Criminologia


Muito se tem discutido neste fim-de-semana um suposto crime. Os senhores do costume reclamam na já habitual histeria insuportável: Roubo! Nós portistas não nos temos queixado. Isto apesar de já há 4 quatro jogos seguidos, sermos claramente prejudicados. Dou por mim a pensar que quando falámos de crime e quando o avaliamos, não conseguimos deixar de pensar na vítima. Parece-nos sempre muito mais grave um assalto a uma velhinha ou uma criança. Quanto mais frágil a vítima, mais grave parece o crime. E de facto é a única razão que encontro para todo o destaque dado à arbitragem de Lucílio Batista. O homem até foi explicar-se ao jornal da noite e só faltou o comentário posterior do Moita Flores.... Não me lembro de tal coisa, mas justifica-se plenamente. Então não é que o sacana marca um penalti logo aos tipos que foram atropelados pelos mauzões alemães? Coitadinhos dos vasquinhos… Eu até era para ignorar completamente esta taça que o meu clube escolheu ignorar, e até nem vi o jogo, mas não podia deixar de gozar com esta situação. Um pequeno conselho grátis à nação sportinguista: ver com atenção os últimos jogos do FCPorto. Se calhar aí vão perceber que quando não podem confiar nos homens do apito, têm de jogar de maneira a não estarem expostos às suas decisões. Pela segunda semana consecutiva, três penaltis por marcar no dragão. Poderemos até juntar à festa um golo mal anulado. Roubo? Não. Eles até ganharam 2-0… Os Portistas podem não ser tão histéricos mas não estão a dormir. Enquanto jogarmos assim, os lances de arbitragem em vez de provocarem barrigadas no árbitro, dão-nos barrigadas de riso…


Vamos ao jogo. Boa primeira parte onde podíamos ter criado uma vantagem considerável. Mas não. Mais uma vez falhamos os 10 golos do costume e voltamos a passar ao lado da goleada. Mesmo na segunda parte e apesar de termos chegado a jogar a passo, tivemos mais 4 ou 5 oportunidades. Não só podíamos ter goleado como também podíamos ter evitado aquele susto que uma nabice do Fernando nos proporcionou. Poderia até permitir que jogássemos a segunda mão com a equipa da Liga Intercalar. Assim, não sei se Jesualdo irá arriscar tanto… Individualmente, gostei de dois jogadores. Mariano está a jogar muito bem. Muito em jogo, tem jogado fácil, directo e com um a dose bem mais aceitável de trapalhadas. O outro foi o Meireles. Tem sido para mim o jogador com um rendimento mais constante ao longo da época e ontem mereceu bem o golo que marcou. Lucho e Lisandro jogaram benzinho, Sapunaru na primeira e Cissokho na segunda parte estiveram activos no ataque e Bruno Alves teve tempo para fazer dois grandes cortes. Fernando manchou uma exibição, já de si cinzenta, ao isolar um jogador do Estrela e Stepanov esteve muito trapalhão. Resultado: mais uma goleada que nos ficaram a dever…


Para terminar, gostaria de manifestar a apreensão que senti ao ler no jornal O Jogo que estavam encontrados os alvos prioritários para venda no próximo defeso. São eles Lisandro e Bruno Alves. Ainda por cima é um jornal que costuma estar bem informado nestes aspectos. Até já estamos habituados a vender duas estrelas por defeso, mas estes dois… Provavelmente os jogadores com mais garra no plantel vão de uma só vez? É que têm personalidades que fazem muita falta ao plantel e que estiveram intimamente ligados à recuperação efectuada depois do fatídico mês de Outubro. Ainda por cima custa-me a circunstância em que está Lisandro. Se Bruno Alves começa a ser difícil de manter, dada a escassez de centrais de grande categoria nalguns grandes clubes, dá ideia que não é por essa razão que Lisandro estará entre os activos a vender. Tal só poderá ser pelos problemas com a sua renovação. Pergunta: em que ponto está a renovação de Lisandro? Planeio até fazer essa pergunta aqui todas as semanas porque não me cabe na cabeça que não se trate este jogador como ele merece. E logo ele que tem um coração enorme dentro de campo e que é, dos estrangeiros que passaram pelo FCPorto ao longo dos anos, um dos que mais se aproxima do que eu considero ser um jogador à FCPorto. Tratem lá disso…

Comentários

miguel87 disse…
É verdade, a $AD é bem capaz de vende-lo já que assim evita outro caso igual a Paulo Assunção. Antes assim do que depois andarem a insultar o homem e a chama-lo de pesetero.
bLuE bOy disse…
O Estádio Municipal de Oeiras, está ali mesmo ao lado... já só falta mais um bocadinho pa regressarmos again, à capital da Vergonha... e ao Pulgedo Stadium de arquitectura Hitlariana.

