A porta vai reabrindo lentamente

 

Sei que a maior parte dos portistas ainda não engoliu a saída de André Villa-Boas. Há até quem tenha ficado indignado com a nomeação deste para Dragão de Ouro. Sejamos claros. Depois da época passada só via uma maneira de Villas-Boas não ser treinador do ano: ter saído para o clube das papoilas saltitantes em vez do Chelski... E mesmo aí seria ressabianço. Foi uma época perfeita onde o único senão foi um facto impossível de imputar a este treinador, que é o facto de não termos provado o valor da equipa na Champions. É de doidos achar que não se deveria atribuir o Dragão de Ouro a um treinador que nos elevou a tamanho desempenho. Por muito que a elevação não se tenha mantido na altura da saída, estou grato ao trabalho de Villas-Boas e acho que o facto de lhe ser atribuído este prémio, ao contrário do que aconteceu na época da Champions de Mourinho, significa que o  nosso Presidente já aceita melhor o que aconteceu. É óbvio que, ao contrário dos adeptos, não foi apanhado de surpresa. Mas julgo que, como eu, o Presidente esperava mais de Villas-Boas. Pode ser que tenhamos mais no futuro. Isto é um sinal de que a porta não está fechada.

PS: não sei se viram o documentário sobre Pedroto que aqui disponibilizámos. Vejam. Interessante ver como o homem que ajudou a cimentar o FCPorto de hoje, foi corrido várias vezes do clube. Imagino o que nessa altura se deve ter dito dele... (isto com as devidas distâncias entre a lenda e Villas-Boas)

Comentários

Tony Silva disse…
Xiii... oh Prata, já vais ouvir :)
prata disse…
LOL. Para já está a correr bem...
Anónimo disse…
Não estou de acordo com o que se diz, que o presidente, ao contrário do que aconteceu com o Mourinho, "já aceita melhor o que aconteceu". A razão é outra: é que enquanto o PC sabe que o Mourinho nunca mais voltaria/voltará, a coisa não é tão certa em relação ao AVB, que, sincermamente, parece estar uns poucos degraus (poucos sublinho) abaixo do Special one. De qualquer maneira deixo aqui o comentário que escrevi noutro blog portista a propósito da mesma questão.

Embora de um ponto de vista sentimental este prémio seja um choque, de um ponto de vista racional compreende-se a jogada de PC. Nunca se sabe o futuro, e nunca se sabe se, no caso do Borrado ser despedido do Chelsea e lhe começarem a faltar oportunidades noutros clubes estrangeiros, se, tendo as portas do Porto fechadas, não vai parar a um Benfica ou a um Sporting. Não nos esqueçamos de Pedroto, que teve contra si durante quase uma década os sócios do FCP e andou a treinar outros clubes, apenas porque tinha saído mal do FCP (não, não estou a comparar os modos como os dois, Pedroto e Borrado, saíram do FCP). Não nos esqueçamos também do Artur Jorge, que quando falhou no Matra Racing esteve com um pé no Benfica, e só o bater da porta do Quinito é que salvou a coisa. Ou seja, o PC está a ter vistas largas, aquilo a que os ingleses chamam foresight e os italianos lungimiranza, i.e., ver ao longe. Deixemos estar o Borrado, que nos traíu, mas que ainda pode vir a ser útil. O futebol é para ser pensado e não apenas vivido. É melhor pensar que o Borrado pode ter as portas abertas no FCP do que imaginá-lo no Benfica e nós a termos que ir buscar um gajo tipo Jesus... E digo isto porque é muito provável que ele não vai ter o sucesso do Special one e que, portanto, mais cedo ou mais tarde, vai regressar a Portugal. Resta saber onde vai treinar. Traíu? Sim, mas a competência pode compensar. A parábola do filho pródigo ensina muito. Abraço,

Bitaites
Tony Silva disse…
Há pessoal que ainda não comentou porque está a ler o tópico pela oitava vez, a ver se percebeu bem :)

Deixa-os pousar e vais ver...
prata disse…
Mea culpa. Não sabia que não é possível ganhar duas vezes seguidas o mesmo prémio. Por exemplo, Hulk ganhou um prémio diferente.

No site do FCPorto há uma posta a desancar o Guerra onde explicam isso. Já agora, por muito que eu goste da retórica utilizada, que é que interessa o Guerra?
Lamas disse…
A distinção é mais que justa... foi uma época perfeita e não foi só porque ganhamos tudo (ou quase)... Vibramos com ele nos jogos e fora deles... Muito Curioso para o ver a receber o prémio...
Fernando B. disse…
Atenção às comparações entre a saída do treinador do Chelsea, e os problemas que Pedroto teve com o FCP, naquela altura. Pedroto e JNPC, aliás...entre muitos outros.
Convem ouvir Portistas com mais de 50/60.
Anónimo disse…
O artigo do Miguel Sousa Tavares desta terça feira "Finalmente, há Justiça" é merecedor de leitura e divulgação.
1980 disse…
Nunca tinha comentado, mas tratando-se de tema tão delicado ao universo azul e branco não resisto: desde o episódio da saída que penso diferente da maioria que fui ouvindo a propósito deste tema. Além do óbvio sentimento de gratidão por uma das melhores épocas de sempre (emocionalmente a minha favorita), não censuro a saída do AVB, que perseguiu uma oportunidade única de treinar na melhor liga do mundo, um clube que lhe oferece condições para competir com todos em todas as competições e até no famoso mercado. Como quase todos nós, censuro o timing e as promessas anteriores que induziram numa crença errada, mas quem pode afirmar nunca ter tomado decisões erradas, precipitadas ou ter dito e desdito com a mesma facilidade, sobretudo quando o lado racional não está sozinho (como julgo ser o caso). Além disto, AVB é em tudo diferente de Mourinho, sobretudo na relação com o FCP. A verdade é que todas as declarações que proferiu após a saída são respeitosas, arrependidas e insistentes no sentimento de adepto. Acho que o prémio é obviamente justo e essencial para sarar alguma mágoa, mantendo como nosso um dos melhores treinadores da actualidade, um dos que melhor lê o futebol e avalia os jogadores. Discordo quando dizem que não terá o mesmo sucesso do Mourinho em Inglaterra. Quem segue o Chelsea vê a equipa a crescer, a ser renovada nas suas opções sem contratações galácticas e vê, sobretudo, aquele futebol bem jogado e dominador a aparecer. Espero que tenha sucesso e que dia volte ao Clube e nos traga mais conquistas, que serão ainda mais visiveis se ele próprio for já uma figura do futebol mundial.
prata disse…
Elucide-nos Fernando.