Goleada em pleno temporal
O mau tempo já tinha chegado ao Dragão na passada quarta-feira. Empatar com um Apoel fere o orgulho de qualquer portista. Mais que isso, a exibição descontrolada a que assistimos fazia voltar a nuvem da fraca ou falta de liderança no banco de suplentes. Vitor Pereira sentiu o toque e resolveu com uma revolução. Mudou tudo o que podia mudar e sobretudo os piores elementos do jogo da Champions. Não gosto de revoluções. Se há algo que está claro é que temos jogadores e que nem sempre temos equipa. Ora não se fazem equipas com mudanças drásticas na estrutura do onze. Isso deveria acontecer quando a equipa já está num patamar bastante elevado de evolução. Apesar de não me agradar a revolução, não poderei dizer que não me agradaram os resultados. De facto a equipa esteve melhor e apesar de alguns sustos conseguiu a vitória de uma forma segura e consistente. 'Pormaiores' que faltaram no último jogo.
Vamos então ao jogo. Longe de ser brilhante, até porque o temporal não ajudava, acabámos por golear o que é fundamental para reanimar a equipa. Individualmente, as novidades estiveram bem. Varela esteve muito dinamico, Walter está nos 3 primeiros golos, Defour marcou e é mesmo o Moutinho Belga, Belluschi é um primor com a bola nos pés e Mangala é uma agradável surpresa. Hulk continua a ser o mais influente e Fernando aproveitou as condições do terreno para elevar o nível do seu jogo e, para mim, foi o MVP. Moutinho em 20 minutos fez mais do que no último jogo.
Último destaque para os vinte e poucos mil portistas que enfrentaram o temporal. Poucos mas bons. A equipa fez questão de os premiar com aqueles dois últimos golos.
Comentários
Ainda estou longe de estar convencido, mas são resultados destes que moralizam, aumentam a confiança e permitem chegar ao nível que pretendemos...
Vamos aguardar pelos próximos capítulos...
Não jogamos nada, apanhamos um Nacional muito fraco e lá marcamos 5 golos, em que no 2º o Bigorna está fora de jogo.
Com este plantel, temos, seguramente, uns 16 titulares, portanto, não concordo que se fale em revolução ou castigo de titulares.
O Samurai e o Defour têm qualidade para serem titulares também.
O que é indesmentível é que continuamos sem fio de jogo, sem nervo, sem velocidade, sem atitude,...
Estou descrente...
MVP: Fernando.
Menção honrosa: Mangala.
Vamos lá ver se melhora já na próxima 6ªfeira.
Caro LC, quando falares dessa gentalha, refere sempre mouros cornudos e lagartos cabrões.
Mangala tem o nervo que falta a alguns dos nossos defesas e isso pode levá-lo à titularidade.
Quando o meio campo do Porto tiver os três anões de inicio vai-se começar a ver um jogo mais consistente e espetacular, tal como aconteceu com o Setubal, o melhor jogo do Porto.
5-0, será difícil encontrar defeitos.
Gostei que tivessem entrado Defour e belluschi em vez do Moutinho e Guarin.
Gostei que o Defour tenha marcado, gosto do gajo. Não abdico do Moutinho, mas enquanto este não estiver ao nível do ano passado, não pode ter estatuto de intocavel.
Gosto do Hulk. Há alturas em que parece que é ele e mais dez. Ainda ontem, houve alturas do jogo em que parece que ele cobria o campo todo. Até na defesa o vi.
Neste momento a equipa precisa de tranquilidade. Não podemos esperar que de repente as coisas se tornem espectaculares. Para já fico satisfeito com resultados (como o de ontem). As exibições poderão aparecer mais tarde que precisamos é de resultados.
Basta ver o exemplo do Domingos e dos lagartos. Não vai 2 meses que andavam nas ruas da amargura. Depois de 8 vitórias consecutivas já ninguém fala em crise no sporten. E não quer isto dizer que eles estejam a jogar bem, simplesmente há vitórias e isso apaga muita coisa.
Neste momento o FCP e o VP precisam dessa "tranquilidade"...
Acho Walter um excelente avançado de area, mas parece curto para jogar no 4-3-3 do Porto, ao invés de Kleber que com mais ou menos maturação dá mais dinamica à frente de ataque.
A diferença ontem esteve mesmo na dinamica do meio campo, a atacar, porque as transições defensivas ainda têm muito a melhorar - houve jogadas que o trio de meio campo foi facilmente ultrapassado deixando 3 ou 4 "nacionalistas" na cara da nossa defesa - bem aqui Mangala a fazer faltas intelegentes a parar o contra-ataque, como que a mostrar aos mais antigos como se deve fazer.
Mesmo sem convencer, antes um 5-0 que um 1-0 com lapsos de terceiros.
De qualquer modo vi ali coisas que me levam a pensar que os jogadores não estão com o treinador, e não foi apenas o desagrado de Belluschi quando saiu.
Concordo. E (infelizmente) já somos dois nessa descrença. E não serão cinco sem resposta que me farão mudar de opinião - pelo menos para já. Ainda há muito a fazer para que mude de opinião.
@ "Daniel"
Não recebo lições de moral e de portismo de ninguém, muito menos de ti - que nem te conheço.
«Nódoa» sim! foi o primeiro parágrafo do teu "comentário". Perfeitamente dispensável e escusado...
Abr@ços!
SdF