Bem, vi ontem no estádio do Dragão:

1. 30 minutos de excelente nível e qualidade futebolistica, altura, em que poderiamos e deveriamos ter matado o jogo.

2. no melhor, Fernando, Raul Meireles, Mariano e CR10.

3. no pior, direi até que a desperdiçar mais uma oportunidade concedida, Stepanov, aqui e acolá, Sapunaru que foi comido vezes sem conta na 2ª metade e por fim, Lisandro que parece amorfo, alheado e até complicativo que (qué passa hombre?).

4. quase meia-casa nas bancadas, em horário domingueiro altamente vergonhoso, o que é de registar e saúdar.

5. o Calabote de serviço, míope como uma besta quadrada... e vão mais 2 grandes penalidades pró batalha... quantas se seguirão agora em Guimarães, é o que me apraz interrogar.

6. adversário a vender cara a derrota, com uns segundos 45 minutos, de boa qualidade e desenvolvura, o que para quem não recebe ao final do mês, é mais que meritório.

Bem, falta só mais um cadinho... tá quase!
Anónimo disse…
Eu até queria que o Sporting ganhasse, mas da forma que perdeu, até achei mta piada. Pensei até que os Vaskinhos fossem achar normal. Relembro que nas meias finais venceram a nossa 3ª equipa com dois penaltys escandalosos...nessa altura ninguém falou em roubo!!
Tony Silva disse…
Meireles está um senhor, não me canso de dizer!
Stepanov não vai lá! Vê-se na forma como aborda os lances que lhe falta qq coisa... ontem tem lá um corte para a bancada lateral, quando não tinha ninguém num raio de pelo menos 5 metros para o obrigar a aliviar daquela forma.
Não gostei muito do CR10 ontem...
Já o Mariano esteve muito bem. No estádio até fiquei admirado pq estava a ser todo canalizado para ele, pelo lado direito.

PS- Adorei a foto que ilustra o artigo :)
Não sei se foi intencional ou não mas é a caricatura perfeita da realidade. O leão mais parece um gatinho :)
Tony Silva disse…
Miguel, acho que só poderemos insultar o Lisandro se por acaso ele vier com o mesmo discurso badalhoco do Assunção!
Caso contrário só temos de ficar gratos e reconhecidos pelo que fez (faz) no Porto. Se tiver de seguir o caminho dele, só poderemos culpar a SAD por ter lidado tão mal com o caso dele.
prata disse…
Pah já tinha feito o texto quando procurei a imagem. pus no google burglar e saiu isto. Mesmo apropriado...

Bem lembrado Artur. Querem justiça na final também têm de falar do resto da competição e já agora no vergonhoso golo em triplo fora-de-jogo que marcaram ao Rio Ave... Já devia estar habituado a esta histeria, mas não consigo. Não há paciência para piegas...
miguel87 disse…
Pelo que se sabe, o discurso do empresário do Lisandro tem sido que ele merecia ganhar mais. De resto acho que o jogador já mostrou que até está satisfeito no clube.
Tal como o Assunção, o que despletou a situação do Lisandro, foi a entrada de um jogador novo que veio ganhar bastante mais do que ele, com a agravante no caso do Assunção desse jogador ter sido o Bolatti, que nem ao banco ia.
Ou seja, mais coisa menos coisa, é a mesma situação do Assunção, com a diferença que este último estava em fim de contrato.
Lamas disse…
O Meireles está diferente desde que tirou com a foto com o Pis em Madrid... está um senhor jogador... o passe para o Mariano que antecede a jogada que ele finaliza é fantástico...

Fernando errou imensos passes para além do que mais se notou que ia dando o golo ao Varela...

Podíamos e devíamos ter marcado mais... mas penso que fizemos um bom jogo com um bom resultado...

Destaque ainda negativamente o Lucho que, por duas vezes, esteve para rematar/passar e, pelo tempo demorado de execução, perdeu a bola... ainda teve outro lance na cara de Nélson onde faltou-lhe a habitual simplicidade de finalização...

Quanto ao outro jogo do fim de semana, diverti-me imenso... um jornalista a sério pegava nas palavras do Luisão após o jogo do Dragão ("não ganhamos, porque não nos deixaram..." ou algo similar) e questionava-o: "Luisão, desta vez o árbitro não só deixou como contribui, de forma decisiva na vossa vitória?"... Lucílio é muito mau, demasiado cacete nos primeiros minutos de jogo... mas já sabemos como ele é, quem não se lembra da entrada assassina de Petit nos primeiros instantes da Taça de Portugal que perdemos para o Benfica no último ano de Mourinho...

