Regulamentos, Taça da Liga e Afins...

Um dos nossos habituais leitores (aka Levezinho) escreveu o seguinte que, de tanta coisa que praí se diz, também temos o direito de opinar... assim sendo, aqui fica a sua opinião no nosso blogue:


"Ora vamos lá tentar decifrar a desclassificação do Fc Porto da Taça da Liga.

Quem ouve ou lê os meios de comunicação social... até parece que não há qualquer dúvida que houve infracção. Dei-me então ao trabalho de ir ler os regulamentos... e conclui 2 coisas: 
Primeira - Os regulamentos estão um bocadinho para o mal feitos (mas isso obviamente não serve de desculpa e teríamos que os cumprir). 
Segunda - A situação está longe de ser clara... já que como disse.. os regulamentos estarem mal feitos... dão obviamente hipóteses a várias interpretações. 

Vamos lá então à minha interpretação...

O artigo que tanto se fala: Artigo 13º - Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo...  Este artigo encontra-se num anexo do regulamento de competições da Liga cujo título é: REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE EQUIPAS “B” NA II LIGA POR CLUBES DA I LIGA. Ou seja uma a mais óbvia e fácil interpretação disto.. é que se tratam de regras que pretendem regular as competições da II e I Liga... 

No que aos regulamentos da taça da Liga diz respeito... o único artigo que fala na utilização de jogadores é o seguinte: Artigo 10º - Participação dos jogadores na competição Poderão participar na competição da Taça da Liga os jogadores que nessa época desportiva se encontrem inscritos e licenciados na Liga, de acordo com o estipulado no artigo 48.º e seguintes do Regulamento das Competições. Ou seja podem participar nesta competição todos os jogadores que se encontrem inscritos e licenciados... ora todos os jogadores do Fc Porto que defrontaram o Setúbal encontram-se inscritos e licenciados. 

Mas vamos até supôr... que o famoso artigo 13 então não pretende apenas regular a participação dos jogadores nos campeonatos da I e II Liga... e engloba também competições como a Taça da Liga. Se lermos atentamente o artigo.. ele é tão absurdo que levado à letra... faz com que até o Benfica tenha que ser desclassificado. Ora de acordo com este artigo qualquer jogador só pode ser utilizado pela equipa principal (ou equipa B), 72h após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas (A ou B). Estoril - Benfica (6 Janeiro às 20:15) Ora temos aqui um jogo da equipa principal do Benfica disputado no dia 6... em que jogaram jogadores como:Jardel, Aimar, Olá Jonh, Sálvio e Lima Benfica - Académica (9 Janeiro 19:45) Aqui temos dia 9 (menos de 72 horas depois) os mesmos 6 jogadores utilizados. Ora levando à letra o artigo 13... qualquer jogador só pode ser utilizado pela equipa principal 72h depois de ter representado qualquer uma das equipas (estes jogadores representaram uma das equipas) e menos de 72h depois.. foram utilizados pela equipa principal... por isso estão também em incumprimento."

Comentários

Anónimo disse…
É tão deprimente ver Mário Figueiredo em dupla com Ricardo Costa em mais uma cruzada contra o F C Porto...é igualzinho ao caso do Túnel...nós colocam-nos a jeito e a comandita aproveita logo
Unknown disse…
Visitem o nosso blogue!
" A Culpa é do Hassan", um sítio para todos os clubes e para todos os gostos. Um grupo de estudantes discute bola.

aculpaedohassan.blogspot.com

Se gostarem adicionem-nos à vossa blogroll!
levezinho disse…
Parece que afinal o que dissemos não é de todo disparatado. :)

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=803233

Finalmente!!!!

Demorou mas alguém viu o mesmo que eu... e a defesa para já do SLbenfica que diz que quem tomou esta decisão, parece desconhecer a letra e o espírito do regulamento de competições... não me convence.

Admito que estejam certos quanto ao espírito do regulamento... mas no que à letra diz respeito.. e tal como tinha dito no post anterior.. os 5 jogadores foram mesmo irregularmente utilizados.
Lamas disse…
estás muito à frente Lev... :)
levezinho disse…
e pronto... parece que venceu a tese que me parecia mais óbvia:

"Ou seja a mais óbvia e fácil interpretação disto.. é que se tratam de regras que pretendem regular as competições da II e I Liga..."
Lamas disse…
Básico... portanto... :)