Que curioso... espanhóis!

Depois de mais uma paragem na Liga, até já toda a gente se esqueceu que o Guimarães foi ganhar à Luz na última jornada, é altura para tentar perceber mais uma curiosidade do futebol: os vitorianos são espanhóis porquê?

A rivalidade é entre Braga e Vitória, mas o termo ‘espanhol’ já é do domínio público quando nos referimos aos adeptos do Guimarães. E para tal, duas explicações, escolham vocês a melhor:

1. Os vimaranenses portam-se mal (que surpresa!?!?!) e vêem o seu estádio interditado; a Federação, na altura, marca o jogo para Braga, gerando uma certa revolta nos indefectíveis de Guimarães, que exteriorizaram o seu descontentamento com uma tarja: “Para nos tratarem assim, mais vale irmos para Espanha”. Parece que a moda pegou e tornaram-se os espanhóis.

2. A outra, esta mais histórica, leva-nos para o tempo de D. Afonso Henriques e sua mãezinha – D. Teresa – por sinal, filha bastarda do Rei D. Afonso VI de Castela e Leão; o cúmulo chega em 1128 quando o nosso primeiro Rei luta contra a própria mãe e o seu aliado (um conde galego), evitando a anexação da região portucalense ao reino da Galícia; contudo, o passado da D. Teresa não passa despercebido aos arcebispos que logo tratam de chamar ‘espanhóis’ aos de Guimarães por serem descendentes de filhos bastardos da mãe de D. Afonso Henriques com castelhanos.

A história que se segue, foi partilhada por alguns basculantes (pelo menos por um, foi). Creio que estávamos em Setembro de 2000 em plena Semana de Recepção ao Caloiro; armados em Doutores, requisitamos alguns caloiros para os integrarmos no espírito da faculdade, claro que alguns do 2º ano aproveitaram-se e colaram-se ao nosso grupo para poderem libertar as frustrações de que tinham sido vítimas no ano anterior. Entre eles, Filipe ‘Vitória’, ainda não sabíamos nada dele na altura mas só foram precisos 5 minutos. Até ali, super-simpático a meter-se com as caloiras e a fazer os possíveis para se integrar no nosso grupo, até que começamos a perguntar as cores clubísticas de cada um. Caldo entornado. Um caloiro era do... Boavista. Filipe ‘Vitória’ (atenção, conhecia-nos há 5 minutos) muda literalmente de cor para um tom arroxeado, e berra na cara do caloiro “Tu és de quem pá, tu és de quem? Sabes o que nós dizemos em Guimarães, sabes? Boavista é merda, merda, merda...”. Alguém teve que afastá-lo enquanto os insultos saíam a uma velocidade feroz. Filipe ‘Vitória’ é também a única recordação boa que tenho do Guimarães porque foi ele que me mandou a sms com a minha última nota do curso (como podem ver, começou ali uma boa amizade mesmo com gajos do Vitória)!


Chega de espanhóis, segue uma história curiosa sobre Roberto Fabián Ayala (agora no Zaragoza) contada pelo pai:

“Já tinha 34 anos e Fabián apenas 15. Jogávamos juntos no centro da defesa do Club San José, uma equipa que participava numa competição menor. Eu era também o treinador, mas neste jogo decidi ficar no banco. De repente, numa jogada, o nº 9 deles faz uma entrada violentíssima sobre o Fabián que o tira da partida e o leva, inclusivamente, para o hospital. Entrei dentro do campo e fui ter com o árbitro que já tinha o vermelho na mão para o mostrar ao nº 9. Disse-lhe ‘que vais fazer? Nãooo, são coisas que acontecem, não foi nada...’. Não sei quantas mais coisas lhe disse, não queria que o expulsassem e consegui que ele continuasse em campo. Mas não por muito tempo. Fiz uma substituição: entrei eu. Um bocado mais tarde, quando o Fabián já estava quase a sair do hospital... o nº 9 deles estava a entrar.”

