumerei situaçoes concretas e até bem promenorizadas! Aprenda a ser humilde e a respeitar as opinioes dos outros!
Aprenda tb a ser exigente, que foi isso que levou o nosso clube a ser aquilo que é hoje. Nao sofra de Portismo doentio que lhe tolhe a capacidade critica!
Compare o valor que ele nos custou, com outros centrais Portugueses, formados na casa!
Faça tudo isso e qd quiser, pode me pedir desculpa e reconhecer que eu tenho razao. Se eu estiver enganado farei o mesmo, combinado?
Acho que já chega, pelo menos por agora, espero que tenha aprendido alguma coisa!
1- eu não o insultei, nunca quis fazê-lo nem nunca foi minha intenção fazê-lo.
2- acho que você se esqueceu de ler a parte em que eu escrevi que nem você nem nenhum portista é obrigado a acompanhar a equipa B, você só acompanha se você quiser.
3- a exibição segura e os cortes providenciais que o diego reyes fez no jogo com o portimonense, provou-nos que ele não é assim tão mau, e que eu saiba um central (seja ele quem for) não precisa que um avançado lhe proporcione uma boa ou má exibição, acho que não são os avançados que definem a qualidade de uma exibição de um central, na minha opinião, aquilo que define a qualidade de uma exibição de um central é a segurança (ou a falta dela) com que joga, os cortes, o jogo aéreo (principalmente bolas paradas, sejam elas ofensivas ou defensivas) e os passes longos. E não, o reyes ainda não justificou o enorme investimento financeiro feito nele, e sim, a exibição diante do estoril para a taça foi pécima, mas na minha opinião, só foi pécima porque ele acusou a pressão de ser titular na equipa A. Acho que é um jogador que se encontra em crescimento e em adaptação ao futebol europeu e também acho que ele ainda não tem qualidade para jogar na equipa A, mas no jogo no san paolo, jogou por necessidade, pois o maicon estava lesionado e o abdoulaye (que é muito pior que o reyes) não está inscrito.
4- eu nuca escrevu que você não percebia nada disto.
5-além do tiago ferreira, não me lembro de um central português formado na casa que seja melhor que ele, o zé antónio é melhor que ele, é português, mas não é formado na casa, o abdoulaye é formado na casa, não é português nem é melhor que ele. Mas se falarmos de lima pereira, fernando couto, jorge costa, bruno alves, etc... São portugueses, formados na casa, e qualquer um deles é 999999X melhor que o reyes. Aliás, o nosso clube sempre teve os melhores centrais portugueses e os melhores centrais estrangeiros do campeonato(celso,geraldão,aloísio, pepe, etc..).
6-se me faltou humildade nos comentários, se não respeitei a sua opinião, então, peço-lhe desculpa.
BIBÓ PORTO
O clube fez um investimento enorme nos dois mexicanos e até à data, ainda não vimos quase nada. Com o dinheiro que gastamos podíamos ter comprado bem melhor.
O Carlos Eduardo não é um 10 puro, esconde-se muito do jogo. Um 10 tem de procurar sempre a bola. No jogo do Nápoles teve largos períodos sem tocar na bola. Temos de promover o Quintero!
Eu nao torço para que o Reys nao vingue, espero bem que sim e que eu daqui a uns tempos esteja a dar a mao à palmatória (até pq tenho aqui gente que nao se há-de esquecer), mas sinceramente nao acho que vá ser possivel. Nao tem velocidade, é fransino, pra mim chega para o analisar.
Bruno Rodrigues, pra mim esta frase é insultuosa.
Se escrevo á toa: sou um tolinho; nao tenho um minimo conhecimento: sou um burro, e ainda por cima ridiculo!
2- o sr. disse que eu nao acompanhava a equipa B, pq se nao nao concluia isso, pq ele contra o Portimonense tinha feito um jogo do outro mundo.
3- Mas afinal quem é esse grande avançado? ainda nao me disse. Mas acha que jogar contra cones é dificil? Sabe o que é jogar de cadeira? Entao se ng lhe faz frente, claro que ele vai ter uma prestação segura e se ng o pressionar os passes longos saem todos na mouche. Qual a dificuldade?
4-escrever a toa esem ter um minimo conhecimento é sinonimo de nao perceber nada disto, nao altere os factos!
5- Enumerei-lhe o Bura, o Nuno André Coelho e o Hugo Pinto. Quanto ao ultimo queria ter dito Ivo Pinto e esse é defesa direito, mas deve haver mais exemplos. e o Tiago Ferreira tb para mim nao tem qualidade para equipa A.
Quis perder um bocadinho de tempo consigo a esclarecer o que para mim é grave. Quem nao se sente nao é filho de boa gente.
Agora concordar e discordar faz parte da Democracia e o civismo é importante tb aqui nos blogues, onde muitas vezes se assiste a ataques e insultos cobardes. Para nao chegar a esses pontos é que é bom sermos esclarecidos.
Siga para bingo...
Prata, muito boa a tua descrição do golo do Quaresma daqueles que estavam a ver na tv...
Quanto ao Carlos Eduardo, prefiro a 8, como já disse noutros comentários... Mas neste momento quero o Defour e o 10 merece, neste momento, ser o Josué...
BIBÓ PORTO