Jovem promessa... do jornalismo!


Não são só as equipas de futebol que andam à procura de jovens referências para mais tarde se tornarem mais-valias. No jornalismo, esse meio tantas vezes (e bem) criticado, também aparece um oásis de quando em vez no deserto de informação verdadeira e não manipulada pelos 'grandes' do futebol. Hélder Conduto é uma das revelações da pré-época na TV, o outro (da foto) prepara-se para explodir nesta temporada na escrita. Arnaldo Martins de seu nome dispensa qualquer outro comentário após leitura da mais recente crónica ao Rio Ave-Varzim (por sinal muito ventoso) da II Liga no JN:
"Por vezes chega de mansinho que nem o conseguimos escutar. Noutros momentos, a sua força aumenta, obrigando a tirar as roupas do estendal o mais rápido possível. Brincalhão, aparece de vez em quando em jogos de futebol para atrapalhar o rumo do jogo e desviar o curso da bola precisamente no momento em que esta se dirigia para a baliza. É um fenómeno da natureza e baptizaram-no de vento (...) "

(ver mais em Crónica Rio Ave-Varzim)

Comentários

prata disse…
Há muito que não me deparava com tal peça de literatura...
Nunca vi um comentário a um jogo de futebol com tantos recursos estilisticos.
É claramente um jornalista que trata a metáfora por tu!
Muito promissor...
Lamas disse…
Fdx... Oh Malafaia... Trata-se de um comentário ao jogo de futebol... Ou andas a escrever um novo Lusíadas sem ninguém saber...

P.S. Não havia outra foto para pôr?
Anónimo disse…
Melhor só as crónica dos jogos do Xões no Matosinhos Hoje...
Pispis disse…
Reparem que o jornalista está com ele (o gravador) na mão! Nada é escolhido ao acaso :-)
Anónimo disse…
PisPis, foste algo infeliz ao colocar neste artigo - bem a propósito pois já ouvi comentários bastante positivos sobre o Arnaldo - o nome desse grande mouro/palhaço do H.Conduta Esgoto.

Fica sabendo que nos tempos da Sportv, chegou a "espumar" com os golos marcados pelos clubes na 2ªcircular.

Assim, e se realmente queres enalter o Arnaldo não o compares a nenhum jornalista do "poder instalado". Quanto muito fala no pivot, Juca Magalhães ou no Amaro dos relatos.
Pispis disse…
Crl António, mas ele sabe que o Júlio César e o Dida tomam o pequeno-almoço juntos!!!

"Mas que priiiiiggggooo..."
Lamas disse…
Sem dúvida... contra factos não há argumentos...

Este Hélder Conduto é muito forte...
Anónimo disse…
O Hélder Conduto não é revelação, apenas é uma confirmação! Além de saber que o Dida e o Júlio César se conhecem desde pequeninos pois frequentaram as camadas jovens do Flamengo, também revelou que o Júlio César tratava carinhosamente o seu amigo por Scooby Doo...isto sim arruma para o lado!!!
Quanto ao grande Arnaldo, ainda não tive a oportunidade de ler a sua crónica do jogo no JN mas pelo que já notei trata-se de uma poesia desportiva que agracia qualquer ouvido! Força Van Bommel!
Lamas disse…
Só para esclarecer... A foto que eu me referia não era a do Arnaldo, mas sim aquela que está colocada na reportagem do Rio Ave - Varzim... Em que um conhecido nosso dos Cio Soon está em grande plano...

Um jogador de uma ex-equipa da Fep League que foi completamente humilhado por um então ex-júnior do Gondomar que fazia a sua estreia com a pesada camisola dos Cio Soon...

Depois dessa exibição, tal miúdo foi chamado à equipa principal (sénior) do Gondomar... fazendo parte do plantel actual...
Pispis disse…
É verdade sim senhor, o Daniel-San teve estreia auspiciosa ao serviço dos Cio Soon tirando do sério o jogador varzinista da foto (da reportagem)!

Nesse jogo estavamos desfalcados dos internacionais Gui e Icas, na altura a prestarem provas no Zaragoza! :-)

Perdíamos 3-1 mas até deu para o Riskas se sentar no meio-campo a descansar num canto a nosso favor :-)
riskolas disse…
ganhamos não ganhamos?!?!?!
que querem... era um ritmo muito forte... lol...
eu não descansei... eu simplesmente caí sozinho...
Anónimo disse…
Crl, mano, já sabes q n gosto destas merdas. É como qd te passo a bola em frente à baliza e tu só tens de encostar :) Estás recordado contra a Equipetrol há dois anos? :)

N me deixo iludir com os elogios. É preciso força mental para saber lidar com o êxito. Desde os meus tempos no Leça Balio q sp lidei bem com a pressão:) Só espero q qd escrever a crónica do Leixões-FC Porto, para a Taça, a reacção seja a mesma:)

Acabaram de me dar uma ideia: qd Varzim e Gondomar se defrontaram juntar o Nuno e o Dani? Era em grande!

P.S: Lamas, a minha foto está com grande estilo! À I Liga!

P.S.1: Van Bommel no Bayern! Pra qd um artigo sobre este fantástico jogador?

P.S.2: Icas, eu faço de maquinista:)
Lamas disse…
A tua foto está, sem dúvida... com muita classe...

Quanto à reportagem do Nuno e do Daniel parece-me muito forte, e não te esqueças de perguntar ao Nuno o que ele sentiu em ser humilhado por um puto... Mas esse Nuno também é bom moço...

Quanto ao Van Bommel... Fiquei a detestar o homem depois do Mundial... graças ao jogo com Portugal... mas espero que volte aparecer nos jogos da Champions... nomeadamente contra o Sporting