Depois, é como te dizes... ganhamos e tal e a arbitragem vergonhosa passa para segundo plano...

Mais uma nota para concordar com o Blue Boy e as horas impróprias do jogo... um fim de semana praticamente sem jogos e o FCP jogo domingo às 20h45... há pessoal que já não mora no Porto e que à segunda trabalha... já que não dá para ser às 15h, no mínimo às 18h...
Lamas disse…
Quanto ao Licha, à muito que ele devia ganhar mais... levou-nos ao colo no ano passado... estava numa forma impressionante... este ano tal não acontece, mas a garra do jogador à FCP está (sempre) lá, mesmo as coisas não lhe saindo bem...
prata disse…
Imprecisão detectada: Assunção não saiu em fim de contrato. Indemenizou o FCPorto pelos salários que faltavam até ao fim do seu contrato quando ainda faltavem pelo menos 2 anos e saiu à má fila porque a idade lhe permitia. Aliás aposto que esta lei foi posta pelo empresário várias vezes em cima da mesa como arma negocial na renegociação do contrato e isso, de facto, não é admissível. Tal não acontece com Lisandro e a questão é muito simples. É dos melhores jogadores do plantel, está cá há anos e sempre demonstrou a máxima dedicação ao clube. Como o premeiam? Pagando-lhe metade do que o que pagam aos outros jogadores de topo incluindo um recém-chegado. É simplesmente inadmissível. A dispensa de 3 jogadores emprestados que não estão nos planos do treinador libertariam as verbas para pagar o que Lisandro merece. Não me venham com histórias. Mas uma coisa é certa, não é uma situação assim tão parecida com a do Assunção por causa dessa lei mercenária que Assunção utilizou em seu favor.
miguel87 disse…
Sim, ok, cometi a imprecisão de escrever fim de contrato quando o que queria dizer é que o contrato tinha essa cláusula. De qualquer maneira, vai dar ao mesmo.
Se algum de nós tivesse uma clausula dessas no nosso emprego e tivesse uma oportunidade de ir para outro sitio ganhar mais nao iria utiliza-la?? tás certinho...
prata disse…
Não sei. Dinheiro não é tudo e é exactamente esse o meu ponto. Se bem que no futebol não seja bem assim... Estaremos sempre a tentar adivinhar o que se passou sem dados nenhuns. Pode até ser que tenhas razão e que tenha sido o clube a portar-se mal. Não me parece normal mas que seja. Uma coisa é certa, as posições extremaram-se e espero que isso não aconteça no caso de Lisandro.
riskolas disse…
IMPRECISÕES DETECTADAS:
Prata, o Paulo Assunção tinha contrato por mais uma época (2008/09).
Miguel87, não era uma cláusula. É uma lei: Lei Webster, que permite que jogadores a partir de uma determinada idade e a uma determinada distância do fim do contrato possam rescindi-lo unilateralmente, pagando os vencimentos que iria auferir até ao fim do contrato em vigor.
Outra questão, Miguel87, o dinheiro não justifica tudo. Não condeno ninguém que queira mudar-se para outro clube, para onde irá auferir mais dinheiro. Condeno é os jogadores que dizem que NUNCA se servirão dessa lei ou de outra qualquer e, no fim, acabam por se servir dessas leis. É o velho problema do Direito e das leis. São feitas para protegerem os fracos e oprimidos mas acaba por ser arma de chico-espertos.
De qualquer modo, só quero jogadores que queiram estar!

Quanto ao jogo de ontem, vi-o na televisão. Palhaçada de organização! Não tem jeito nenhum.

E vi um Porto igual ao dos últimos jogos. 20 oportunidades de baliza aberta nos primeiros 10 minutos e 0 golos marcados.

Vi um Paulo Baptista anular um golo limpo, de bola parada. Não sei se o "gatuno"-assistente era o mesmo do SLB-Braga, mas espero que o Babalu me explique como se pode ter a certeza de um fora-de-jogo, que não existe, e assinalá-lo e como se pode não assinalar fora-de-jogo a um golo obtido CLARAMENTE em fora-de-jogo! LOL

Gostei do Mariano e gosto do Stepanov. Acho que vai fazer boa dupla com o Rolando. Chamem-me crente...

Quanto à Taça do Guadiana, versão "Inverno", ri-me como um perdido! Vi o jogo com 2 sportinguistas doentes (ligaram-me ontem a cobrar o penalti sobre o Licha!!! LOL), daqueles que dizem que o penalti do Tommy sobre o Moutinho é clarissimo, e, portanto, ver o Lucílio marcar aquele penalti deu-me vontade de rir!