Comentários

prata disse…
Engraçadas estas tricas entre Guimarães e Braga. Dá até a ideia que durante muito tempo só havia verdadeiramente adeptos do Braga nos jogos contra o rival Vitória. No resto do tempo eram apenas mais um bando de benfiquistas. Parece que isso mudou ou está a mudar perante os constantes bons resultados da equipa. Já o Guimarães será talvez a equipa a quem mais gosto de ganhar a seguir aos da segunda circular. Por norma não gosto de arruaceiros e ainda não conheci uma adepto do Vitória minimamente civilizado. A história aqui contada diz tudo. E ainda me lembro dos problemas que alguns adeptos do FCPorto tiveram a seguir a uma final da Supertaça que lá ganhámos ao Leiria. E os gajos nem jogavam... E também convém não esquecer os problemas que tiveram os portistas em abrir uma delegação lá. Isto se já abriram. Sinceramente não sei. Pelos vistos nas primeiras tentativas de abrir houve uns incidentes com coktails molotov...


Espanhóis, Indios ou Trogloditas, pouco interessa, o importante repetir o resultado do ano passado...
Lamas disse…
Morar em Braga, dá para perceber o ódio que os bracarenses de gema têm a esse senhores... um deles até ganhou, por incrível que pareça, muito dinheiro à custa dos vitoriano... a táctica dele foi, muito simples... apostar forte na bwin nas vitórias do Vitória, pois caso eles não perdessem, pelo menos ganhava dinheiro... e todos sabem o percurso do Guimarães na época anterior... não ficou rico, mas quase...

A história que o Prata conta (da Supertaça), eu e o Pis vimos ao vivo... e ainda bem, que na altura, estávamos em forma... porque correr foi uma boa forma de fugir daquilo que víamos ao longe... Eles são incrivelmente fanáticos...

As justificações que o Pis dá para eles serem espanhóis são ambas lógicas e engraçadas, mas prefiro a primeira porque mete futebol... :)

Tirando o fanatismo, tenho de dar a mão a palmatória... um clube ter adeptos assim é fantástico... em Guimarães és unicamente do Vitória... lembro-me de um jogo nas Antas com o Estádio a abarrotar (86-87)... o Vitória tinha uma equipa fantástica e estava incrivelmente a lutar pelo título... sendo Paulinho Cascavel a sua referência... Nessa altura, ainda ia com o meu pai para a superior norte e não pude ficar com o meu pai no sítio habitual porque eles (os espanhóis) tinham invadido a nossa cidade... jogos ao domingo à tarde de outros tempos... ficou 2-2, e fomos nós que empatamos com um golo de Casagrande (internacional brasileiro que tinha estado no México 86) e que na altura se estreava pelo FCP...

A história que relembras do Filipe (Vitória, para nós) foi bom de recordar, porque eu estava lá ao teu lado... o gajo quando começa a falar com o boavisteiro, outro Filipe por sinal, estava, simplesmente, a espumar-se todo... "o Boavista é merda, é merda, é merda..."... Fantástico...
Lamas disse…
Ah... a pérola que contas do Ayala também é fantástica... caso para dizer... tal pai, tal filho... MUITO BOM MESMO!!!

Esqueci-me ainda de dizer que, não sei se escolheste ao acaso (certamente não), mas a foto que colocas do Quaresma tem no fundoa tarja do vitória e a bandeira de Portugal ao lado... muito bem escolhida :)
Pispis disse…
Eu tentei escolher a foto mais adequada, só o Quaresma é que estraga um bocado a coisa, se fosse o Lucho ou o Bruno Alves já não era mau de todo :-)

E nessa Supertaça (q o Helton enterra... ou então o Costinha faz falta sobre ele :-)), tivemos colegas da FEP cm o Pipas q foram mm roubados, tiraram-lhes relógios e adereços do Porto...

E tenho quase a certeza q ninguém vai conseguir abrir uma filial em Guimarães, principalmente dp do q fizeram à Casa do Porto...

N foi o Pimenta Machado q disse um dia a um árbitro: "Ou te portas melhor na 2ª parte ou então abro a jaula aos animais"? :-) tá tudo dito :-)
Anónimo disse…
31-03-2009 LABAREDAS

Gatos esfolados

Chove? A culpa é do F.C. Porto; Está sol? Aponte-se o dedo aos Dragões; A sua equipa perde? Influência azul e branca; A sua equipa vence? Jorge Nuno Pinto da Costa distraiu-se. Bendita criatividade! Acordam e deitam-se a pensar no melhor clube português. É certo que o Tricampeão lhes inflama os cotovelos e o par de extremidades ao nível da testa, ainda assim não deixa de ser caricato. Dizem mal, mas também ganham a vida a escrever sobre o F.C. Porto.

