Para dissipar dúvidas
Óbvio que nem todas ficaram dissipadas. Apesar de tudo foram 3 resultados negativos seguidos. E isso notou-se bem nos primeiros minutos. Entrada em jogo a medo mas sem permitir grandes veleidades ao adversário. Fazia lebrar o jogo em Aveiro com o Feirense. No entanto, desta vez apareceu o golo de Walter e tudo mudou. A partir daí a equipa foi segura e chegou naturalmente a uma vantagem de 3 golos. É certo que depois se descansou um pouco, mas sem perder o controlo da situação. Assim fossem todas as deslocações. É de elogiar que uma exibição segura como esta venha no seguimento de 3 resultados negativos. Isso dá-lhe mais valor. Demonstra maturidade e confiança nas nossas capacidades. Poderíamos jogar como loucos em busca de golos deixando a nossa baliza à mercê. Mas isso é para quem tem algo a provar. Para já prefiro assim.
Havia quem tentasse fazer passar a ideia de que este jogo definiria o futuro de Vítor Pereira. Dava jeito, não dava? Ouvimos até o presidente das papoilas saltitantes a elogiar ironicamente o nosso treinador. Temos memória e sabemos quanto lhe custou ouvir o nosso Presidente a elogiar o JJ quando este estava em apuros no ano passado. Nota-se mesmo que tem uma obsessão por Pinto da Costa. Imita tudo o que pode. Qualquer dia arranja uma miúda brasileira... Óbvio que o futuro de Vítor Pereira estava em questão. Mas está em todos os jogos! É assim a exigência de representar este clube e o nosso mister sabe-o perfeitamente. E enfrentou este jogo com coragem. Escolheu Walter em quem parecia não confiar e escolheu Fucile que, depois dos últimos jogos, não era propriamente confiável... Fucile esteve bem e até participou no primeiro golo apontado por Walter na sua zona predilecta. Duas apostas ganhas e dois jogadores recuperados. Aliás tal como aconteceu com Fernando que passou pelo banco enquanto não jogou o suficiente. Têm havido erros a apontar, e nós aqui, não nos ensaiamos muito em fazê-lo. No jogo de ontem, o mister esteve ao nível que se deseja e assim deverá continuar tendo sempre a consciência que tem muito que provar este ano.
Quanto ao jogo, pouco falta acrescentar. Walter abriu o caminho e a partir daí, soltaram-se os artistas James e Hulk, bem apoiados por Guarín e Moutinho. Esta gente consegue produzir muito futebol e de grande qualidade. Pena que no início do jogo estivéssemos entregues às bolas longas lançadas pelos defesas. Quem tem Hulk e James não pode jogar assim. Temos de arranjar maneira e eles participarem no jogo sempre. Assim seremos muito difíceis de parar. Individualmente não gostei muito de Otamendi. Vários passes errados e várias nabices. Álvaro continua a parecer-me cansado e tem muita dificuldade a defender avançados mais rápidos.
Não terá muito tempo para recuperar porque há jogos das selecções... Serão 20 dias sem campeonato. Incompreensível...
Comentários
Após 3 partidas em que mais do que não vencer, jogamos mal, cometemos erros, ontem voltamos às exibições seguras, à Porto.
Fomos dominadores, tranquilos, entrámos na partida a saber o que queríamos.
O adversário era complicado, mas soubemos dominar e controlar o jogo.
Sem termos efectuado uma exibição deslumbrante, conseguimos dar um grito de revolta e conquistar 3 pontos importantes, após as vitórias de Benfica e Sporting.
Realce para as actuações de Guarin, James e Walter.
O jovem brasileiro sem ser aposta da equipa técnica ontem cumpriu e conseguiu marcar.
Gostei muito do seu discurso humilde no final do jogo. Walter é um homem de bom coração, mas que precisa do apoio do staff e companheiros para definitivamente se afirmar na equipa.
Agora vem uma paragem que vai permitir recuperar fisicamente e animicamente os atletas.
Depois da pausa, espera-se um Porto forte, que arranque para um ciclo de vitórias e com mais constância exibicional.
Mais uma vez os nossos adeptos foram incansáveis no apoio à equipa ... e ontem esta mereceu.
Abraço e boa semana
Paulo
pronunciadodragao.blogspot.com
Já falei aqui nisto antes, mas volto a dize-lo:
Irrita ver o Porto num café.
Embora este esteja carregado de portistas (eventualmente aparece de vez em quando um mouro), é curioso verificar tanta "chingaria" que se faz ao Hulk. Há "portistas" que estão sempre a ranhosar com o Hulk.
Depois ele faz um centro que é mais de meio golo para o Walter e eles calam-se. Mais à frente novo passe de morte para a desmarcação do James e o pessoal fica admirado com o grande golo do miudo. Já não falam é no génio que fez o passe.
Enfim...
À parte disto, a pergunta mantém-se: - porque é que o Walter não foi inscrito na Champions?
Pode não ser o "maior" PL mas fdx, vai marcando uns golitos. Inscrever apenas o Kleber como PL não cabe na cabeça de ninguém...
E não achei que se tivesse jogado mal e muito menos ao nível do pior de Villas-Boas. Vão ver os jogos de Dezembro e Janeiro da época passada e digam-me qualquer coisa. Lembro-me particularmente de uma recepção ao Setúbal e outra ao Rio Ave em que o nosso jogo meteu nojo, mas que acabámos por ganhamos.
Gostei dessa atitude, embora se notasse que estava a jogar um pouco a medo, tal como o resto da equipa antes do 1º golo entrar.
O Hulk esteve trapalhão em alguns lances, mas não deixou de ser influente e tal como James, esteve em 2 dos golos.
Não gostei das substituições, mas tiveram a atenuante de serem feitas já com o resultado feito.
Dos insultos e assobios aos próprios jogadores, acho mais piada aos "fãs" do Maicon, principalmente quando vejo o Otamendi a jogar... Ontem teve um lance engraçado em que faz um 180º sobre ele próprio e fica sem saber onde está a bola, ai se fosse o coitado do Maicon a fazer aquela figura num jogo em casa!
Maicon joga bem fora do onze titular. Mau por mau deixem o Otamendi, pelo menos é o único com raça e que impõe algum respeito (Messi que o diga...)
Dou o braço a torcer e admito que contra o Barcelona, Otamendi foi um dos melhores em campo. Aliás, foi até hoje o melhor jogo que lhe vi fazer no clube.
Desde que saiu o Bruno Alves ficamos sem um grande central. O Rolando é macio e sem raça (o crl não faz uma falta, não dá uma cotovelada, pede desculpa aos adversários...), o Otamendi é capaz do razoável e do pior, do Maicon recuso falar. Quanto ao Mangala, a rever...
Eu gosto do Rolando mas, de facto, falta um jogador de outras características ao lado.
Só vi c atenção a 2ª parte, mt tranquila... a Académica gosta de jogar olhos nos olhos c as ekipas grandes e dp sujeita-se a goleadas... q a pausa faça bem!
Muito tempo de paragem, de facto... entretanto teremos a Taça para nos entretermos com a estreia do Iturbe...