Crise?


Obviamente que sim! Perdemos 6 pontos em 5 jornadas para dois dos nossos adversários directos. Não há como negar. Ambos estão mais perto depois de eles próprios terem recuperado das suas mini-crises. Há duas semanas dizia aqui que duas vitórias em Guimarães nos deixariam muito bem posicionados para o Bi. Dois empates mais tarde, a perspectiva mudou. Não estaremos tão bem posicionados como estávamos há um mês, mas estamos melhores que qualquer adversário. Importa saber como vamos reagir. 

E para reagir temos de perceber que há duas grandes causas para esta quebra de rendimento. A primeira é o calendário/cansaço. Poderão dizer que grande parte dos nossos adversários também tiveram este problema, mas o nosso tem sido especialmente complicado. Jogámos fora de casa 4 vezes nas últimas 5 jornadas e, desses 4 jogos fora, 3 foram em casa do 4º, 5º e 6º classificados. Justamente onde perdemos pontos. Em todos estes jogos poderíamos/merecíamos ter trazido outro resultado. E aqui entrámos na principal causa para esta mini-crise: a finalização. Temos tido muitos problemas em marcar golos. Uma pequena parte tem a ver com alguma falta de qualidade dos nossos avançados mas, grande parte do problema tem a ver com factores psicológicos. Temos de ter a serenidade suficiente para dar o melhor seguimento ao nosso vasto caudal ofensivo e essa serenidade tem de vir do banco também. Em suma,  será que isto é causa para pânico? Não! Motivo para preocupação? Obviamente!

Vamos ao jogo. Depois do que aconteceu em Guimarães, esperava-se uma entrada mais forte. A revolta perante a injustiça do resultado anterior seria um bom combustível, mas cedo se viu que não iríamos ter a reação que se viu, por exemplo, em Chaves. Tal não significa que não tenhamos estado no controlo ou que não se tenha visto um caudal ofensivo razoável. Mais uma vez chegámos regularmente a zonas de finalização com tudo para marcar. E fomos fazendo até ao momento em que Conceição mexe na equipa. Já o vimos fazer alterações com grande sucesso mas, desta vez, estragou mais do que o que ajudou. O Moreirense estava apostado em sair rápido para o ataque e fê-lo sempre com perigo. Ao tirar o médio com maior qualidade na posse de bola, Conceição entrou no jogo do adversário, partindo-o. Oliver saiu, Corona foi para lateral e Brahimi saiu pouco depois. Até se justificava, se Oliver estivesse pior que os restantes médios, mas não. As oportunidades do Moreirense apareceram com mais frequência até ao golo. O nosso forcing final salvou o ponto e até poderia ter dado mais, mas não apagou a má imagem que se deu a partir dos 60 minutos em que perdemos o controlo do jogo.

Uma palavra para o Moreirense. Gostei. Já sabemos que viveram muito da nossa intranquilidade, mas fizeram-no de uma forma leal. Não vi perdas de tempo, nem anti-jogo. Queriam ganhar e quase o conseguiram. Se for para perder pontos que seja com equipas que efectivamente tentam jogar.

Individualmente, dou o MVP a Oliver, quer pelo que fez em campo, quer pela falta que fez quando saiu. Gostei também de Militão, quer a lateral, quer a central. Não concordo com esta corrente que defende que Militão faz falta no meio e que é apenas razoável a lateral. Acho que não estão a valorizar bem as exibições de Pepe e acho que não se estão a recordar bem do passador que era a nossa lateral direita com Maxi. As restantes exibições foram regulares. Acho que Brahimi está muito cansado e isso nota-se no seu rendimento na decisão final. Herrera caiu bastante com a saída de Oliver. Voltou aquelas exibições commuito disparates e foi até irónico ter sido ele a salvar o ponto, dado que ele foi um dos maiores causadores da nossa intranquilidade. Gostei da entrada de André Pereira e continuo a não ver nada de especial no Fernando Andrade. Mas era ele que estava lá naquele lance que nos ia dar a vitória.

Uma pequena chamada de atenção para a arbitragem. É incompreensível que não tenha marcado aquele penálti/falta que depois se viu que era fora. É um erro claro e deixa a sensação que não marca porque achava que era penálti. Especulação pura... Mas, de resto, esteve bem e não percebo o histerismo com o Perdigão. Mais uma daquelas batalhas de Conceição que não percebo. Tanto se goza com o ridículo do auto 'jubilado' António Rôla e depois queremos alguém parecido no Porto Canal? Juízo!

Roma não vem em boa altura. A equipa está a passar um momento menos bom e a Roma tem estado a recuperar. Há um mês diríamos o contrário... Ainda assim, é a Champions e  qualquer bom resultado poderá relançar a equipa.


Comentários

Artur disse…
Prata há muito tempo que não me vinha à ideia chamar nomes a um jogador nosso. Neste jogo sairam-me insultos para o Oliver (boca de Pato foi o que me veio à cabeça). De longe o pior jogador em campo com passes horríveis e incríveis perdas de bola (7 no total). Não ponho em causa o valor dele porque sei o que vale mas conseguir dizer que foi o MVP é quase uma escolha à la Sport TV.
prata disse…
Não foram 7 perdas de bola. Foram 6. :)

Quanto ao resto, não vou rebater. Estamos demasiado longe para sermos convencidos um pelo outro... Talvez seja daminha TV
Artur disse…
Talvez ele amanhã volte ao normal e já estejamos do mesmo lado.