O Labaredas assume um pedido humilde: De futuro, digam em que parte é para achar piada. Tipo: «Rir à terceira palavra da quarta linha do segundo parágrafo». É mais fácil, poupam tempo a quem lê e sempre conseguem manter o estatuto de «humoristas». Ou de «uma espécie» de humoristas. Daqueles que se fixam apenas no «istas» e esquecem o «humor». No «istas» de anti-portistas.

É evidente que as páginas de A Bola e Record vão continuar a ser ocupadas por estas anedotas. E até faz sentido. Significa que o F.C. Porto continua a ganhar e a doença não lhes passou. O Labaredas encolhe os ombros aos figurões que fazem. E não se importa de contribuir para que continuem fedorentos, portanto esta é de borla: Escrevam sobre a «labareda» de hoje nos próximos artigos. É um orgulho ajudar a pagar o personal trainer das vossas esposas.
prata disse…
é de mim ou eles exageraram neste labaredas? Pagar personal trainer? Par de extremidades ao nível da testa? Fogo...
Lamas disse…
Eu achei simplesmente FANTÁSTICO! :)
Taqui disse…
Pena tenho de nao poder ir lá sábado! Com o espirito de verdadeiro ultra, nem que fosse para correr ou para andar à porrada!!
Lembram-se de uma eliminatoria da taça com o Vitoria em Felgueiras (acho) qd o estádio deles estava em obras para o euro 2004? Ganha-mos 2-1! Foi a única x que me senti ameaçado, eu e uns colegas fomos salvos por outros gajos do Guimarães aos chutos e a dizerem: sois a vergonha do nosso clube, os rapazes não vos fizeram mal nenhum!
Viemos pelo caminho caladinhos, parecia que tinha-mos perdido! Desde aí que tenho um sentimento de vingança para com esses gajos!

Temos que os humilhar,Força Porto!
Lamas disse…
Nesse jogo estava na FEP... juntamente com o Pis e o Prata a tentar estudar para algo porque tínhamos exame no dia a seguir... lembro-me de ouvir o relato na Associação e de vibrarmos com mais uma vitória... Bons Tempos...
prata disse…
Tens uma memória miúdo... Quem não tem uma história azeda com claques do Guimarães? Estes espanhóis...
moutinho disse…
eu vou a guimaraes! quem vai? os senhores de braga vao?
Lamas disse…
porque não... compras os bilhetes?
xandreazevedo disse…
Cambada de animais ,uns gajos que batem nos jogadores de VOLEIBOL..repito voleibol!!! em Guimarães e para a segunda mão vinham armados de bastões etc etc para o jogo da segunda mão com o leixões ...acho que mostra bem o carácter destes adeptos mais concretamente da claque.E nem vamos falar da dificuldade do FCP para abrir uma casa lá..
Vamos dar 3 secos com xistras sem xistras ..estes gajos não jogam nada!!!!
Anónimo disse…
A que está mais correcta é a primeira.
"Reza a história que num jogo de capital importância diante do Boavista em que o Vitória foi roubado até mais não, os adeptos Vitorianos indignados com o sucedido, incendiaram o carro do árbitro. Na semana seguinte, na final da Taça de Portugal, encontraram-se novamente, no estádio das Antas, os velhos rivais Vitória de Guimarães e Boavista e o árbitro desse encontro foi o mesmo que uma semana antes tinha entregue a ida à UEFA ao Boavista e tinha visto o seu carro ser queimado...Posto isto já devem saber quem ganhou essa Taça, certo? Pois no fim desse jogo agastado com o que estavam a fazer, roubaram a Taça de Portugal ao Vitória e ainda o acesso à Taça Uefa, o presidente do Vitória falou aos orgãos de comunicação social dizendo que para o Vitória ser tratado assim mais valia jogar na vizinha Espanha."
daqui: http://vgsempre.blogspot.com/2006/12/braguistas-do-mais-um-tiro-nos-ps.html

O pessoal de guimaraes porta-se mal porque não tem estaçoes de serviço para destruir. Já estao todas tomadas.

