Ruptura


Finalmente uma exibição sólida em casa! Finalmente a ruptura com o passado recente do Dragão. Já merecíamos… Dominámos por completo o jogo e de tal forma que só podemos entrar confiantes na próxima vez que jogarmos no Dragão. E não convém esquecer que devolvemos com troco as derrotas da primeira parte da temporada naquele horrível mês de Outubro. Houve ali, sobretudo na primeira parte grandes desenhos ofensivos, altura em que se percebia o pânico dos defesas da Naval a quem pouco valeu o Autocarro que tentou ensaiar sem sucesso. Ainda assim, houve ali um ligeiro sofrimento porque continua a custar marcar golos em casa. Ontem foi por dois motivos. Um motivo careca e incompetente, e outro motivo que é a imensa nabice que tem tolhido a nossa linha avançada nestas alturas. Nada explica o falhanço de Rodrigez, Mariano e sobretudo o de Lucho. E logo ele tinha de falhar de baliza aberta. É que para mim foi o melhor em campo. Teve tudo. Passes longos e milimétricos nas costas da defesa, remates de longe perigosos e o golo da tranquilidade. Para mim o MVP. Gostaria de destacar também num segundo plano os nossos 3 avançados de ontem. Lisandro esteve endiabrado e só lhe faltou o golo. Rodriguez é inalcançável naquelas arrancadas pela esquerda. Por último, o ‘patinho feio’ Mariano esteve nos dois golos e isso diz tudo. Por último gostaria de destacar a estreia segura de Madrid e mais uma vez a exibição dos laterais que com as recentes exibições começam a descansar-nos mais um pouco.


Vamos ao careca. Ontem mais uma vez tivemos um artista no Dragão. Pela segunda semana consecutiva conseguimos evitar que o árbitro tivesse influência no resultado. Se na semana passada há um penalti por marcar e um golo mal anulado, nesta há um penalti com expulsão do guarda-redes, e um outro penalti com a agravante de ter dado um amarelo a Lisandro que, de uma forma bem conveniente, o tira do jogo de Guimarães. Isto por entre uma serie de erros e trapalhadas e um lance muito duvidoso em que Lisandro se isola e é derrubado. Aí estou muito longe e não pude ver se era mesmo falta e expulsão. A verdade é que espero que isto continue assim. Que não seja preciso uma arbitragem isenta para ganharmos, porque dali não podemos contar com nada. Que continuemos a ganhar apesar do árbitro…


Quem também entrou em ruptura com o seu novo amigo foi o Vitória de Guimarães. Não sei o que a direcção do clube pensa fazer mas parece que há ali uma rebelião no balneário vitoriano. Pelo menos os objectivos dos jogadores e do treinador não parecem ser os mesmos da Direcção que, como sabemos, tem uma clara preferência por jogos de secretaria… Como tão cedo não vou esquecer as manobras do Verão passado, gostaria muito de ir lá dar 5 outra vez… Mas isso é só daqui a 15 dias…


Equipa para a taça de Portugal onde recebemos o Estrela:


Ventura, Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Benitez; Madrid, Guarin, Lucho e Mariano; Lisandro e Farias.

Comentários

Lamas disse…
A passagem à fase seguinte da Champions foi decisiva para o reaparecimento da dupla Licha/Lucho... estiveram sublimes, mesmo com o escandaloso falhanço de Lucho... Dá gosto ver novamente o LUCHO... que classe no segundo golo...

Há que destacar também o novo reforço... aquele com o número 11... chamam-lhe Mariano... parecia outro...

E outra vez uma palavra para Sapunaru que eu tanto rasguei... está, surpreendentemente, melhor...

Quanto ao árbitro... o primeiro lance sobre Lisandro é uma ABERRAÇÃO não ser penalty... ele foi "passado a ferro" pelo redes... o que era preciso mais???

Madrid, tem classe... joga sempre ao primeiro toque... falta-lhe ritmo e agressividade...
Pispis disse…
Concordo basicamente c o q o Lamas refere: dupla Licha e Lisandro esteve em grande mas tb me pareceu q às vezes pecam na demasiada tendência q tem de jogar um para o outro...

Mariano esteve nos dois golos mas antes já podia ter feito o gosto ao pé por duas vezes (aliás, comecei a pensar q íamos para o 0-0 outra vez qd começámos a falhar alguns lances escandalosos).

Sapunaru pode revelar-se, parece-me bem integrado até na forma cm festeja os golos junto dos colegas, tem boas características e c mais confiança e sem ter o azar (ou burrice) de estar envolvido nos golos adversários podemos ter um bom lateral para o resto da época.

O primeiro penalti é escandaloso mas não considero assim tanto o segundo; escandaloso é o amarelo. O contacto existe, a mim n me parece suficiente para grande penalidade, mas dar amarelo?!?!? E antes o Rodríguez tb tinha caído na área e o gajo n mostrou nada...

Por fim, Madrid, acho q tem sentido posicional pk recuperou muitas segundas bolas mas está mt lento, o q n deve ser estranho a longa ausência de competição, daí n estranhar q tenha sido substituído...
prata disse…
Pah o gajo agarra e nota-se que não fosse isso o Lisandro passava. O Jogo ainda desencantou mais um penalti. Pelos vistos a falta do Cissokho acabou dentro da área...