Gostei das atitudes do Pedro Silva. Afinal, não é só no Hulk que ele gosta de bater.

DETESTEI as declarações do Lucílio Baptista, ontem na SIC.
Ele diz que pelo movimento do braço e pela trajectória da bola, teve a certeza que era penalti. Como teve certeza (!?!?!?!) perguntou ao árbitro assistente se era penalti. Ele diz que este disse "Não vi". Os gatinhos dizem que ele disse "Não foi". Eu digo que ele disse "Não vi, porque não há penalti para ver!!!!".
Ponto da situação: Lucilio TEM A CERTEZA que é penalti; NA CERTEZA, pergunta ao assistente que diz que não viu. PARA CONFIRMAR A CERTEZA fala com o outro árbitro assistente que está no meio campo das lamparinas que lhe confirma o penalti! FANTÁSTICO!

Quanto ao Licha, acho que era boa ideia, o Basculação criar uma petição para incluir uma cláusula "RAULIANA" no contrato do Licha que diga algo como isto: "Vencimento: O seu vencimento será IGUAL ao colega mais bem pago!" e foi o que eu fiz! LOL

Amanhã darei novidades relativamente a isto.
prata disse…
Terá a minha assinatura! É possível assinar várias vezes?
Tony Silva disse…
A questão não é "should I stay or should I go" :)
Se tem que ir que vá, eu próprio iria! Mas nunca depois de estar fora do dragão falaria do clube nos termos em que o Assunção fala.
E não creio que o Lisandro o vá algum dia fazer. Pelo menos assim espero.
O respeitinho é muito bonito e nunca se sabe com as voltas que a vida dá, se não vão precisar de um dia bater à porta do Dragão. Qt mais não fosse por isso, o Assunção devia falar noutros modos.
Lamas disse…
Eu estou com o Tony Silva... a mim pouco me importa se ele foi por causa do dinheiro... o que eu não tolero é as declarações que ele teve antes, durante e depois do jogo com FCP...
Vocês acham que os dirigentes do F.C.Porto são masoquistas e embirraram com o Lisandro que até é um jogador à Porto? Sabiam por acaso, que no início da época de 2007/2008 o F.C.Porto, sem a isso ser obrigado, renovou por mais um ano, com substancial melhoria de condições, com o Lisandro? Será que agora, todos os anos, o salário do nº 9 portista, tinha de ser revisto?

Também é completamente falso que o Paulo Assunção ganhasse metade do Bolatti. Ganhavam o mesmo e o Paulo para renovar - já aliciado pela lei dos mercenários. Quem é o grande jogador que utiliza essa lei, para sair de um clube? - exigiu o dobro.

Um abraço
Anónimo disse…
Gostaria imenso de te ajudar Riskas mas não vi o jogo do porto...
riskolas disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
riskolas disse…
Já está!

Assinem a petição em http://www.peticao.com.pt/lisandro-lopez
Preto disse…
Se o que aconteceu tivesse sido em prejuízo das lamparinas o país estava nesta altura em guerra civil...
Se o que aconteceu tivesse sido em prejuízo dos tripeirinhos ninguém dizia nada porque quem tem telhados de vidro...
Não fossem abertos mais uns quantos apitos, viagens Cosmos, frutas e afins...

Batam no SCP, o que não nos mata só nos faz mais fortes!
riskolas disse…
Preto, grande amigo, sê bem vindo!!!

Sempre me fizeste rir das tuas apreciações futebolisticas!!!

Continuas a ser uma vitima!

O que vale é que, por aqui, já toda a gente ouviu falar no meu grande amigo Preto que defende que o lance do Tommy sobre o Moutinho foi um penalti clarissimo!!!

A partir daí, ninguém te dá muito crédito!

Mas volta e contribui para o lado cómico do blog!

LOL

Grande abraço, soulmate!!!
Anónimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=STcuiK3cQ2o

:) eh eh
Taqui disse…
Isto tudo não passa de desviar a atenção de não conseguirem levar o caneco para Alvalade.
Tive um treinador que dizia que os jogadores não podem criar a dúvida ao árbitro e foi o que aconteceu.É claro que não é penalti, mas não é escandaloso!Escandaloso é a explicação do Lucilio.
No entanto, deixo aqui um exercício de memória a todos vós e principalmente ao Lamas que é bom nas datas:
Lembram-se de um Sporting 0 Porto 1 apitado por este senhor há uns anos atrás em Alvalade? Lembram-se que ficaram 4 penaltis por assinalar a nosso favor?
Por isso não tenho pena nenhuma dos lagartos!

Abraço