Acho que vou abrir um serviço de destruição de loiça, como têm os japoneses. É uma ideia.

Até sabado no estadio com a historia de Portugal desenhada nas cadeiras. Não ha cá coca-colas nem meos e sapos.
Só estandartes do grande Afonso, o grande Afonso e as muralhas da cidade.

Nota: sugiro que deixem as basculações e joguem em parábole em termos defensivos, passando para elipse quando atacarem
xandreazevedo disse…
Um simples clube que nunca ganhou nada armado em grande??? eh eh eh
Ó artista o FCP decidiu não vos ajudar com os jogadores,neste caso as esmolas que vos ia emprestar e ....BURACO!!!!!
Quero ver essa força toda com o FCP....quietinhos , mansinhos!!!!
Anónimo disse…
ó xandreeazevedo, e um balázio nesses cornos? NÃO?

pra dar contigo nao deve ser dificil, talvez pra gaia nas merdas dos voleiboles...

vimaranes1128, orgulhosamente SÓS
xandreazevedo disse…
Ó Artista orgulhosamente em Gaia e bem identificado..
A época de Empréstimos tá quase a começar ...
Anónimo disse…
Thanks very nice blog!

Checκ out my blog ... v2 Cigs
Anónimo disse…
whoah thiѕ blog is fantаstic і reаlly like ѕtudying your аrticles.

Keep up the grеat work! You know, many peoρle аre hunting round for thiѕ info,
you can help thеm greatly.

my homepage - tux.ugr.es
Anónimo disse…
Hello Deаr, aгe уou aсtually viѕiting thiѕ wеbsite on a regular basіs, if so after that you
ωill absolutely obtain pleаsаnt κnow-hοw.


my page - http://www.clubedojipeiro.com.br/jipepedia/index.php?title=Make_Significant_Savings_And_V2_Ecig
Anónimo disse…
At this timе it ѕеems likе Wordpreѕs is the top blоgging ρlatform
avаilable right now. (fгom what I've read) Is that what you're using on your blog?


Here іs my web site Related Site
Anónimo disse…
Concеρt, ωoulԁ be great to havе а situation
that cаn suit the wholе e-сig, together whole serеnity, сaгt аnd аlsο bаttery, let me know when that ocсuгѕ, so i
cаn give іt a try tο seе if іt functionѕ pluѕ, i can find it much bettеr
without ѕheԁding the wholе thing.

having a cаsе will bе соol, safе, big enough to loсatе
it right after uѕe. sегenity οut for the time bеing.



my blοg Green smoke Discount
Anónimo disse…
Admiring the time anԁ energy you put into
youг blog and dеtailed information yοu presеnt.
Іt's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the sаme οutdаted rehasheԁ infοrmatіоn.
Eхcеllent read! I've saved your site and I'm adding your RSS feеds tο my Goοgle account.


Alѕo visit my web blog :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Anónimo disse…
Greetіngs! I know thiѕ іs kinԁa off topiс howevеr I'd figured I'd
asκ. Would you be interesteԁ іn trаding linκs or maybe guest writing a blog
аrticle οr vice-vеrѕа? My blog coveгs a lοt of
the sаme topіcѕ аs уοurs
and I think ωe could greatlу bеnеfit frοm еach othег.
If you are intereѕted feel fгee tο shoοt me an e-mail.
I look forwаrd to hearing from you! Superb blοg by the way!


My ωеb site :: http://megaarticle.in/article.php?id=91476
Anónimo disse…
I do trust all of the ideas you have intгoԁuсed for yοuг pоst.
They are veгy convіncing and will certainly woгk.
Still, the posts aгe νery brief for starters. Мay just
you please lengthen them a little from nеxt time?
Thаnk you for the post.

Ϻy site; prweb.com
Anónimo disse…
I’m not thаt muсh of a online reaԁeг tο be hоnest but уour
ѕites really nісe, keep іt uр!
I'll go ahead and bookmark your site to come back later. Many thanks

my blog www.sfgate.Com