E até acho que ontem Lucho jogou bem com os 3 da frente e não só com o Lisandro.
Consciente da importância da partida e da possibilidade que tinha, para alcançar uma liderança mais tranquila, o F.C.Porto entrou forte, dominador, a pressionar e criar vários lances de perigo, mas a ser muito perdulário. Na primeira-parte, o seu melhor período, a equipa azul e branca, que jogou muito bem, podia ter construído uma vantagem segura que fez por justificar, mas que não soube aproveitar, tal foi o desacerto na hora de finalizar.

O F.C.Porto, na segunda metade, continuou dominador, senhor do jogo, mas com pior qualidade futebolística e sem ter as oportunidades da primeira-parte. Com o segundo golo, aí sim, a vitória ficou segura e depois foi só deixar passar o tempo, rodar jogadores e poupar os mais desgastados;Lisandro e C.Rodríguez.

Ainda não foi ontem, que fizemos a grande exibição que o público do Dragão - que querem, somos muito exigentes e gostamos, porque a isso fomos habituados, de bons espectáculos - anseia, mas já foi melhor e também temos a noção, que atendendo às circunstâncias - jogo contra o A.Madrid - não podiamos pedir mais.
A oito jornadas do fim - 4 jogos em casa e 4 fora - temos 4 pontos de avanço sobre o Sporting - não deixa de ser curioso - e 5 sobre o Benfica. Estamos po isso, no bom caminho para atingirmos os objectivos de sermos Tetracampeões. A tarefa não vai ser fácil e os obstáculos vão ser muitos - eles vão continuar a tentar por outro lado. Mas estamos atentos, preparados e conscientes, do que nos espera para conseguirmos, mais uma vez, ganhar a Liga e dar sequência ao nosso trajecto, em que o Céu é o limite. Temos tudo para o conseguir: Dirigentes, equipa e adeptos.

A arbitragem do Collina português - até devia ter vergonha de se referir a um extraordinário árbitro - foi uma tristeza!

Um abraço
Anónimo disse…
O Porto joga muito, gosto muitodo Jesualdo e tal, mas acho um desrespeito inqualificavel ao k fez e muitas vezes faz ao Farias (que tanto o tem salvado). Aquecer desde os 10,15 minutos até aos 75, é gozar com o homem. Mas Jesualdo tem tanto de bom treinador, como de ingrato. Que o diga Adriano!!
riskolas disse…
Bela primeira parte com dois falhanços incríveis! Um do CR10 a abrir o jogo e outro do Lucho a fechar a primeira parte.

O Mariano esteve muito bem, o Lucho foi o MVP - teremos o melhor Lucho para o que resta da época?? - e ao Licha faltou-lhe o golo - estará com saudades da Marta Leite Castro? Anda muito zangado...

O Meireles e o CR10 estão no melhor momento da época.

O Só-ao-soco tem crescido que é uma coisa doida! Aquela arrancada aos 90' fez-me lembrar o Paulo "Mota" Ferreira que fazia cavalgadas fantásticas no flanco oposto.

O Sapunaru está irreconhecível... e ainda bem!!!!! :D

Os centrais estiveram tranquilos, sendo de destacar o excelente passe de Rolando para o Mariano no primeiro golo.

O Hélton continua a meter nojo... O Beto encaixou mais 4 e não é nem nunca será guarda redes para o Porto.

Por fim, Madrid! O homem está a meio gás e sem ritmo de jogo mas é de uma classe fabulosa! Não creio que a exibição do Lucho esteja dissociada da presença de Madrid. O Madrid faz-me lembrar o Paulo Sousa. Só o seu posicionamento "corta" inúmeros passes e aquela forma de jogar simples e ao primeiro toque impede que a equipa soluce e potencia o calibre dos jogadores rápidos que temos no ataque.

É um espectáculo termos Fernando e Madrid para aquela posição tão importante!

O Jesualdo tem de dar mais minutos ao Madrid já que pode vir a ser muito importante na Champions contra adversários mais poderosos.

Quanto aos penaltis, o primeiro é escandaloso e o 2º, apesar de ser uma rotação, não me parece que seja penalti. No entanto, o amarelo é de bradar aos céus! No que respeita o lance do Só-ao-soco, esta lei da UEFA é completamente estúpida mas que a falta termina dentro da área, lá isso termina...

Prata, esse lance sobre o Licha foi bem ajuizado.

Pis, a dupla Licha e Lisandro está quase ao nível da dupla "Chum" e "Binho"!
prata disse…
LOL. Nem tinha reparado nessa da dupla Licha-Lisandro. Se calhar o pis é um visionário já percebeu o porquê das dificuldades em renovar com ele. Deve querer receber por dois... (Eu acho uma vergonha Lisandro não estar entre os mais bem pagos do plantel...)
Pispis disse…
lololololol

Tive mt bem, "Licha e Lisandro"!!!

Qt ao Beto pode até nem ser gr de I Liga, mas ekipa q sofre no mm jogo um golo de pontapé de bicicleta e outro de calcanhar só mm numa sexta-feira 13 :-) e se o associas a estas últimas jornadas em q tem sofrido (naturalmente) mais golos, tb o deves associar qd teve 6 jogos seguidos sem sofrer numa ekipinha cm a do Leixões...
miguel87 disse…
Esta equipa com Madrid a jogar naquele sitio é completamente diferente! Gosto muito do Fernando e da evolução que tem vindo a ter, mas um jogador como o Argentino é outra coisa, a equipa ganha logo 10 a 20 metros além da bola chegar á frente ainda mais rápido do que o habitual. Tudo bem que teve 2 erros que podiam ter sido graves, mas é dar-lhe tempo e ritmo para termos um jogador daqueles que faz a diferença no jogo da equipa.